Tudo sobre podcast
Por: Fernando C.
27 de Fevereiro de 2021

Tudo sobre podcast

Jornalismo podcast

A importância dos podcast



Os podcasts como ferramentas de marketing digital e produção de conteúdo relevante vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos tempos devido a suas facilidades de acesso.

Sabemos que na atualidade nem todos tem tempo para receber informações em forma de leitura de livros, ebooks, posts e vídeos. Por conta disso o podcast é algo muito prático que pode ser ouvido a qualquer hora do dia e qualquer lugar, e por esse motivo muitas empresas vêm investindo muito em patrocínio ou conteúdos relevantes para o formato de podcast.

Para começar definindo o podcast de forma simples, é o conteúdo produzido e publicado em forma de áudio. É muito parecido com o rádio, mas sua diferença é que ao invés de ser ao vivo, o podcast é gravado e fica disponível para o ouvinte consumir quando quiser além de ser produzido sobre demanda. 

Qual a importância da plataforma podcast

Podemos definir a importância do podcast no que se refere aos seus objetivos onde o principal é compartilhar conteúdo, investir em novas formas de transmitir conhecimento e trazer informações com relação ao mercado.

No que se refere a compartilhar conteúdo, é simplesmente o maior objetivo do podcast. A idéia é escolher um assunto sobre determinada relevância, elaborar um roteiro para um episódio ou série e compartilhar o que se sabe sobre o assunto.

No que se refere a investir em novas formas de entregar conhecimento, o podcast possibilita a entrega de um conteúdo de qualidade da empresa para seu cliente. Isso ajuda a melhorar a reputação da empresa e demonstra o quanto ela domina em conhecimento aquele negócio, além de oferecer maior diversidade de conteúdo possibilitando o cliente escolher o que mais lhe agrada.

O podcast também tem o objetivo de trazer notícias relacionadas ao mercado. Na verdade o seu formato possibilita a propagação de notícias a respeito de qualquer assunto e quanto ao mercado sabemos a importância de trazer informações aos potenciais clientes, já que estes estão cada vez mais conectados na internet. 

Além disso, os consumidores procuram estar sempre atentos à novas informações referentes aos seus interesses e estudos que lhe são necessários.


Como escolher uma plataforma podcast para usar?

No mercado existem uma infinidade de plataformas de podcast onde se pode tanto publicar sua podcast ou entrar como ouvinte. Apesar de existirem algumas plataformas pagas temos também versões gratuitas e o mais interessante de tudo é que grande parte delas são convertidos em aplicativos reconhecidos e usados facilmente no celular.

Entre grandes plataformas de podcast, como spotify e anchor, podemos listar várias peculiaridades de cada um como, por exemplo, um pode ser gratuito, outro pode ser internacional, outro pode ser nacional, ou clássico, etc. Caso você tenha uma podcast e queira publicar, você deve ter um feed de notícias de alguma plataforma para isso. 

Por exemplo, você poderia pensar em publicar em várias plataformas simultaneamente e descobrir que não é uma boa ideia, pois diversas plataformas são interligadas e os podcast vão migrando de um para outro. Este feed de que você precisa para publicar é que deve ser escolhido e uma boa opção é a plataforma anchor que além de ser uma grande plataforma também é gratuita e possui várias opções interessantes de edição que você pode usar antes de publicar além de ser disponível em aplicativo para celular.

É claro que não é uma regra, outra opção muito interessante é o Audacity e assim que fizer a edição e publicar, a própria plataforma irá se encarregar de espalhar seu podcast pela internet e nos principais sites de podcast que veremos a seguir.

 

Quais são as principais plataformas de podcast no mercado atual

 

Veremos agora quais são as principais plataformas e agregadores de podcast que além de serem consideradas as melhores também são as mais famosas e se você está interessado em usar alguma segue uma lista com as melhores.

  1. Spotify; Simplesmente a maior do mundo e uma boa opção para quem quer saber como ouvir podcast. Possui aplicativo e pode oferecer um acervo de conteúdo realmente grande e de forma muito bem organizada. Esta apesar de ser paga é bem acessível
  2. Deezer; muito comum encontrar essa associada a planos móveis de celulares e é muito famosa no Brasil por suas parcerias com companhias de telefone. Em regra funciona bem e vasto acervo de conteúdos sejam nacionais ou internacionais.
  3. Castbox; se você realmente quer ouvir um podcast, esta é muito famosa por ser especializada, ou seja, é completamente voltado para publicação de podcast. É bem organizado e pode-se buscar assuntos em categorias diferentes. Tem aplicativo e possui a vantagem de ser gratuito.
  4. soundcloud; este é gratuito e por conta disso possibilitou o sucesso de muitos artistas, embora a maioria desses sejam internacionais.
  5. Google podcast; este está sob o comando da google e tem a vantagem de fácil utilização possivelmente por ser um dos mais bem organizados do mundo. O serviço é totalmente gratuito e acessível para mobile e browsers bastando apenas logar com a conta do google.

 

Vale a pena apena estar presente em mais de uma plataforma podcast

 

Quanto a presença em mais de uma plataforma podemos ter algumas considerações, por exemplo, se você quer publicar um podcast é necessário apenas uma plataforma pois esta está encarrega da divulgação em outros lugares. Mesmo que seja apenas ouvinte, você pode encontrar uma maior variedade de conteúdo em várias plataformas simultâneas, o que é bom, mas vários produtores divulgam seus podcast em várias plataformas diferentes.

Também vale lembrar que várias plataformas muito boas também são pagas, então quanto mais plataformas maior é o investimento. Entretanto, se você está iniciando e ainda está indeciso é bom entrar em vários deles e testar qual deles é sua melhor opção.

R$ 40 / h
Fernando C.
Lages / SC
Fernando C.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Graduação: biologia-licenciatura (UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci)
" há biologia em tudo, mesmo quando você está se sentindo espiritual." helen fisher.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil