"O FUTEBOL É O ÚNICO ESPORTE QUE ODEIA O PONTO!"
Por: Evandro S.
03 de Maio de 2019

"O FUTEBOL É O ÚNICO ESPORTE QUE ODEIA O PONTO!"

"O FUTEBOL É O ÚNICO ESPORTE COLETIVO QUE ODEIA O PONTO!"

Futebol Amador Básico Fundamentos Adolescentes

Há algum tempo faço a seguinte observação:

“O FUTEBOL É O ÚNICO ESPORTE COLETIVO QUE ODEIA O PONTO!”

E falo isso baseado na FIFA, na imprensa (em boa parte dela), nos treinadores e até em alguns torcedores.

Partidas de Handebol terminam 30 x 22, 25 x 18; de Voleibol, são de 3 a 5 sets que muitas vezes terminam 28 x 26, 32 x 30; no basquete temos 101 x 90, 90 x 68; e no futsal vemos 7 x 2, 5 x 1, para citarmos o último, suas regras mudam constantemente para que saiam mais gols e o esporte fique mais atraente e vistoso!

No futebol, ultimamente, principalmente no Brasil vemos 0 x 0 e magros 1 x 0, mas vamos lá, vou me explicar.

Óbvio que as modalidades citadas acima são diferentes e por isso possuem características diferentes!

Mas o que me chama atenção são as mudanças das regras dos esportes coletivos em geral e o futebol que em minha opinião é o esporte mais atrasado de todos os coletivos. Seu tempo é “roubado”, dizem que são 90 minutos de futebol, mas a meta a ser alcançada é 60% de bola rolando, se isso acontecer, a FIFA fica feliz. Ou seja, se a bola rolar 54 minutos a FIFA solta fogos!

No futsal, jogam-se os 40 minutos propostos, não adianta fazer cera, as equipes vão ter que jogar 40 minutos, não há negociação!

No basquete serão também 40 minutos cronometrados.

No voleibol, é melhor de 5 sets, quem fizer 3 sets ganha, ou seja, vai jogar ao menos 3 sets!

No handebol, são 2 tempos de 30 corridos, mas aí que pega, quando o atleta comete uma falta, ele tem que deixar a bola e se afastar, o que inibe a cera, bem diferente do futebol onde vi nesse fim de semana, um atleta do Corinthians levar um cartão porque empurrou seu adversário da equipe do Bahia, que o impediu de cobrar a falta rapidamente, ou seja, quem infringiu a regra não foi punido e quem tentou jogar foi!

Relaxem, vou mostrar a vocês que no futebol isso é comum. Daí o título do texto!

No futsal, o goleiro só pode ficar em posse da bola por 4 segundos, a menos que esteja à frente do meio da quadra, caso contrário será tiro indireto a favor do adversário, tornando o jogo menos enrolado, mais dinâmico... Já no futebol.... Uma bola chutada pelo adversário em que o goleiro consegue apara-la com os pés, se o atacante adversário não for lá para que o mesmo pegue a bola, esse arqueiro fica com ela nos pés sem dar prosseguimento ao jogo (sonho com o dia em que ninguém vá lá, só pra ver até que hora o goleiro ficará com a bola sob sua posse).

Depois reclamam do pouco tempo de bola em jogo!

Mas voltemos à raiva do ponto. O atacante fica frente a frente com o goleiro, a 5 metros do gol, ele dribla o goleiro, fica a 2 metros do gol, o goleiro o derruba! Pênalti!!!

A bola volta para 9,15 mts e o infrator estará lá para tentar impedir o gol novamente, veja que legal!

O goleiro leva um cartão amarelo, pois segundo a regra, ele será punido 2 vezes e pode ser 3, se o gol sair, ao ser expulso. As punições seriam:

1º Sair do jogo imediatamente e a equipe fica com um jogador a menos;

2º Desfalcar a equipe no próximo jogo;

3º Sofrer o gol.

A pergunta que faço, não seria o suficiente para o goleiro pensar bem e não cometer a infração?

Assim, o gol sairia, mas a FIFA não deseja que o gol saia, aparentemente!

Voltando, o goleiro está lá e o atacante não pode mais dar paradinha (Pois o gol acontecia sempre), mas goleiro se adianta e pega! Pouquíssimos árbitros voltam à cobrança.

E lá está o gol evitado, nada de ponto, parece que é isso que a FIFA quer e parte da imprensa também! Explico. Na opinião dos comentaristas, em sua maioria, pênalti, só se tiver sangue, há um que tem tanta raiva do gol que quando vê um gol em que o jogador dribla desde o meio campo, ele acha absurdo ninguém ter feito à falta, ou seja, ele também tem raiva do ponto, ele pede pela falta! Arnaldo alguma coisa, o nome da fera, do canal ESPN!

Já vi um apelidado PVC dizer numa transmissão que um atacante puxado pelo pescoço não ia pegar a bola alçada em sua direção, para defender que não foi pênalti, logo, devo entender que a regra mudou e quando o zagueiro perceber que o atacante não pegará mais a bola, pode até lhe dar um soco que tá valendo! Agora a moda é: “Não sei se a força foi suficiente para derrubar!”, “Esperou o contato!”, “Deixou o corpo cair!” “Estavam brigando pelo espaço!” No replay, nada perece falta!

Percebe como odeiam o ponto?

E para fechar com chave de ouro duas regras, a FIFA agora proíbe que os atletas da equipe que cobra a falta fiquem na barreira formada pela equipe infratora (que na maioria das vezes anda em direção à bola antes da cobrança e o árbitro não faz nada), alegando que quer acabar com o “empurra-empurra”, ou seja, quem vai cobrar a falta não pode ficar onde quiser mais, daqui a pouco vão dizer que deve fica a 9,15 mts de distância. Não se pode fazer jogada ensaiada com alguém ficando próximo à barreira!

E a segunda regra, em que a bola na mão do atacante agora é falta, independente se foi involuntária, isso evita o gol, certo? Mas se a bola bater na mão do defensor, cabe ao árbitro à interpretação, podendo ser pênalti ou não!

Adivinhem o motivo!

“O FUTEBOL É O ÚNICO ESPORTE COLETIVO QUE ODEIA O PONTO!”

R$ 100 / h
Evandro S.
São Paulo / SP
Evandro S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Futebol Amador Futebol para Iniciantes Futebol para Adolescentes
Curso Livre: Licença B e C (Escola Paulista de Futsal)
Professor/treinador de futebol e futsal para crianças, adolescentes, adulto, amador e alto nível. Ex-atleta, com formação acadêmica
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil