Onde estão os outros livros de divulgação científica?
Por: Felipe R.
02 de Dezembro de 2015

Onde estão os outros livros de divulgação científica?

Física EM Profissional Einstein
Cadê?



Sempre que vou a uma livraria procuro verificar os livros de ciência e particularmente os de física. Muitas vezes em busca de algo interessante para a leitura própria, mas também para verificar o que andam vendendo por ai especificamente na área científica.

Verificar? Como assim? 

A visão de ciência que é difundida popularmente está mais para um "endeusamento" do que para uma divulgação baseada em fatos. Como disse em um post anterior, erros conceituais podem ser corrigidos com a ajuda de um profissional gabaritado, porém erros ideológicos são mais graves e devem ser analisados e questionados... adivinhem por quem? Por nós é claro! Os futuros professores, físicos, químicos, biólogos, engenheiros... Cabe a nós reduzir esta distância cultural entre a ciência que as pessoas enxergam e mídia vende e a ciência que é feita nas universidades e laboratórios. 
Uma simples analogia é com o futebol: Sempre estão em evidência os grandes jogadores de grandes clubes que tem contratos milionários e se destacam tanto pela ostentação quanto pelo talento em campo. Enquanto isso esquecemos que no ano de 2015, pelo menos 30% dos jogadores que disputaram o campeonato Paulista, ficaram desempregados. Uma outra analogia é com os músicos. enquanto uma imensa maioria ganha a vida tocando em bares quase todos os dias e possuindo outras fontes de renda, pensamos sempre naqueles que lotam estádios e levam multidões ao delírio.

Dave Grohl o Mr nice Guy do Rock atual



Um fenômeno parecido acontece na área científica, somos levados a acreditar que o cenário é composto apenas por poucos e geniais cientistas, esquecendo que no Brasil existem mais de 35 mil grupos de pesquisa. A pesquisa feita pelo Censo em Junho de 2015 abrange 492 instituições e envolve 180.262 pesquisadores e aproximadamente 307 mil estudantes de graduação e pós-graduação.Todas estas pessoas são gente como nós. Que estão diariamente trabalhando em seus projetos, colaborando com outros grupos e muitas vezes não recebendo o que merecem ($$). Mas negócios são negócios e a imagem do cientista genial e solitário é a que mais vende.

Vamos fazer um pequeno experimento baseado em minha última visita a uma livraria respeitada de Bauru, interior de São Paulo. Vou listar alguns livros que encontrei e que de alguma forma estão relacionados com a ciência:


Uma Breve história do tempo
Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros, é um livro de divulgação científica escrito pelo Professor Stephen Hawking, publicado pela primeira vez em 1988. Ele rapidamente veio a se tornar um "best-seller". Em maio de 1995 entrou na lista dos mais vendidos durante 237 semanas.




Stephen Hawking: Uma vida para a ciência
Considerado uma espécie de Einstein contemporâneo por suas descobertas na física, Stephen Hawking encarna também o mito de um herói trágico por viver quase imóvel em uma cadeira de rodas e dependente de um sintetizador de voz em consequência da esclerose lateral amiotrófica.
 


Uma Breve história da ciência
Nesta obra, a historiadora científica Patricia Fara relata de forma extremamente agradável e simples as grandes evoluções da ciência. Derruba mitos, fala de gênios atemporais, resgata cientistas esquecidos tudo para levar o leitor a viajar na maior aventura de todas: a história da ciência.  



Perdido em Marte 

Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.

O físico mais badalado da atualidade, até nos Simpsons  ele está


 
Analisando:

- Dos 4 livros, dois estão diretamente ligado a Stephen Hawking, sendo um deles o consagrado "Uma breve história do Tempo" e outro uma mistura de biografia com relatos científicos. Como citado no início, a imagem dos grandes cientistas tendem a prevalecer comercialmente. Vale ressaltar que o Oscar deste ano foi para um ator que interpretou Hawking. O que pode ter aumentado a demanda

- Patricia Fara é professora do departamento de história e filosofia da ciência de Cambridge. Graduada em física. Foi difícil encontrar informações devido a tradução que deram ao título original: Science: A Four Thousand Year History. Acredito que a ideia dos tradutores foi criar uma aproximação com o título do livro de Stephen Hawking. Vemos muito isso em filmes e faz parte de uma estratégia das distribuidoras. 

- Perdido em Marte não é um livro de divulgação e sim uma ficção, que tem seu papel em despertar o interesse para a ciência. Mais uma vez, vemos aqui um livro aproveitando o sucesso do filme que o adapta (até a capa foi trocada).

Um detalhe é que o livro biográfico de Hawking estava na área de Sociologia, perdido (pode ter sido algum cliente que colocou no lugar errado, e não comprova descuido com o material). Mas ao vê-lo devolvido em seu lugar original, fiquei surpreso pois era Biografia e não ciência  -_-

Assim encerro este pequeno estudo de caso. Não está em pauta a qualidade dos livros e sim a ideia de que só alguns poucos é que representam a ciência. Tal qual o Mainstream de um show ou o camisa 10 de um time de futebol. Pois assim como as bandas de abertura fazem shows sensacionais e os outros dez jogadores de um time tem seu papel tático, os cientistas anônimos também têm sua contribuição na construção do conhecimento.

 

 

Artigo publicado originalmente no blog http://fisicacomtequila.blogspot.com.br/2015/12/onde-estao-os-outros-livros-de.html

R$ 55 / h
Felipe R.
Bauru / SP
Felipe R.
4,0 (3 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Ensino Fundamental Física para Ensino Médio
Graduação: Bacharelado em Física (Universidade Estadual Paulista (UNESP))
Aprenda comigo Matemática, Física, Computação
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil