Vistoria de Imóveis
Por: Fernando C.
28 de Fevereiro de 2021

Vistoria de Imóveis

Engenharia vistoria de imóveis

vistoria de imóveis para locação

 

A vistoria é um processo muito comum tanto durante uma compra e venda quanto uma locação. A vistoria é indispensável nesses momentos, pois trata de tomar precauções para garantir que o futuro imóvel terá condições de ser habitado, evitando inclusive vários problemas.

Como trataremos especialmente das locações veremos que é necessário fazer uma vistoria na entrada do inquilino no imóvel e outro na saída deste. Veremos também o que é, porque fazer e qual a importância, como fazer e quais são suas etapas, algumas dicas e como garantir uma boa vistoria.

-

A vistoria de imóveis é o processo de avaliação onde o vistoriador faz uma análise completa da propriedade com base em vários critérios como:

 

  • Condições estruturais;
  • Acabamento do imóvel;
  • E as condições estruturais da parte elétrica e hidráulica;

Como já disse, esse é um procedimento indispensável durante a locação, pois tanto o locador como o inquilino saem ilesos de possíveis prejuízos e problemas relacionados ao imóvel.

Os dados reunidos a partir da avaliação do imóvel dão origem ao laudo de vistoria de imóvel. Ele é importantíssimo reúne todos os detalhes sobre o real estado da propriedade como vazamentos, rachaduras, defeitos, pintura, entre outros.

E nesse ponto podemos lembrar da frase muito comum nos contratos de locação dizendo que o inquilino deve devolver o imóvel nas mesmas condições em que pegou. Mas que condições seriam essas? Pois é no laudo de vistoria que tem o objetivo de esclarecer esse ponto.

Ele é um documento descritivo e com fotos como resultado da avaliação e que pode ser feito antes ou durante a entrega das chaves ao futuro inquilino. E para que serve? Quando chega o final da locação, locador e inquilino se reúnem novamente e fazem uma nova vistoria do imóvel com laudo.

Agora com dois laudos, um do início e outro do fim da locação, é possível verificar quais foram as alterações do imóvel e quais os danos já existiam e quais foram ocasionados durante a locação pelo inquilino. E caso tenham sido causados pelo inquilino também é possível perceber se foi mau uso ou gerado por um desgaste natural.

Isso é importante, pois com o resultado dos laudos você pode apontar o responsável pela manutenção dos danos encontrados na avaliação. Apesar disso, existem alguns contratos que trazem previsão que em determinados pontos o inquilino fica responsável pela manutenção independente do desgaste natural ou do descuido, como no caso de pintura, piso de tacos,etc.

Apesar de alguns casos específicos, é o laudo de vistoria que vai determinar o que o inquilino deve reparar ou não. Isso também  demonstra sua importância, pois garante a segurança dos envolvidos e uma proteção jurídica onde não haverá abusos de nenhuma das partes.

No que deve constar no laudo, é a descrição clara das condições de todos os cômodos da casa e seus componentes como piso, paredes, portas, janelas, pintura, instalações elétricas, hidráulicas e outros detalhes que ela possuir.  A seguir veremos algumas etapas do processo de vistoria e do que deve constar no laudo técnico e mesmo algumas dicas que você mesmo pode conferir;

 

  • Dimensões do imóvel; 

É  importante estar atento a todos os detalhes. Procure conferir detalhadamente todas as medidas passadas pelo locador com atenção, além da existência de possíveis avarias.

Se a diferença nas medidas exceder 5% e demonstrar discrepâncias, o futuro inquilino pode exigir o abatimento do valor da locação ou até o encerramento do contrato.

 

  • ;Vazamentos e infiltrações;

É comum fazer uma nova pintura quando o imóvel é desocupado a fim de alugá-lo novamente. Então é importante observar a possível existência de manchas, mofo, etc. No laudo também deve constar do que são feitos (madeira, alvenaria) e a pintura desde a cor, acabamento, se está inteiramente pintada etc.

As manchas e marcas de infiltração podem ser causadas pela chuva ou por defeitos na instalação hidráulica. Nessa etapa você pode testá-la por exemplo abrindo todas as torneiras, observando os encanamentos, etc.

Vale lembrar que todos os problemas que houverem e passarem despercebidos durante a vistoria serão passíveis de cobrança do inquilino durante a devolução do imóvel.

 

  • Testes de itens de utilização frequente

Existe inúmeros detalhes e acessórios que você observar durante a vistoria, como lareiras, churrasqueiras, piscina, jardim. É necessário observar e constar no laudo tantos detalhes quanto for possível a fim de identificar avarias. Feitos os reparos ou caso não haja nenhuma, são assinados os documentos e feito o andamento da locação. 

Observe itens de utilização frequente como torneiras, pias, válvulas sanitárias, etc. Aqui você pode observar a parte elétrica, acendendo todas as lâmpadas, e utilizando-se de um carregador de celular pode-se conferir o funcionamento de todas as tomadas

 

  • Importância da mobília 

Quando o imóvel possui móveis e eletrodomésticos, também é importante testá-los a fim de verificar as condições de cada um deles. preste a atenção em puxadores, dobradiças de armários e estantes e se possível até sua marca.

 

Portas e janelas;

O quesito portas e janelas os detalhes são bem parecidos. O laudo deve indicar de que material são feitos, estado de conservação e pintura. Além de trincos, dobradiças, vidros quebrados, etc.

 

  • Pisos;

Um dos mais importantes que devem ser descritos no laudo. Pois é um dos que mais sofrem impactos durante seu uso seja com o contato de nossos calçado ou com limpeza. Deve constar desde o tipo de piso como lajota, cerâmica, taco, etc, além do desgaste e estado de conservação, que por conta do uso costuma ter com frequência azulejos trincados, por exemplo.

R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil