Gatilhos mentais
Por: Fernando C.
24 de Fevereiro de 2021

Gatilhos mentais

Escrita persuasiva

Redação gatilhos mentais

Castilhos Mentais

 

Você já deve saber que o cérebro humano desempenha diversas tarefas automaticamente, Por exemplo, fazer o coração bater, respirar, piscar os olhos, mastigar, etc. Apesar de também podermos controlar esses movimentos, se caracterizam por não exigir atenção completa de nossa parte e funcionar automaticamente.

O marketing digital acredita que o processo de tomada de decisão também pode funcionar de forma automática e tem uma ferramenta com o objetivo de justamente de facilitar esse processo que são os gatilhos mentais.

Os gatilhos pertencem ao foco de estudos da psicologia e seu entendimento por parte dos que têm negócios online é essencial para o sucesso de seus Empreendimentos. Os gatilhos mentais não se referem a hipnose ou manipulação, mas de que todos os seres humanos têm suas motivações e que quando recebem  estímulos corretos os  levam a agir de determinada forma.

Mas para isso é necessário entender o cliente para saber influenciá-los, ou seja, o que ele pensa durante seu processo de decisão e escolher quais são os melhores gatilhos para desenvolver a  melhor estratégia de marketing digital.

Segundo a psicologia, Os gatilhos mentais são situações externas que podem produzir um estado mental favorável ou desfavorável. No caso dos desfavoráveis por exemplo, sintomas emocionais como ansiedade pensamento negativo, entre outros. E no caso dos favoráveis temos alma entusiasmo alegria pensamentos positivos e motivação. 

Como já disse, o ser humano não só pode controlar essas influências como também é uma reação natural reagir a esses estímulos que podem ser planejados ou não. Entretanto esses gatilhos abrem janelas em nosso subconsciente onde há sinais  nos fazem escolher tal coisa ao invés de outra 

Agora imagine um urso polar com uma garrafa de refrigerante na mão, que marca de refri lhe veio a mente? (Coca cola). É aconchegante, qual a possibilidade de você escolher esta marca ao invés de outra?

Entretanto deve-se ter muito cuidado ao utilizar os gatilhos mentais,  para não correr o risco de  abrir janelas traumáticas da memória e criar situações negativas enquanto que na verdade deve passar uma impressão de exclusividade, confiança, etc. 

como usar gatilhos mentais em uma estratégia de marketing digital?

Todos aqueles que trabalham com venda e que dependem disso para viver precisam ter alguma noção de gatilhos mentais e sempre estudar. existe uma infinidade de gatilhos mentais que você pode utilizar e seus devidos momentos e suas devidas formas. Continue a leitura e descubra alguns princípios por trás do funcionamento dos gatilhos mentais e como os sentidos das pessoas são influenciados por eles.

  • Princípio da Autoridade; Nesse  gatilho é importante desenvolver  confiança das pessoas. posicione-se como o líder do mercado em seu setor. Procure passar a intenção de ser melhor do mercado e que realmente sabe o que está fazendo.

As pessoas valorizam muito Alguém que considera superior, ou por hierarquia ou por entender que ela sabe muito mais sobre o assunto.

  • escassez;  esse é um gatilho muito poderoso e possui referência daquela frase  que precisou perder para dar valor. Então quanto mais escasso o produto parece mas as pessoas dão valor. Segundo Daniel Kahneman  a sensação de perda é bem maior do que a de ganhos cerca de uma a três vezes mais. 
  • urgência;  É agora ou nunca,   esse gatilho adiciona um fator temporal evitando a procrastinação de um potencial cliente. Um Bom exemplo disso é o Black Friday onde vários produtos na promoção por determinado tempo.

Isso funciona como um gatilho da escassez mas ao invés do fator produto há uma limitação de tempo, por exemplo, utilizando expressões como só até hoje sua última chance hoje é o último dia, etc. 

 

Exemplos de gatilhos mentais

 

Vimos vários atores que ativam os gatilhos mentais, vamos conferir a seguir alguns exemplos práticos que podemos nós mesmos constatar enquanto navegamos pela internet.

  • No gatilho da autoridade por exemplo, você já viu na tv algum anúncio de produto desenvolvido através de uma tecnologia inovadora e profissionais renomados?

Com certeza passa muito mais confiança do que uma tecnologia barata de alguém que se formou esse ano. Esse gatilho é muito usado na área da saúde, cosmética e até mesmo da tecnologia a fim de agregar respeito e aprovação para seu produto.

  •  no caso do gatilho da escassez  é possível observá-lo em praticamente todos os segmentos do mercado. Geralmente o funciona de forma simultânea com o gatilho da urgência, por exemplo,  produtos  limitados com descontos incríveis e por tempo determinado. Dessa forma acarretam grandes e pulsos de compra.  podemos ver esses gatilhos em todos os setores mas também podemos ver com maior intensidade em determinados períodos  como black friday, Natal, Dia das Crianças, entre outros.
  •  Podemos também citar como o gatilho da reciprocidade por se  extremamente comum principalmente na internet. Uma frase muito conhecida que se refere a ela é que uma ação positiva acarreta uma reação igualmente positiva. 

Por exemplo, você abre um blog e vê uma indicação de download de um eBook gratuito, Uma vídeo-aula gratuita, Teste, amostra, compre tal coisa e só comece a pagar a partir de tal dia, entre outras coisas.

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Fernando C.
Lages / SC
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Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
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