Kiribati! A Ilha do natal
Por: Fernando C.
26 de Fevereiro de 2021

Kiribati! A Ilha do natal

Ciências da Terra Geologia Ciências Clima fauna lugares

kiribati

 

Para quem não conhece, Kiribati é um país que fica num conjunto de ilhas banhadas pelo pacífico e localiza a nordeste da Austrália. Ela possui 33 atolonis corallinus e uma ilha vulcânica e a área de seu território é de 811 mil km. Isso é um pouco maior do que o município paulista de Campinas.

Kiribati se tornou independente em 1979 e também é conhecida como a ilha do natal e abriga o maior atol do planeta que são ilhas oceânicas em forma de anel e possui uma estrutura coralínea e outros invertebrados e formando uma grande lagoa em seu interior sem nenhuma conexão aparente com as rochas da crosta.

Seus conjuntos de ilhas são: ilhas banaba, ilhas gilbert, ilhas phoenix e as espórades equatoriais. Ela tem várias ilhas que foram ameaçadas pelo aquecimento global e devido a grande extensão de kiribati, o lugar abriga a maior área marinha protegida do mundo, principalmente próximo às ilhas Phoenix. Devido a elevação dos mares, Kiribati corre o risco de desaparecer em breve.

Clima 

Quanto ao clima de kiribati, este se localiza em uma região de clima equatorial oceanico e apesar de chuvas controladas sua temperatura é muito alta e possui uma alta umidade relativa do ar o que provoca aquela sensação de sauna praticamente o ano todo. Isso não é problema já que tem água por toda parte para dar um mergulho. Também tem sua estação chuvosa que varia bastante de ano para ano, mas costuma ocorrer entre o mês de dezembro e o mês de março.

O clima dessa região depende de duas áreas. A região intertropical determina o nível de precipitação de chuvas nos atóis do norte enquanto que o pacífico sul, determina o nível de precipitação de chuvas nos atóis do sul. Também temos duas anomalias climáticas que são os fenômenos el nino e la nina.

No fenómeno el niño a zona de convergencia intertropical se move do norte em direção a linha do equador enquanto que no fenômeno la nina, a zona de convergência se move do sul em direção ao equador.

 No que se refere a chuvas, o norte de Kiribati tem pouco mais de precipitação que o sul. Nos atóis do norte, por exemplo, o nível pluviométrico pode chegar até 4000 mm enquanto que nos atóis do sul, a precipitação varia entre 800 e 1100 mm por ano. A ocorrência de furacões é raríssima.

 

Relevo

 

No que se refere a altitude, o kiribati possui 88 metros em seu ponto mais alto e ainda corre o risco de desaparecer em breve por conta de mudanças climáticas. 

      Quanto a sua formação, geralmente é de origem vulcânica. Ou seja, depois que ocorre a explosão, a lava se espalha pelo oceano e dá sustentação a recifes costeiros que começam a se formar. Geralmente os recifes começam a surgir dentro da cratera do vulcão onde há uma grande concentração de minerais e nutrientes e começam a sair para fora dele em busca de ainda mais nutrientes e minerais.

Aos poucos vai formando uma grande barreira em volta de todo o vulcão até formar uma ilhota com o característico formato de anel. Às vezes um atol conta com várias ilhotas e pequenos canais que fazem ligação entre a laguna e o mar aberto.

Segundo especialistas da universidade federal fluminense, os atóis só podem se formar em oceanos tropicais, já que os organismos que formam os recifes de coral só se reproduzem em águas quentes e numa estreita faixa de temperatura. Além disso, a água precisa ser rasa já que alguns desses organismos fazem associação com algas que precisam de luz solar.

Como dissemos, o maior atol do mundo fica em Kiribati e sua extensão emersa tem cerca de 642 km quadrados e isso representa cerca de 70% do território da ilha de natal.

 

Flora e fauna

 

Embora kiribati esteja em um lugar com clima úmido, ela possui poucas espécies de plantas onde predomina principalmente os coqueiros além de outras espécies como o mamão, pandanus, fruta-pão e também alguns arbustos costeiros. temos que considerar também a agricultura onde há o cultivo justamente de mamão, côco, bananas, fruta-pão e alguns tubérculos.

Também precisamos nos referir a kiribati quanto a sua fauna já que a grande biodiversidade de peixes é a principal fonte de renda junto com a agricultura. Mas a fauna não se resume somente à vida marinha, há também um vasto número de aves marinhas e um número ainda maior de aves marinhas migratórias. Além disso, algumas dessas espécies são endêmicas dessa região.

 

Hidrografia 

 

Pelo fato de kiribati se localizar entre vários atóis, é bem comum nesses lugares haver uma grande lagoa em seu centro de origem vulcânica. Além disso, no caso da nossa referida ilha do natal, temos a existência de um grande arquipélago e algumas ilhotas muito próximas uma das outras que formam vários canais rasos mas que quase sempre se comunicam com o oceano.

 

Curiosidades 

 

Existem diversos fatos muito interessantes sobre kiribati que tornam esse país muito diferente e até mesmo incrível sobre vários aspectos que vamos listar aqui;

 

  • o kiribati é um dos primeiros países a comemorar o ano novo por estar muito próximo da linha internacional de data, por exemplo, os moradores de lá estão 16 horas a frente do horário de brasília;
  • kiribati já foi dividido pela linha internacional de datas que é o oposto do meridiano de greenwich, sendo assim uma das partes era terça feira enquanto a outra ainda era segunda. A mudança ocorreu em 1995 quando todo o país passou a ficar em um mesmo meridiano e mesmo fuso-horário;
  • o kiribati tem 33 ilhas, porém, pelo menos 12 estão desabitadas. Esse país também é o único que tem terras nos quatros hemisférios que são norte, sul, leste e oeste. Apesar de haver um grande número de habitantes, as ilhas irão submergir no oceano devido a alterações climáticas;
  • A história não é menos interessante. As ilhas Gilbert, por exemplo, foram habitadas por 5 mil anos, porém só houve contato com povos ocidentais no século XVI através dos navegadores espanhóis.
  • quanto a culinária, é bem pouco conhecida, mas sabe-se que a maioria utiliza o peixe. E por se tratar de várias ilhas, existe grande variedade de especiarias.
  • a música predominante é a folclórica com base no canto e outras vocalizações. São conhecidas músicas de paixão, patriotismo e religião e os instrumentos mais conhecidos são a guitarra e o tambor.
R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil