Olá! Se você é brasileiro e quer estudar ou trabalhar fora do Brasil, provavelmente vai precisar de um exame para comprovar sua proficiência na língua do país onde vai morar. Então, por quê seria diferente para estrangeiros que vem para o Brasil? Foi pensando nisso que o governo criou o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), exame que a maioria das universidades brasileiras exige para aceitar alunos que vêm de países que não tem o Português como língua nativa.
A prova é dividida em duas partes, Oral e Escrita. A parte oral é avaliada através de uma conversa feita a partir de perguntas baseadas em imagens usadas no Brasil. Essas imagens geralmente são propagandas de TV, jornal ou revistas, campanhas do governo, ou capas de revistas. Em geral demora cerca de 30 minutos, e você será avaliado, entre outros quesitos, na sua naturalidade da fala, pronúncia e fluência. Já a parte escrita demora um pouco mais, cerca de 3 horas, e é composta de 4 textos. Os dois primeiros textos integram a compreensão oral e a escrita; você irá assistir a um vídeo brasileiro, e escreverá algo relacionado à ele, e depois irá escutar um arquivo de áudio (diferente do vídeo) e também irá escrever um texto relacionado ao mesmo. Os dois últimos textos são criados por você a partir de outros textos - geralmente uma escrita mais ligada ao mundo acadêmico, e outro relacionado ao dia-a-dia dos brasileiros, como um texto de jornal, ou uma publicação em um blog.
O exame é, geralmente, aplicado duas vezes ao ano, e pode avaliar sua proficiência em português em seis níveis, mas você só receberá a certificação se alcançar uma pontuação suficiente para o nível Intermediário.
Se você estiver interessado em fazer a prova e quer se preparar para a mesma, é só entrar em contato comigo aqui mesmo pelo site. Um abraço!
Guilherme Struecker