La liga é o campeonato mais difícil do mundo!
em 30 de Dezembro de 2020
Uma frase dita pelo Dr. Prof. Alcides Scaglia fez muito sentido desde a primeira vez que ouvi:
"NINGUÉM APRENDE A TOCAR PIANO CORRENDO EM VOLTA DO PIANO"
Faz muito sentido para mim.
Como meu aluno pode aprender a jogar futebol ou futsal, correndo em círculos no quadro ou no campo?
Como meu aluno pode entender o jogo se ele troca passes numa distância estipulada? Como se no jogo sempre fosse passar naquela distância e sem adversário à sua frente!
Como meu aluno vai criar o espaço para o seu chute no gol, se ele treina driblando cones estáticos que só lhe "roubaram a bola" se ele errar?
Creio que fica claro que a melhor maneira de se jogar melhor, é jogando!
Alguns aspectos no seu treino irão tornar o seu aluno mais interessado com certeza, são algumas delas:
DESAFIO ADEQUADO
NOVIDADE
TENTATIVA E EXPLORAÇÃO
DIVERSÃO INSTANTÂNEA
DEMANADA DE ATENÇÃO
O treino precisa ser um apronto para o jogo, ou seja, precisa se aproximar ao máximo da realidade do jogo. Há uma frase de Carlos Queiróz, treinador do Irã na última Copa do Mundo que gosto muito:
"A SIMPLIFICAÇÃO DA COMPLEXA ESTRUTURA DO JOGO PASSA PELA CRIAÇÃO DE NÍVEIS QUE EMBORA MAIS SIMPLES, NÃO DEVEM FUGIR DA ESSÊNCIA DA MODALIDADE”.
É perfeito!
O cérebro do garoto precisa assimilar uma informação e perceber no jogo, a utilização dela e tomar suas decisões. No jogo existem diversos tipos de pressões, a de complexidade, a de precisão, a de manejo de bola, a de variabilidade, a de tempo e tudo isso precisa ser exercitado ou o aluno chegará ao jogo sem uma memória de treino para utilizar a seu favor, pois tudo que se treinou não tem relevância para o jogo.
Chamamos isso de PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE, que nada mais que treinar de forma específica o esporte que se pratica.
Por exemplo, um bobinho onde 6 alunos tem que trocar passes dando apenas 2 toques na bola por posse, evitando que outros 4 alunos toquem na mesma utilizando uma meia quadra inteira é muito mais próximo da realidade do jogo do que passes em duplas frontais numa única distância e sem obstáculos para impedir esse passe.
Quem toma as decisões ao final, será sempre quem joga, mas nós professores podemos realizar o que o treinador JOSÉ MOURINHO chama no seu livro PORQUÊ TANTAS VITÓRIAS de "Descoberta guiada" que significa a grosso modo, mostramos de forma mais simples como o atleta chega ao objetivo final, mas por meio das suas decisões!