Por que o Palmeiras não joga como o City?
Por: Evandro S.
13 de Maio de 2019

Por que o Palmeiras não joga como o City?

Por que o rico brasileiro não joga como o rico inglês?

Futebol Amador Ensino Médio Futsal Avançado Técnicas Campeonato

O campeonato inglês temporada 2018/2019 chegou ao fim nesse fim de semana. O campeão poderia ter sido o Liverpool e seria merecido. Mas quem venceu foi o Manchester City, 1 ponto a mais, 98 a 97. Ambos são times que jogam para frente, daí minha opinião de que ambos mereciam. O Liverpool perdeu um único jogo, pro City, 2 x 1

Quem disse que pontos corridos não tem final?

Só não acontece no final do campeonato geralmente!

Ambos jogam, não esperam o adversário jogar!  Ao seu estilo, a sua maneira, o City na escola Cruyff: Se eu tenho a bola, o adversário não tem, logo só eu posso fazer o gol! O Liverpool já num jogo mais direto, sempre com muita intensidade!

Muricy Ramalho ex-treinador e hoje comentarista da Sportv já disse mais de uma vez que ser campeão como o Guardiola, podendo contratar quem quiser, sempre tendo os melhores jogadores, é fácil! Será?

A primeira dúvida é:

Ele pode contratar quem quiser? Ele tem o Messi? Neymar? Cristiano Ronaldo? Hazard? MBappé? Duvido que não os queira!

A segunda é:

Tendo vários talentos a mão, é fácil vencer?

Vamos lá.

Na Inglaterra em especial, o City costuma brigar pelo título contra o rico Manchester United, o também rico Chelsea (3º colocado nessa temporada no inglês e finalista da UEFA EUROPA League), os não tão ricos Arsenal (5º colocado nessa temporada no inglês e finalista da UEFA EUROPA League), Liverpool (Vice-campeão nessa temporada no inglês e finalista da Champions League) e Tottenham (4º colocado nessa temporada no inglês e finalista da Champions League).

Não me parece tão fácil ser campeão tendo os melhores a mão!

Guardiola é campeão nacional pela oitava vez em 10 anos de carreira como treinador! Em 3 países diferentes!

A diferença não está no dinheiro (que ajuda, óbvio), pois como disse Cruyff: “Nunca vi uma mala de dinheiro fazer um gol!” Mas sim na concepção de jogo, em minha opinião!

Guardiola joga num 1 x 4 x 3 x 3 ou num 1 x 4 x1 x 4x 1, dependendo da necessidade do jogo. Joga apenas com um volante de marcação, mas esse precisa saber tocar a bola e geralmente é quem inicia o ataque da sua equipe. Busquets (Barcelona), Vidal, algumas vezes Thiago Alcantara (Bayern) e Fernandinho no Manchester City.

Na temporada 2018/2019 perdeu Fernandinho por lesão e também seu lateral esquerdo Mendy.

Improvisou o meia Zinchenko na lateral esquerda e o segundo volante, quase meia Gundogan na vaga de Fernandinho. E ele é quem iniciava praticamente todas as ações de ataque do seu time ontem contra o Brighton, ou seja, a qualidade da construção do seu jogo passa pelos pés de um jogador com muito boa qualidade de passe e visão de jogo!

Isso é concepção de jogo e não comprar quem quer!

Veja o Palmeiras do Felipão! Também “compra quem quer” e quando veremos um time com Bruno Henrique como primeiro volante, Dudu e Scarpa abertos em cada lado do campo com Zé Rafael e Ricardo Goulart armando por dentro com Deyverson a frente do ataque? Nem contra o CSA!

Não é atoa que em diversas temporadas aqui no Brasil, o último colocado vence o primeiro! Só no Brasil!

O Sr. Muricy repete que é fácil ser Guardiola!

Talvez pelo fato de tê-lo enfrentado em 2011 e ter perdido de 4 x 0 um jogo que moralmente foi 8 x 0, tamanha a superioridade do time de Guardiola!

Muricy teve 5 meses para se preparar entre o título da Libertadores e a final do Mundial! No fim, não marcou, não atacou, não teve a bola (o que seria quase impossível, já que o Barça havia vencido na final da Champions meses antes um forte Manchester United com 70% de posse de bola) e não veio uma única vez à imprensa dizer: Parem com esse papo de que o Santos jogará de igual para igual com o Barcelona, o Guardiola pode comprar quem ele quiser, eu não!

Talvez fosse uma boa saída!

E também não me pareceu ter dito à sua equipe que enfrentaria 7 campeões mundias com a seleção espanhola no ano anterior mais o melhor do mundo Lionel Messi e o melhor lateral direito do mundo na época, Daniel Alves! Enfim!

Concepção de jogo!

Guardiola, Cruyff, “El Loco” Bielsa e Sampaoli, só pra citar alguns treinadores que bebem da mesma fonte independente do que tem a mão!

Felipão, Carille, Abel Braga, Simeone, Mourinho bebem de outra, simples assim!

 

 

                 

               

               

R$ 100 / h
Evandro S.
São Paulo / SP
Evandro S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Fundamentos do Futebol Futsal Técnico de Futebol
Curso Livre: Licença B e C (Escola Paulista de Futsal)
Professor/treinador de futebol e futsal para crianças, adolescentes, adulto, amador e alto nível. Ex-atleta, com formação acadêmica
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil