Como escolher o melhor construtor
Por: Fernando C.
28 de Fevereiro de 2021

Como escolher o melhor construtor

Engenharia Construção Civil

Como escolher o construtor para a minha obra

 

Várias implicações estão presentes na hora de escolher o melhor profissional para a construção de nosso inóvel, pois a duração do serviço e sua qualidade irão depender quase que exclusivamente dele. Então sempre devemos tomar alguns cuidados na hora da escolha.

Você também tem a opção de escolher entre um pedreiro e uma construtora, analisando sempre qual delas irá atender melhor a realidade de sua obra. Cada um desses possui suas vantagens e desvantagens e independente de sua escolha nesta etapa vamos passar algumas informações que ajudarão a escolher o melhor profissional para a sua construção.

Para isso nesse artigo passaremos algumas dicas através de alguns passos:

 

  • Primeiro de tudo paciência, não feche negócio necessariamente com o primeiro que aparecer e sim com o que passar mais confiança.

Nesse ponto você também pode e deve analisar o portfólio e as referências do pedreiro ou da empresa. Caso seja leigo se tratando de construção não fique apenas com as palavras do construtor. 

Por exemplo, ele pode lhe dizer que tem várias obras em seu histórico e até mesmo te levar em uma delas para te mostrar seu trabalho e como leigo você acaba confiando.

A melhor maneira de procurar um profissional nesse caso é procurar algum amigo ou familiar que já passou por uma construção ou reforma e que tenha um pedreiro de confiança e que possa te dar uma boa referência. alguns pontos que precisa você observar também são:

  • Trabalho feito no prazo combinado;
  • Uso adequado do material sem desperdício;
  • Obra limpa e organizada;
  • No caso de uma equipe, não houve confusão, nem brigas, etc.
  • Preço condizente com a qualidade do serviço;

 

  • Outro passo importante é observar a qualificação profissional. Muitos pedreiros acabam fazendo vários tipos de trabalhos sem serem certificados em todos eles. Existem cursos para pedreiros em diversas áreas da construção civil.

É aconselhável que você separe os serviços por especialidades e procure um profissional habilitado para todas elas como encanador, eletricista, ceramista, carpinteiro, etc.

Esse processo pode levar bastante tempo, em uma conversa um construtor pode te convencer a oferecer seu trabalho, mas se decepciona com a realização do serviço.

A qualificação é importante pois quanto mais qualificado e experiente for o construtor, mais apto ele será para resolver problemas,  eventuais imprevistos e processos comuns da construção.

  • Outro passo importante é definir a forma de pagamento. não é aconselhável pagar diárias pois isso permite ao construtor quando mal intencionado a abusar de sua boa vontade.

Ele pode atrasar o serviço de propósito, por exemplo, uma parede que levaria dois dias pode acabar se arrastando por mais de dez dias.

A melhor opção é pagar pela metragem de serviço realizado, estabelecer o preço antes do serviço e definir a forma de pagamento. De preferência, pague boa parte do valor combinado no final da obra, pois é bem comum as pessoas pagarem um valor significativo no início ou durante a execução e o pedreiro não aparece para terminar o serviço.

Feito isso, faça uma ampla pesquisa com vários pedreiros e estabeleça uma média de preços. Sempre desconfie de preços muito abaixo dessa média e não procure “negociar” de forma exagerada pois é necessário pagar um profissional de forma justa pelo trabalho.

  • Antes de fechar o trabalho com o pedreiro é necessário definir todo o material necessário antes de começar o serviço.

É preciso estar atento ao desperdício e ao excesso de “lixo” descartado pela obra. Converse com seu pedreiro ou equipe sobre a necessidade de economizar materiais para que haja um bom andamento da obra. 

Dessa forma é possível evitar que eles acabem antes do previsto causando atrasos na construção e o gasto desnecessário na compra de mais materiais.

Também é importante estar atento ao descarte dos entulhos. Geralmente um pedreiro qualificado possui conhecimentos de como fazer esse descarte corretamente sem causar impactos no meio ambiente.

  • Encontrado o pedreiro e analisada sua experiência, qualificação, portfólio é recomendado fazer um contrato com a ajuda de um advogado.

 Isso garante que nem o construtor nem o proprietário possam tirar vantagem um do outro. É necessário que contenham todos os detalhes combinados para a construção, como valor a ser pago, lista de materiais, duração estimada e o tipo de serviço.

No caso da contratação de um construtor por uma empresa, são exigidas algumas normas como a nr-18 que está diretamente ligada à segurança do funcionário. Esta se concentra em vários pontos como a segurança do recinto, prevenção contra incêndios, treinamentos, utilização de EPIs, etc.

A procura por bons profissionais exige paciência, afinal nossa obra ficará aberta e nas mãos dos responsáveis pela sua construção, então nessa procura deve prevalecer o fator confiança, além de fazer frequentes visitas a fim de monitorar o andamento e se inteirar dos resultados.

R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil