Projetos Hidráulicos
Fernando C.
em 27 de Fevereiro de 2021

Projetos hidráulicos de instalações hidrossanitárias 

  Os projetos Hidrossanitários são uma etapa importante na construção, pois essas instalações  tendem a causar vários  problemas inconvenientes no futuro e um projeto bem elaborado tem o potencial de evitar muitas dores de cabeça. Por incrível que possa parecer nem todos acham necessário fazer um projeto hidráulico pois pensam que um encanador pode resolver todos os potenciais problemas durante a execução do serviço.

Veremos neste artigo o que são projetos hidráulicos, para que servem, alguns passos de como fazer um projeto, normas técnicas e vantagens de se contratar um projeto.

O projeto hidráulico  faz  mapeamento e o desenvolvimento  completo das tubulações. É um ramo da engenharia dedicada a instalações hidráulicas e sistemas de esgoto. Esse tipo de projeto se preocupa desde a entrada de água quente ou fria até o dimensionamento de todos os seus componentes para sua instalação como bombas, registros, tubulações, válvulas, sifões, caixas de armazenamento e saída de esgoto. Estes são conectados a louças como vasos, pias, tanques e lavatórios devidamente posicionados de acordo com o projeto arquitetônico. 

Também se preocupa em determinar a pressão e a vazão para determinado tipo de encanamento e em trazer sempre o melhor custo benefício e economia a longo prazo. O projeto hidráulico bem feito deve ter impactos positivos em outros projetos de uma construção sendo necessário fazer a compatibilização de todos os projetos. Nesse caso o projeto Hidráulico deve ter informações condizentes com as do projetos arquitetônico e elétrico trazendo possíveis soluções para interferências entre subsistemas.

Esse projeto é importantíssimo pois é através dele que uma construção receberá peças e equipamentos necessários para a instalação e o devido funcionamento de redes de água fria e quente e de redes de esgotos, fossas sépticas, sumidouros e até sistema de captação de captação de água da chuva para um jardim por exemplo. 

Um projeto hidráulico serve também para evitar problemas vários problemas, como por exemplo abrir uma torneira, um chuveiro, ou até uma descarga e perceber que há uma vazão insuficiente, ou ter uma vazão tão excessiva que causa frequentes vazamentos e até avarias nos encanamentos. Isso também demonstra a importância de contratar um projeto hidrossanitário, pois apesar de ser um gasto a mais durante a construção, também revela sua economia  e custo benefício durante sua utilização.

Podemos seguir um planejamento e elaboração de um projeto hidrossanitário através dos seguintes passos:

 

  1. No primeiro passo é necessário consultar e analisar os projetos estrutural e arquitetônico, já que depende desses outros para seu pleno funcionamento.
  2. O projeto de decoração também pode ser analisado, pois todos devem estar interligados para um funcionamento uniforme.
  3. No projeto arquitetônico, costuma estar anexado o memorial descritivo que possui a relação de todos os materiais que serão utilizados, bem como suas marcas e tipos. É muito importante entender sobre o uso de materiais certificados e com garantia de qualidade, além de seguir à risca o que foi recomendado no memorial descritivo para evitar retrabalhos e problemas futuros. 
  4. É recomendado que seja feito o sistema sanitário pois esse inclui o mapeamento do percurso que os rejeitos farão da casa até o sistema de saneamento público da cidade. Isso parece até simples, mas quando são mal projetados podem trazer vários problemas futuros durante a utilização do imóvel como esgoto que não esvazia, mau cheiro dentro de casa, infiltrações, entre outros;
  5. Dessa forma o projeto hidrossanitário deve ter planejamento, sendo feito sempre de modo a integrar todos os projetos, seguindo as normas técnicas e utilizando materiais certificados e de boa qualidade para ter uma obra sem problemas.

Uma norma técnica muito comum no projeto e execução de sistemas hidráulicos é a NBR 5626. Ela se concentra principalmente nas instalações prediais. Essa norma define os requisitos para execução e manutenção de instalações hidráulicas prediais de água fria de modo a garantir bom funcionamento das redes, segurança sanitária e potabilidade da água. Ela também define alguns termos importantes nas instalações e que são fundamentais para auxiliar no projeto garantindo o bom desempenho para esse tipo de instalação.

Algumas dessas definições são:

  • Abastecimento direto: Caso não haja necessidade de reservatórios e a pressão é suficiente para abastecer todo o imóvel. Nesse caso há o risco casual de falta de água;
  • Abastecimento indireto: nesse caso tem a existência de um reservatório sendo necessário um dimensionamento para sua instalação;
  • Água fria: Água em temperatura ambiente
  • Alimentador predial: É a tubulação que abastece a edificação podendo vir de concessionárias (cidades) ou corpos d’água (rural);

Existem muitas outras definições porém essas foram algumas das principais para demonstrar a influência dessa norma nos projetos hidráulicos.

É necessário muita atenção na hora de contratar um profissional para fazer um projeto Hidrossanitário, pois um projeto desses mal elaborado pode trazer vários problemas, prejuízos e dores de cabeça tanto para engenheiros responsáveis pela construção como para o cliente no futuro imóvel.

Lages / SC
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Fernando C. Whatsapp do professor Fernando C. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil