La liga é o campeonato mais difícil do mundo!
em 30 de Dezembro de 2020
O campeonato inglês temporada 2018/2019 chegou ao fim nesse fim de semana. O campeão poderia ter sido o Liverpool e seria merecido. Mas quem venceu foi o Manchester City, 1 ponto a mais, 98 a 97. Ambos são times que jogam para frente, daí minha opinião de que ambos mereciam. O Liverpool perdeu um único jogo, pro City, 2 x 1
Quem disse que pontos corridos não tem final?
Só não acontece no final do campeonato geralmente!
Ambos jogam, não esperam o adversário jogar! Ao seu estilo, a sua maneira, o City na escola Cruyff: Se eu tenho a bola, o adversário não tem, logo só eu posso fazer o gol! O Liverpool já num jogo mais direto, sempre com muita intensidade!
Muricy Ramalho ex-treinador e hoje comentarista da Sportv já disse mais de uma vez que ser campeão como o Guardiola, podendo contratar quem quiser, sempre tendo os melhores jogadores, é fácil! Será?
A primeira dúvida é:
Ele pode contratar quem quiser? Ele tem o Messi? Neymar? Cristiano Ronaldo? Hazard? MBappé? Duvido que não os queira!
A segunda é:
Tendo vários talentos a mão, é fácil vencer?
Vamos lá.
Na Inglaterra em especial, o City costuma brigar pelo título contra o rico Manchester United, o também rico Chelsea (3º colocado nessa temporada no inglês e finalista da UEFA EUROPA League), os não tão ricos Arsenal (5º colocado nessa temporada no inglês e finalista da UEFA EUROPA League), Liverpool (Vice-campeão nessa temporada no inglês e finalista da Champions League) e Tottenham (4º colocado nessa temporada no inglês e finalista da Champions League).
Não me parece tão fácil ser campeão tendo os melhores a mão!
Guardiola é campeão nacional pela oitava vez em 10 anos de carreira como treinador! Em 3 países diferentes!
A diferença não está no dinheiro (que ajuda, óbvio), pois como disse Cruyff: “Nunca vi uma mala de dinheiro fazer um gol!” Mas sim na concepção de jogo, em minha opinião!
Guardiola joga num 1 x 4 x 3 x 3 ou num 1 x 4 x1 x 4x 1, dependendo da necessidade do jogo. Joga apenas com um volante de marcação, mas esse precisa saber tocar a bola e geralmente é quem inicia o ataque da sua equipe. Busquets (Barcelona), Vidal, algumas vezes Thiago Alcantara (Bayern) e Fernandinho no Manchester City.
Na temporada 2018/2019 perdeu Fernandinho por lesão e também seu lateral esquerdo Mendy.
Improvisou o meia Zinchenko na lateral esquerda e o segundo volante, quase meia Gundogan na vaga de Fernandinho. E ele é quem iniciava praticamente todas as ações de ataque do seu time ontem contra o Brighton, ou seja, a qualidade da construção do seu jogo passa pelos pés de um jogador com muito boa qualidade de passe e visão de jogo!
Isso é concepção de jogo e não comprar quem quer!
Veja o Palmeiras do Felipão! Também “compra quem quer” e quando veremos um time com Bruno Henrique como primeiro volante, Dudu e Scarpa abertos em cada lado do campo com Zé Rafael e Ricardo Goulart armando por dentro com Deyverson a frente do ataque? Nem contra o CSA!
Não é atoa que em diversas temporadas aqui no Brasil, o último colocado vence o primeiro! Só no Brasil!
O Sr. Muricy repete que é fácil ser Guardiola!
Talvez pelo fato de tê-lo enfrentado em 2011 e ter perdido de 4 x 0 um jogo que moralmente foi 8 x 0, tamanha a superioridade do time de Guardiola!
Muricy teve 5 meses para se preparar entre o título da Libertadores e a final do Mundial! No fim, não marcou, não atacou, não teve a bola (o que seria quase impossível, já que o Barça havia vencido na final da Champions meses antes um forte Manchester United com 70% de posse de bola) e não veio uma única vez à imprensa dizer: Parem com esse papo de que o Santos jogará de igual para igual com o Barcelona, o Guardiola pode comprar quem ele quiser, eu não!
Talvez fosse uma boa saída!
E também não me pareceu ter dito à sua equipe que enfrentaria 7 campeões mundias com a seleção espanhola no ano anterior mais o melhor do mundo Lionel Messi e o melhor lateral direito do mundo na época, Daniel Alves! Enfim!
Concepção de jogo!
Guardiola, Cruyff, “El Loco” Bielsa e Sampaoli, só pra citar alguns treinadores que bebem da mesma fonte independente do que tem a mão!
Felipão, Carille, Abel Braga, Simeone, Mourinho bebem de outra, simples assim!