O que não te contaram sobre demolição
Por: Fernando C.
26 de Fevereiro de 2021

O que não te contaram sobre demolição

Engenharia engenharia civil demolição

Processo de demolição de construções

 

        A demolição é o processo de derrubada de um edifício como casas prédios para a construção de novas estruturas, afinal é um sonho de todas as pessoas ter uma casa própria e muitas vezes a demolição é o primeiro processo de construção. Apesar de parecer fácil do ponto de vista do observador, a demolição exige planejamento e atenção nos mínimos detalhes e o cumprimento de normas de segurança como NR18 e NR33. Além disso, também há a qualificação da empresa responsável pela obra, o descarte dos resíduos e a escolha da melhor técnica para demolição, pois isso influenciará sobremaneira no desempenho do trabalho e na sua segurança.

        Para dar início a uma demolição, primeiro é necessário ter em mãos o alvará de demolição, pois a prefeitura costuma ser extremamente exigente podendo até mesmo aplicar multas de valor proporcional à metragem especificada no IPTU dessa construção, isto é, o alvará é o documento que autoriza a demolição sendo importante começar apenas depois de obtê-lo.

         Após isso é necessário começar a demolição e deve se ter em mente a ordem lógica, mão de obra, equipamentos e descarte de entulhos, afinal de contas, tudo que você pensa antes de demolir se torna um problema a menos durante a execução, e tem mais, se sua obra tem vizinhos é recomendado conversar com eles a respeito do seu trabalho, além de vistorias técnicas, fotos, laudo e até resguardo jurídico para ter ideia de quais problemas estruturais já existiam e quais foram causados pela demolição nos arredores para assim evitar dores de cabeça.

 

Normas de segurança

 

       Durante a demolição é preciso respeitar diversas normas de segurança, principalmente as NR18 e NR33. A NR18 estabelece diretrizes que auxiliam no planejamento e segurança também oferecendo formas de prevenção, um exemplo disso é o que foi dito acima no cuidado com a vizinhança. Também especifica o desligamento ou até retirada de fornecimento de água, energia elétrica, gás, substâncias tóxicas, etc, tudo que possa trazer problemas e até causar acidentes, bem como a retirada de materiais frágeis, como vidros, estuques, etc.

        Já a NR33 tem por objetivo diminuir os riscos de acidentes em espaços confinados. Ela busca avaliar e reconhecer os ambientes confinados, buscando monitorar os potenciais riscos e procurando garantir de forma permanente a segurança e a saúde dos trabalhadores direta ou indiretamente. Vale lembrar que o responsável pela obra deve ser extremamente qualificado para esses trabalhos e quando se trata de uma empresa deve-se observar se elas seguem as normas de segurança com a devida seriedade, por que quanto mais qualificada a empresa menor será o risco de acidentes.



Processos de demolição

 

         Existem diversas formas e técnicas de demolição,  cada uma delas é usada para determinado tipo de construção e onde ela está localizada, tendo cada uma delas suas vantagens e desvantagens. Esses processos de demolição podem ser:

Demolição mecânica;

Demolição através de explosivos;

Demolição manual;

        Na demolição mecânica, temos a utilização de ferramentas e máquinas de grande porte como martelos pneumáticos, escavadeiras, carregadeiras e guindastes. Esse método é empregado para demolir totalmente ou parcialmente determinadas estruturas como paredes, lajes, vigas, coberturas de concreto, estruturas de madeira, etc. 

        As vantagens da demolição mecânica são a rapidez do trabalho, pouca mão de obra (especializada) e baixo custo. Em contrapartida as desvantagens são os altos riscos de acidentes, geração de poeira e ruídos, também é necessário um solo extremamente consistente e a mão de obra apesar de pouca precisa ser extremamente especializada.

        Na demolição por explosivos, é  feita a implosão de grandes estruturas como arranha-céus, pontes e prédios em áreas urbanas onde a preservação das construções vizinhas é muito importante. Os explosivos são colocados em pontos estratégicos de modo a eliminar os principais pontos de apoio de uma estrutura.

        É necessário uma equipe extremamente especializada para este tipo de trabalho para que não haja riscos de acidentes, pois é preciso um planejamento preciso para evitar estragos adicionais indesejados, quais tipos de explosivos usar, onde posicioná-los e como usar o temporizador.

        A demolição manual como o próprio nome já diz utiliza-se de ferramentas manuais, onde o profissional dispõe de maior controle sobre seu trabalho tendo grandes vantagens em demolições parciais. Esse tipo de demolição também é conhecida como demolição sustentável pois permite o reaproveitamento de grande parte dos resíduos gerados por ela.

 

Recolhimento de entulhos

 

         Desde o início até o fim da demolição, se faz necessário o recolhimento dos resíduos gerados por ela. É importante que a empresa responsável seja bem treinada e tenha comprometimento com o meio ambiente para que possa fazer o descarte de forma adequada. Devido a sua importância, o CONAMA (conselho nacional de meio ambiente) aprovou a resolução nº 307 de 2002 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão de resíduos da construção civil. 

 

Certificado de conclusão de demolição 

 

        Com todos os processos de demolição concluídos, é necessário voltar à prefeitura para solicitar o certificado de conclusão de demolição. Para isso existe um técnico da prefeitura responsável por verificar se todas as etapas foram concluídas corretamente. Caso todas as especificações do alvará estejam em dia será emitido o certificado de conclusão de obra.

 

R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil