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Rondele com creme branco
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em 09 de Março de 2021
copywriting
Você já ouviu falar em copywriting? Imagine que você deseja realizar uma compra pela internet e busca pelo seu produto em várias lojas virtuais. Nesse caso, qual delas foi a que mais chamou a atenção? com certeza aquela que ofereceu o seu produto de forma tão irresistível que você realizou a compra através dela.
Você já imaginou poder convencer determinado público através do uso estratégico de palavras? sim, o copywriting é uma técnica de produção de textos de forma persuasiva, mas será que se restringe exclusivamente à escrita?
Nesse artigo aqui veremos o que é copywriting, como surgiu, o que o escritor de copywriting faz, objetivos e muitas informações sobre a produção de conteúdo persuasivo pela internet.
O que é copywriting
De forma simples o copywriting é uma estratégia utilizada por produtores de conteúdo com o objetivo de convencer determinado público a tomar uma atitude a respeito de algo. Por exemplo, como baixar o material, 5 dicas para emagrecer de forma saudável, entre outros. Ou seja, o importante é utilizar meios de tornar sua oferta irresistível.
A idéia do copywriting é muito comum no marketing digital para quem trabalha com vendas, mas são várias as atribuições como chamar um usuário a assistir um video, participar de uma pesquisa, ler um post em um blog ou a assinar em plataformas como netflix por exemplo.
Além disso, seu surgimento acontece muito antes da criação e popularização da internet. O termo copy foi usado pela primeira vez por Noah Webster em 1828 com a idéia de algo ou produto que deve ser “copiado” ou imitado através da escrita.
Esse termo perdeu popularidade durante muitos anos até que em 1870 profissionais de jornalismo e imprensa definiram o copywriter como o profissional que escreve anúncios para diferenciá-los dos redatores de notícias. Devido a sua importância ainda hoje nas estratégias de vendas, existem copywriters inteiramente dedicados a essa área.
Existe aquele termo que é o forte CTA (forte chamada para ação), ou seja, o mais importante para o copywriting é passar informações convidando o potencial cliente a tomar uma atitude através de boas práticas de escrita.
Mais quais seriam essas boas práticas para se ter uma boa copywriting? primeiro vamos descrever alguns erros comuns que prejudicam a escrita persuasiva e depois vamos listar algumas das mais poderosas armas do copywriting que são os gatilhos mentais.
E claro chegamos aqui para descrever o ponto chave do copywriting que são os gatilhos mentais. Esses têm por base a idéia de que o comportamento humano possui alguns princípios que o levam a agir de forma automática em certos momentos.
Esses momentos podem ser provocado através dos gatilhos mentais durante uma escrita persuasiva. É claro que não é nenhum plano do mal da nova ordem mundial, esses gatilhos mentais tem o objetivo de acelerar o processo de decisão evitando perda de tempo e energia.
Aliás, Robert Cialdini diz que o comportamento humano é muito suscetível a agir de forma automática em situações de reciprocidade, aprovação social, afeição, autoridade, compromisso e coerência. Segue aí as características de cada um.
A idéia do copywriting é realmente fazer com que o leitor tome uma decisão, seja realizar uma compra ou simplesmente continuar com uma boa leitura em um blog de modo a ficar cada vez mais tempo neste.
A empresa se serve dessa técnica para cativar a atenção de seu cliente com a descrição de seu produto deixando claro que é a melhor para seus problemas.
O copywriting não se resume a simplesmente escrever um texto, na verdade essa é a parte mais simples do trabalho. É necessário fazer toda uma pesquisa para saber quais são as principais necessidades do leitor para apresentar os melhores benefícios da forma mais persuasiva possível.
Se você anunciar uma churrascaria, por exemplo, é essencial descrever onde está localizada e quais são suas melhores opções. Também é importante saber qual tipo de público e escrever de modo específico.
A escrita persuasiva não é algo que se aprende da noite para o dia sendo necessário treinar e se desenvolver a cada dia. Não é dom nem vocação.
O ideal é que os empreendedores treinassem sua escrita já que tem que conhecem seus negócios como mais ninguém, mas se não for o caso também é importante contratar alguém que entenda do assunto, pois uma copy mal escrita pode não trazer o resultado desejado.
Boa tarde
Preciso de auxílio para elaborar um texto Copywriter
Estou me sentindo perdida
Espero retorno