Saul atormentado por demônio
Por: Diego N.
27 de Dezembro de 2022

Saul atormentado por demônio

Demônio - Possessão

Teologia Vida e espiritualidade Doutrinas da Igreja Religião


Um espírito maligno da parte de Deus atormentava Saul?

Doutorado Diego Do Nascimento Diniz

1 Samuel 16:14,15


E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;


Vemos em toda a extensão da bíblia sagrada vários casos de pessoas estando ou possuídas por espíritos malignos ou sendo importunadas por eles. Vemos os endemoniados de Gadara por exemplo, aqueles demônios que se auto intitularam como legião, atormentavam a pessoa possuída e o usava para tirar a paz da cidade.


O Apóstolo Paulo foi espancado várias vezes por uma pessoa possuída por um demônio. Além de ter em suas viagens missionárias casos de pessoas que estavam tentando atrapalhar a pregação do evangelho como vemos em At 13.4 ao 12, com Elimas o mágico, também em At 16.16 ao 18 com uma jovem pinotisa, entre outros acontecimentos que mostram a ação de Satanás e seus demônios.


Quando olhamos o ocorrido com Adão e Eva no jardim do Éden, vemos que Satanás estava ali proferindo palavras distorcidas para enganar Eva. Na historia de Jó, servo temente a Deus íntegro e que se desviava do mal, também foi uma vítima dos ardis do inimigo de Deus e de seu povo. O demônio é tão ardiloso que conseguiu enganar Saul o iludindo o fazendo acreditar que o espírito que veio falar com ele, era de fato Samuel.


Temos um quadro descrito em 1Rs 22.6 ao 28, que espíritos enganadores estavam falando pela boca dos profetas de Acabe, mas que estes eram enviados da parte de Deus.


1 Samuel 18:10


E aconteceu no outro dia, que o mau espírito da parte de Deus se apoderou de Saul, e profetizava no meio da casa; e Davi tocava a harpa com a sua mão, como nos outros dias; Saul, porém, tinha na mão uma lança.

1 Samuel 19:9


Porém o espírito mau da parte do Senhor se tornou sobre Saul, estando ele assentado em sua casa, e tendo na mão a sua lança; e tocava Davi com a mão, a harpa.


1 Samuel 16:14,15


E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;


Estes textos que acabamos de ler, neles podemos entender que aqui se manifesta uma vez mais a Soberania de Deus. Satanás não pode fazer nada se Deus não permitir. O inimigo conseguiu atormentar Jó por que Deus permitiu, não era o seu querer, mas foi sua permissão.


O Apóstolo Paulo sendo espancado por algumas vezes, não era o querer de Deus, mas foi sob sua permissão. Da mesma forma não era o querer de Deus que Saul fosse atormentado, mas foi a sua permissão. Nem Satanás ou seus demônios podem fazer alguma coisa se o nosso Deus não o permitir. Satanás e seus demônios são apenas cães em coleiras seguradas por Deus.
Saul tinha as qualificações físicas e externas para ser Rei sobre Israel, mas não as espirituais que são necessárias para entender a vontade de Deus, ser obediente e temente a ele continuamente.


A falta de submissão Teocrática por parte de Saul na pessoa de Samuel, que era o porta voz de Deus para o Rei naqueles dias, o fez decair de sua posição como Rei de Israel. A sua desobediência causou a sua queda e rejeição ao trono sob as 12 tribos do povo de Deus. Vemos Saul desobedecendo por duas vezes antes que o espírito viesse o atormentar. A primeira vez se deu quando o Rei se precipitou e ofereceu sacrifícios a Deus mesmo não tendo autorização nem mesmo sendo um Sacerdote de Deus, essa atitude demonstra medo e impaciência, por parte de Saul.


Seu reino seria confirmado para sempre se ele tivesse obedecido a Deus, mas não o fez, aqui vemos a desobediência teocrática de Saul, no momento em que ele desobedece ao profeta Samuel, esta desrespeitando a Deus, pois as palavras de Samuel eram as palavras do próprio Deus.


A segunda vez que vemos a desobediência do Rei Saul, é quando Deus por intermédio de Samuel, dá ordens a Saul para ele e seu exército matar todos os amalequitas, pois esse povo não ajudou os israelitas quando saíram do Egito.
Quando Saul invadiu as terras dos amalequitas, deu ele ouvidos ao povo e não matou o rei dos amalequitas, e nem destruiu por completo o que eles possuíam, antes deixou alguns despojos da guerra, com o intuito de oferecer a Deus alguns dos melhores animais que haviam visto. Também Saul juntamente com o povo que estava com ele, perdoou ao Rei e não o matou como havia ordenado o Senhor. 


Depois desses fatos Deus o rejeitou como Rei sobre Israel, na verdade, desde o seu primeiro ato de desobediência, Deus já havia rejeitado Saul, o seu exterior estava pronto para a posição de Rei, mas seu interior não estava pronto. Tinha a qualificação humana, mas não a preparação espiritual da obediência incondicional.


Para entendermos melhor esse acontecimento, devemos entender a diferença entre a vontade de Deus e a sua permissão. Não era da vontade de Deus que Saul ficasse possuído por um demônio, mas foi a sua permissão. Então aqui podemos entender que, é a Soberania de Deus atuando em toda a extensão bíblica. Satanás e seus demônios não podem fazer absolutamente nada sem que Deus permita.


 (textos completos: 1Sm 13.1 ao 14 e 15.1 ao 35)


Bibliografia


Bíblia de Estudos Plenitude
GEISLER, Norman. Manual de dificuldades bíblicas: respostas para mais de 780 passagens polêmicas/ Norman Geisler, Thomas Howe; traduzido por Milton Azevedo Andrade. – São Paulo: Mundo cristão, 2015. Título original: When Critics Ask: A Popular Handbook on Bible Difficulties.

 

R$ 60 / h
Diego N.
Betim / MG
Diego N.
4,5 (2 avaliações)
Tarefas resolvidas 2 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Doutrinas da Igreja Ensino Religioso Aconselhamento Bíblico na Teologia
Graduação: Teologia (Faculdade Entre Rios do Piauí)
Sou professor de teologia há mais de oito anos. vamos aprender vários assuntos e disciplinas essenciais nessa área. estude conosco. Se aventure.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil