La liga é o campeonato mais difícil do mundo!
em 30 de Dezembro de 2020
A pergunta mais importante que devemos nos fazer ao nos tornarmos professores de futebol é:
Qual o verdadeiro papel do professor de futebol ou futsal?
E porque pergunto isso?
Pelo fato de alguns profissionais não conseguirem dividir o papel de treinador e de professor e muitas vezes confundir um com outro.
Quando "ensinamos" crianças a praticar um esporte, é preciso ter a consciência que estamos ajudando esta criança a obter algo maior.
Podemos estar influenciando a vida dessa criança, gerando comportamentos que podem durar uma vida toda!
O que quero dizer com isso?
Quando você professor, ensina o garoto que a vitória deve ser conquistada a qualquer custo, é exatamente isso que você está ensinando! Ou seja, não importa se foi desonesto e simulou uma contusão para parar um ataque do adversário ou para enganar o árbitro. O importante é vencer!
Se você ensina ao seu aluno que não importa jogar bem, passar bem a bola, chutar bem no gol, entender as dificuldades do jogo e como ele, aluno-atleta pode se tornar autônomo nas suas decisões e ser responsável por elas, você está ensinando-o a vencer de qualquer jeito, ainda que isso não o felicite no final. Pois ele pode vencer, sem jogar, ferindo totalmente o intuito inicial, que era aprender a JOGAR!
Na minha opinião não existe uma fórmula mágica para ensinar futebol, mas há 4 diretrizes que devem nortear o professor:
INCLUSÃO
COMPETÊNCIA
ÉTICA
PRAZER
Por uma questão inclusiva, o professor deve ensinar a todos.
Por uma questão de competência, o futebol/futsal deve ser ensinado bem a todos e cada um terá a sua evolução pautada em si próprio
Por uma questão ética, devemos ensinar mais que futebol/futsal
E o mais importante, o prazer. A criança precisa aprender gostando do que faz, ela precisa amar o jogo e não fazê-lo com o único intuito, o de vencer!
Para que os objetivos sejam alcançados, o professor precisa estudar, se qualificar cada vez mais, entender a essência do que quer passar aos seu alunos-atletas. Paradigmas como somente os "bons" devem jogar, que o "gordinho" deve ir para o gol, devem ser quebrados. E não estou sendo demagogo ao dizer que todos vão aprender, apenas digo que todos devem ser inclusos. De qualquer maneira, claro que não!
O professor precisa utilizar métodos que o ajudem, bem como os alunos-atletas, como por exemplo, divisão de grupos mais vançados e menos avançados para os trabalhos e a evolução dos alunos-atletas não deve ser medida entre um e outro, mas sim numa comparação do que o aluno-atleta era ontem e é hoje!
Basicamente, é papel do professor pedagogicamente falando:
Ter formação pedagógica permanentemente;
Participar ativamente das aulas;
Começar o processo de ensino-aprendizagem a partir do que os alunos-atletas já sabem;
Levar em conta as necessidades e interesses dos alunos;
Diversificadar e tornar lúdicas as aulas;
Respeitar as crianças;
Permitir que as crianças continuem sendo crianças;
Compor equipes equilibradas;
Garantir participação de todos nos jogos;
Aplicar jogos que garantam momentos de aprendizagem.
Metodologicamente falando, é papel do professor:
Conhecer questões técnico-tátic do esporte ensinado;
Administrar variáveis estruturais da modalidade;
Dominar o conceito do que se aborda;
Conhecer as regras do jogo.
Quero citar algumas posturas inceitáveis do professor:
Não reconhecer os esforços dos launos-atletas;
Gritar ou reclamar muito;
Enfatizar apenas aspectos negativos;
Cometer injustiças;
Não apontar soluções frente aos problemas provenientes das situações específicas do jogo ou competição;
Privilegiar determinados atletas;
Esquecer que é apenas um jogo.
Sem a menor pretensão de ser o dono da verdade, são algumas diretrizes que sigo como professor de Escolas de futsal e futebol por 15 anos, sendo acadêmico Pós graduado em Futebol e fUtsal e ex-atleta de Futsal, além de dar cursos de extensão para gradandos e graduados em educação física.
O PROFESSOR DEVE SEMPRE LEMBRAR QUE ANTES DE TREINADOR, ELE É UM EDUCADOR.