Cinco dicas poderosas para a redação do ENEM - 4
Eduardo Freires
em 28 de Agosto de 2018

Vamos conhecer a dica 04 para a produção de uma redação de qualidade. Acompanhe em nosso BLOG a série de dicas que farão de você um campeão na arte de escrever textos! 

Neste artigo analisaremos a competência 04 e os critérios de desempenho utilizados pelo INEP; afinal, conhecer e aplicar tal competência e seus critérios de correção é essencial para saber se o texto atenderá ou não as exigências da banca examinadora. Então, vamos lá!

Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

A construção de uma boa e aceitável argumentação depende da coesão textual! Mas o que é isso? Em uma banda musical, por exemplo, os instrumentistas devem promover uma perfeita combinação entre as notas musicais, a fim de alcançar a necessária harmonia, caso contrário, o resultado será desastroso, certo? Na preparação de um bolo é importante equilibrar a junção dos ingredientes com o objetivo de formar a massa coesa que irá ao forno, certo? O mesmo acontece na construção argumentativa textual, que exige frases e parágrafos harmoniosos e equilibrados entre si para a garantia da sequenciação coerente e interdependente das ideias. Esse encadeamento deve ser caracterizado pelo uso de conjunções, preposições, pronomes, advérbios, locuções adverbiais e por determinadas palavras capazes de promover a articulação dessas ideias. Quer um exemplo prático? Então vamos lá!

no Texto de baixa qualidade - sem coesão textual:

Os medicamentos estão sendo vendidos a preços abusivos. Os preços dos medicamentos estão mais altos do que nas farmácias diferentes das tabelas de preços. Os donos das farmácias abusam porque os medicamentos foram tirados das farmácias. Todos ficam prejudicados com a briga.”

Afinal, onde os preços dos medicamentos estão mais altos? Os donos das farmácias abusam de quê? Os medicamentos foram tirados das farmácias por quem? Quem são “todos” que ficam prejudicados com a briga? Qual é a briga? Veja que o texto, além de confuso, gera dúvidas ao leitor, possibilitando inúmeras e equivocadas interpretações.

yes Texto de boa qualidade - com coesão textual:

Os medicamentos estão sendo vendidos a preços abusivos, muito além daqueles indicados nas tabelas disponíveis ao consumidor. Por causa desses absurdos praticados pelos donos de farmácias, os remédios foram recolhidos pela ANVISA.  Por outro lado, a grande prejudicada nessa guerra é a população, a qual fica à mercê da briga sem fim entre empresários e o governo.”

Deu para perceber a clara diferença entre um texto sem e outro com coesão? No primeiro, as ideias estão confusas por falta de articulação entre elas, por mau uso dos poucos elementos de coesão e por repetições desnecessárias de palavras. Já no segundo esse problema é totalmente resolvido. Agora, os três períodos oracionais apresentam ideias sequenciais e interligadas por meio de conjunções, locuções, preposições e advérbios, sem contar que as palavras repetidas foram eliminadas ou substituídas por outras (os elementos de coesão estão sublinhados). Temos, portanto, a “demonstração do adequado uso dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.

Assim, na produção da sua redação, seja no ENEM ou em qualquer outra circunstância, você deve utilizar variados recursos da nossa língua que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso, de acordo com as exigências da competência 04. Essas relações devem ser estabelecidas entre orações, entre períodos oracionais no mesmo parágrafo e entre os parágrafos, ok?

A seguir, algumas recomendações importantes para seu texto ficar coeso:

a) substitua termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização.

Exemplo: Os medicamentos estão sendo vendidos a preços abusivos, muito (advérbio intensificador de ideia) além daqueles (pronome demonstrativo que substitui “preços”) indicados nas tabelas disponíveis ao consumidor. Por causa desses absurdos [...] (o pronome demonstrativo “desses” aponta para “absurdos”, que substitui a ideia de medicamentos vendidos a preços acima dos indicados nas tabelas)[...] a grande prejudicada nessa guerra é a população, a qual (pronome relativo que se refere à população e substitui tal palavra) fica à mercê da briga[...].

b) substitua termos ou expressões por sinônimos, antônimos, expressões resumitivas ou expressões metafóricas.

Exemplo: [...] os remédios (sinônimo de medicamentos – substitui palavra anterior) foram recolhidos pela ANVISA.

c) substitua substantivos, verbos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que resumam e retornem o que foi dito.

Exemplo: [...] Por causa desses absurdos praticados pelos donos de farmácias, os remédios foram recolhidos pela ANVISA.  Por outro lado, a grande prejudicada nessa guerra é a população, a qual fica à mercê da briga sem fim entre empresários e o governo (termos que se referem, respectivamente, a “donos de farmácia” e “ANVISA”).

d) ligue orações e períodos por meio de elementos de coesão, tais como, pronomes, conjunções e locuções conjuntivas, advérbios e locuções adverbias, outras palavras ou expressões.

Exemplo: Os medicamentos estão sendo vendidos a preços abusivos, muito além (expressão adverbial que expressa intensificação de ideia) daqueles indicados nas tabelas disponíveis ao consumidor. Por causa (locução conjuntiva adverbial que expressa causa) desses absurdos praticados pelos donos de farmácias, os remédios foram recolhidos pela ANVISA.  Por outro lado (expressão que indica outra perspectiva), a grande prejudicada nessa guerra é a população, a qual fica à mercê da briga sem fim entre empresários e o governo.

Até o próximo artigo!

Prorf. Eduardo Freires

Nova Iguaçu / RJ
Especialização: Português: ensino de leitura e produção de textos (UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Olá! Sou professor há 21anos e, ao longo desses anos, tive a oportunidade de contribuir à formação de milhares de adolescentes, jovens e adultos. Sou graduado em Letras pela UNESA-RJ, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela PUC-MG e pós-graduado em Ensino de Leitura e Produção de Textos pela UFRRJ. Já ministrei e ministro aulas para todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio das redes particular e pública de ensino do Rio de Janeiro, além de ter sido por 5 anos docente dos cursos d ...
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