Rondele com creme branco
em 09 de Março de 2021
Como escolher o construtor para a minha obra
Várias implicações estão presentes na hora de escolher o melhor profissional para a construção de nosso inóvel, pois a duração do serviço e sua qualidade irão depender quase que exclusivamente dele. Então sempre devemos tomar alguns cuidados na hora da escolha.
Você também tem a opção de escolher entre um pedreiro e uma construtora, analisando sempre qual delas irá atender melhor a realidade de sua obra. Cada um desses possui suas vantagens e desvantagens e independente de sua escolha nesta etapa vamos passar algumas informações que ajudarão a escolher o melhor profissional para a sua construção.
Para isso nesse artigo passaremos algumas dicas através de alguns passos:
Nesse ponto você também pode e deve analisar o portfólio e as referências do pedreiro ou da empresa. Caso seja leigo se tratando de construção não fique apenas com as palavras do construtor.
Por exemplo, ele pode lhe dizer que tem várias obras em seu histórico e até mesmo te levar em uma delas para te mostrar seu trabalho e como leigo você acaba confiando.
A melhor maneira de procurar um profissional nesse caso é procurar algum amigo ou familiar que já passou por uma construção ou reforma e que tenha um pedreiro de confiança e que possa te dar uma boa referência. alguns pontos que precisa você observar também são:
É aconselhável que você separe os serviços por especialidades e procure um profissional habilitado para todas elas como encanador, eletricista, ceramista, carpinteiro, etc.
Esse processo pode levar bastante tempo, em uma conversa um construtor pode te convencer a oferecer seu trabalho, mas se decepciona com a realização do serviço.
A qualificação é importante pois quanto mais qualificado e experiente for o construtor, mais apto ele será para resolver problemas, eventuais imprevistos e processos comuns da construção.
Ele pode atrasar o serviço de propósito, por exemplo, uma parede que levaria dois dias pode acabar se arrastando por mais de dez dias.
A melhor opção é pagar pela metragem de serviço realizado, estabelecer o preço antes do serviço e definir a forma de pagamento. De preferência, pague boa parte do valor combinado no final da obra, pois é bem comum as pessoas pagarem um valor significativo no início ou durante a execução e o pedreiro não aparece para terminar o serviço.
Feito isso, faça uma ampla pesquisa com vários pedreiros e estabeleça uma média de preços. Sempre desconfie de preços muito abaixo dessa média e não procure “negociar” de forma exagerada pois é necessário pagar um profissional de forma justa pelo trabalho.
É preciso estar atento ao desperdício e ao excesso de “lixo” descartado pela obra. Converse com seu pedreiro ou equipe sobre a necessidade de economizar materiais para que haja um bom andamento da obra.
Dessa forma é possível evitar que eles acabem antes do previsto causando atrasos na construção e o gasto desnecessário na compra de mais materiais.
Também é importante estar atento ao descarte dos entulhos. Geralmente um pedreiro qualificado possui conhecimentos de como fazer esse descarte corretamente sem causar impactos no meio ambiente.
Isso garante que nem o construtor nem o proprietário possam tirar vantagem um do outro. É necessário que contenham todos os detalhes combinados para a construção, como valor a ser pago, lista de materiais, duração estimada e o tipo de serviço.
No caso da contratação de um construtor por uma empresa, são exigidas algumas normas como a nr-18 que está diretamente ligada à segurança do funcionário. Esta se concentra em vários pontos como a segurança do recinto, prevenção contra incêndios, treinamentos, utilização de EPIs, etc.
A procura por bons profissionais exige paciência, afinal nossa obra ficará aberta e nas mãos dos responsáveis pela sua construção, então nessa procura deve prevalecer o fator confiança, além de fazer frequentes visitas a fim de monitorar o andamento e se inteirar dos resultados.