Conhecendo o Celpe-Bras

A popularidade do Celpe-Bras cresceu muito nos últimos anos. Descubra aqui um pouco mais sobre este teste!

Português para estrangeiros Celpe-Bras
Conhecendo o Celpe-Bras
Guilherme Struecker
em 17 de Julho de 2018

Olá! Se você é brasileiro e quer estudar ou trabalhar fora do Brasil, provavelmente vai precisar de um exame para comprovar sua proficiência na língua do país onde vai morar. Então, por quê seria diferente para estrangeiros que vem para o Brasil? Foi pensando nisso que o governo criou o Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), exame que a maioria das universidades brasileiras exige para aceitar alunos que vêm de países que não tem o Português como língua nativa. 

A prova é dividida em duas partes, Oral e Escrita. A parte oral é avaliada através de uma conversa feita a partir de perguntas baseadas em imagens usadas no Brasil. Essas imagens geralmente são propagandas de TV, jornal ou revistas, campanhas do governo, ou capas de revistas. Em geral demora cerca de 30 minutos, e você será avaliado, entre outros quesitos, na sua naturalidade da fala, pronúncia e fluência. Já a parte escrita demora um pouco mais, cerca de 3 horas, e é composta de 4 textos. Os dois primeiros textos integram a compreensão oral e a escrita; você irá assistir a um vídeo brasileiro, e escreverá algo relacionado à ele, e depois irá escutar um arquivo de áudio (diferente do vídeo) e também irá escrever um texto relacionado ao mesmo. Os dois últimos textos são criados por você a partir de outros textos - geralmente uma escrita mais ligada ao mundo acadêmico, e outro relacionado ao dia-a-dia dos brasileiros, como um texto de jornal, ou uma publicação em um blog.

O exame é, geralmente, aplicado duas vezes ao ano, e pode avaliar sua proficiência em português em seis níveis, mas você só receberá a certificação se alcançar uma pontuação suficiente para o nível Intermediário. 

Se você estiver interessado em fazer a prova e quer se preparar para a mesma, é só entrar em contato comigo aqui mesmo pelo site. Um abraço!

 

Guilherme Struecker

Florianópolis / SC
Graduação: Letras Inglês/Português (Universidade do Contestado)
Olá! Meu nome é Guilherme, tenho formação em Letras Português/Inglês e já dou aulas em escolas e empresas desde 2008. Tenho experiência de trabalho na área no Canadá, Hungria, República Tcheca e, mais recentemente, no México, país onde morava até a metade de 2018. Minhas aulas são sempre baseadas nas necessidades e perfil do aluno. Antes de qualquer coisa, preciso saber o motivo de você querer estudar inglês, e qualquer experiência que você teve aprendendo o idioma antes, tanto boas quanto rui ...
Portuguese for Foreigners at All Levels, Português para estrangeiros - Curso superior, Portuguese with Native Speaker, Português para Estrangeiros para Viagens, Celpe-Bras, Conversação de Português para Estrangeiros, Portuguese For Foreigners
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 45 / aula
Conversar
1ª aula gratuita
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil