La liga é o campeonato mais difícil do mundo!
Por: Evandro S.
30 de Dezembro de 2020

La liga é o campeonato mais difícil do mundo!

Dizem que o campeonato brasileiro é o mais difícil do mundo! Será? Quem diz isso? Há fundamentação nessa afirmação? Vou explicar!

Futebol Amador Campeonato Técnico Técnicas

O campeonato brasileiro é um dos campeonatos mais disputados do mundo, assim como o do meu bairro! Mas ainda assim, sabemos que há equipes que podem ser campeãs e outras que não. Sabemos também que ser disputado não significa ter boa qualidade. Sendo alto ou baixo, quanto mais próximo é o nível das equipes, mais disputado será o campeonato.

Mas vamos lá, ao nosso papo midiático que é passado de gerações em gerações e se tornam “verdades”!

Treinadores, jornalistas (“especialistas”), ex –jogadores que são comentaristas vivem repetindo: O campeonato brasileiro é o mais difícil do mundo! Será?

Eles usam a ideia de que aqui é o único campeonato do mundo em que 12 equipes podem ser campeãs! Eles consideram as 4 grandes de SP (Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians), as 4 grandes do RJ (Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense), as 2 grandes de Minas (Cruzeiro e Atlético) e as 2 grandes do RS (Grêmio e Internacional).

A pergunta que faço: Isso é verdade? Ou estamos apenas valorizando (ou tentando valorizar) o nosso campeonato? Ou no caso dos treinadores, um álibi para eventuais perdas dos títulos?

Vamos a uma estatística: Desde 2003 (início da era dos pontos corridos) não tivemos os 12 na primeira divisão em 11 oportunidades, ou seja, em 18 campeonatos, apenas 7 contavam com os 12 considerados postulantes ao título nacional. Logo, em 11 oportunidades só tínhamos 11 “favoritos” ao título!

O campeonato espanhol sai sempre com 2 favoritos: Real Madrid e Barcelona (já volto no espanhol). O campeonato alemão é do Bayern, o francês é do Paris Saint Germain e o inglês tem 4 favoritos: Os Manchesters (City e United), Arsenal e Liverpool.

Temos mesmo 11 ou 12 favoritos ao título mesmo? Tem certeza?

Vamos ao Rio de Janeiro:

O último título do Botafogo foi em 1995 e de lá pra cá foram 2 quedas (2002/2014) para a segunda divisão e nenhuma possibilidade de título real. Sempre do meio da tabela para baixo, lutando para não cair de divisão.

Já o Flamengo, o mais rico hoje, dos 4 grandes do Rio, é o atual campeão, mas antes disso, ficou lá embaixo em 2013 (16º colocado, a partir do 17º caíram para a 2ª divisão), se safando do rebaixamento na última rodada, antes havia sido campeão em 2009 num ano em que ninguém conseguiu "pegar"a rédea do campeonato, ou seja, mais demérito dos outros que seus próprios méritos.

O Vasco, campeão em 2000, amarga 3 rebaixamentos (2008/2013/2015) de lá pra cá! E sempre brigando abaixo dos 10 primeiros colocados.

E por fim o Fluminense, que venceu em 2010 e 12, mas também sofreu em alguns anos como, por exemplo, em 2009, se salvando heroicamente com 6 vitórias e 1 empate nas últimas 7 rodadas e ficando em 16º lugar.

Indo para Minas:

 O Atlético venceu em 1971, ou seja, na era dos pontos corridos, nunca venceu e nem brigou nas primeiras posições com uma mínima frequência. O Cruzeiro venceu em 2003 e depois veio o bicampeonato em 2013/14 e caiu em 2019.

No Sul:

Os gaúchos Inter com o último título em 1979 e Grêmio com último título em 1996 também estiveram longe de muitos títulos e apesar de brigar em cima nas tabelas, muitas vezes apostam nas Copas e acabam ficando longe da possibilidade de títulos.

Em São Paulo:

Os paulistas são verdadeiramente os “favoritos” ao título com maior frequência, de 2003 a 2010, os favoritos eram Santos (Campeão em 2002 e 2004, vice em 2007), o São Paulo (Campeão em 2006/07/08, Campeão do Mundo em 2005). De 2011 à 2015, eram Corinthians (Campeão em 2011 e Libertadores e Mundial em 2012) e Palmeiras, muito por conta do dinheiro que passou a ter em caixa. A partir de 2016, o Palmeiras se manteve como favorito (com títulos em 2016 e 18), junto com o Corinthians (por ser campeão em 2015) e o Flamengo começou a ajeitar a casa e se tornaria também favorito!

Onde quero chegar com tudo isso? Nosso campeonato é como qualquer outro onde se tem 2 ou 3 favoritos por ano, a diferença é que aqui, tudo depende do momento de cada um, seja financeiro (por motivos diversos) ou por projetos pontuais que geralmente causam danos futuros ao clube! Vide Corinthians (campeão em 2005 e queda em 2007) e Cruzeiro (Bicampeão em 2013/14 e queda em 2019)

Para finalizar, em minha opinião, o campeonato mais difícil do mundo é o Espanhol, onde para ser Campeão é preciso vencer Real Madrid e o Barcelona se possível no 2 turnos (o que é quase impossível e não tropeçar nunca mais). E mesmo no caso de Real Madrid ou Barcelona, eles tem que somar o maior número de pontos um contra o outro, ou seja, somando e impedindo o adversário de somar e ainda assim, não tropeçar nunca mais em 36 rodadas. Lá a obrigação e pressão é muito maior pelo título em cima dessas equipes.

E esse papo de 12 postulantes ao título juntamente com a força regional das equipes (o que só há aqui) faz com que os torcedores não percebam onde sua equipe pode realmente chegar, diferentemente do torcedor do Everton (ING), do Sevilla(ESP), da Roma (ITA), ou do Sttutgart (ALE), mas isso é papo pra outra conversa!

 

R$ 100 / h
Evandro S.
São Paulo / SP
Evandro S.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Futebol Avançado Quero Melhorar no Futebol Futsal
Curso Livre: Licença B e C (Escola Paulista de Futsal)
Professor/treinador de futebol e futsal para crianças, adolescentes, adulto, amador e alto nível. Ex-atleta, com formação acadêmica
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil