Rondele com creme branco
em 09 de Março de 2021
Projetos hidráulicos de instalações hidrossanitárias
Os projetos Hidrossanitários são uma etapa importante na construção, pois essas instalações tendem a causar vários problemas inconvenientes no futuro e um projeto bem elaborado tem o potencial de evitar muitas dores de cabeça. Por incrível que possa parecer nem todos acham necessário fazer um projeto hidráulico pois pensam que um encanador pode resolver todos os potenciais problemas durante a execução do serviço.
Veremos neste artigo o que são projetos hidráulicos, para que servem, alguns passos de como fazer um projeto, normas técnicas e vantagens de se contratar um projeto.
O projeto hidráulico faz mapeamento e o desenvolvimento completo das tubulações. É um ramo da engenharia dedicada a instalações hidráulicas e sistemas de esgoto. Esse tipo de projeto se preocupa desde a entrada de água quente ou fria até o dimensionamento de todos os seus componentes para sua instalação como bombas, registros, tubulações, válvulas, sifões, caixas de armazenamento e saída de esgoto. Estes são conectados a louças como vasos, pias, tanques e lavatórios devidamente posicionados de acordo com o projeto arquitetônico.
Também se preocupa em determinar a pressão e a vazão para determinado tipo de encanamento e em trazer sempre o melhor custo benefício e economia a longo prazo. O projeto hidráulico bem feito deve ter impactos positivos em outros projetos de uma construção sendo necessário fazer a compatibilização de todos os projetos. Nesse caso o projeto Hidráulico deve ter informações condizentes com as do projetos arquitetônico e elétrico trazendo possíveis soluções para interferências entre subsistemas.
Esse projeto é importantíssimo pois é através dele que uma construção receberá peças e equipamentos necessários para a instalação e o devido funcionamento de redes de água fria e quente e de redes de esgotos, fossas sépticas, sumidouros e até sistema de captação de captação de água da chuva para um jardim por exemplo.
Um projeto hidráulico serve também para evitar problemas vários problemas, como por exemplo abrir uma torneira, um chuveiro, ou até uma descarga e perceber que há uma vazão insuficiente, ou ter uma vazão tão excessiva que causa frequentes vazamentos e até avarias nos encanamentos. Isso também demonstra a importância de contratar um projeto hidrossanitário, pois apesar de ser um gasto a mais durante a construção, também revela sua economia e custo benefício durante sua utilização.
Podemos seguir um planejamento e elaboração de um projeto hidrossanitário através dos seguintes passos:
Uma norma técnica muito comum no projeto e execução de sistemas hidráulicos é a NBR 5626. Ela se concentra principalmente nas instalações prediais. Essa norma define os requisitos para execução e manutenção de instalações hidráulicas prediais de água fria de modo a garantir bom funcionamento das redes, segurança sanitária e potabilidade da água. Ela também define alguns termos importantes nas instalações e que são fundamentais para auxiliar no projeto garantindo o bom desempenho para esse tipo de instalação.
Algumas dessas definições são:
Existem muitas outras definições porém essas foram algumas das principais para demonstrar a influência dessa norma nos projetos hidráulicos.
É necessário muita atenção na hora de contratar um profissional para fazer um projeto Hidrossanitário, pois um projeto desses mal elaborado pode trazer vários problemas, prejuízos e dores de cabeça tanto para engenheiros responsáveis pela construção como para o cliente no futuro imóvel.