Planejamento da Redação no Enem
Hamires C.
em 10 de Julho de 2019

O planejamento da redação deve começar na leitura atenta dos textos motivadores. Depois, ela irá passar pela reflexão sobre o tema e a definição da ideia central (tese) e dos argumentos. Por último, virá a escrita da redação.

Utilize o passo a passo abaixo para se guiar toda vez que for treinar a redação:

1. Leia e reflita sobre os textos motivadores. Faça uma profunda interpretação desses textos e tente relacioná-los uns com os outros. Encontre palavras-chave e identifiue como os textos se relacionam com o tema da redação.

2. Defina as ideias do texto que você vai escrever:

a) A partir da leitura dos textos motivadores e do seu conhecimento, faça uma breve reflexão sobre o tema. Faça essa reflexão em sua mente ou faça um mapa mental em uma folha de rascunho.

b) Defina uma ideia central a defender no texto. Essa ideia deve ser sua opinião ou posicionamento sobre o problema apresentado. É necessário ter claro o problema a ser trabalhado. Exemplo: o tema é a educação de surdos no Brasil. O problema pode ser um entre muitos sob diversos prismas. Você pode escolher, por exemplo, o problema da formação de professores para a educação de surdos. Então, você defenderá uma ideia sobre esse problema.

c) Defina os argumentos que embasarão a ideia central que você defenderá. Eles devem ser em número de dois a três apenas, para que você consiga desenrolá-los ao longo do desenvolvimento. Os argumentos são faces do problema que irão apoiar a ideia central.

3. Planejamento e escrita. Responda às perguntas para você mesmo.

a) Introdução: que tipo de contextualização você escreverá? Você recorrerá a um fato histórico? A uma obra cultural que se relacione com o tema e o problema? Um panorama da temática? Ou, talvez, apenas uma descrição do tema e do problema que será abordado? Trará dados e estatísticas? São muitas as possibilidades para a contextualização. Você deve escolher uma.

b) Introdução: defina a frase que contenha a tese e os argumentos. Deve ser uma frase como no exemplo: “a educação de surdos no Brasil sofre impedimentos, por um lado, pela formação docente inicial não ser consistente para a atenção a esses estudantes e, por outro, pela falta da contratação de professores especialistas.” Note que esse exemplo se refere ao tema dado como exemplo no item 2.b. “A educação de surdos no Brasil sofre impedimentos” é a ideia central. “pela formação docente inicial não ser consistente para a atenção a esses estudantes” é o argumento 1 e “pela falta da contratação de professores especialistas” é o argumento 2.

c) Desenvolvimento: elabore os argumentos. Forneça informações e dados e contextualize esse argumento, dando um panorama geral. Não esqueça também que cada parágrafo deve ter um começo, meio e fim. O começo é uma frase que resuma o argumento que será desenvolvido, e o fim é uma conclusão, um desfecho.

d) Conclusão: faça uma reflexão sobre o que já foi elaborado na tese e nos argumentos.

e) Conclusão: defina uma proposta de intervenção que solucione o problema apresentado. Ela deve ser detalhada! Indique: qual a proposta; quem fará a intervenção; por quais meios; onde; e com qual intenção.

f) Escreva, baseando-se em tudo o que já foi definido. Na introdução você escreverá a contextualização, a ideia central e os argumentos. No desenvolvimento, você escreverá em cada parágrafo sobre um argumento. E, na conclusão, você colocará sua reflexão e sua proposta para solucionar o problema.

g) Após escrita, a redação deve ser revisada para corrigir eventuais erros e melhorar frases antes de passar a limpo na folha definitiva!

Seguindo esses passos, com certeza você escreverá uma redação bem-estruturada, que se adequa ao tema proposto e contém os principais elementos de uma redação no modelo do Enem!

São Paulo / SP
Graduação: Licenciatura em Letras - Português (FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas)
Redação - Geral Como fazer uma Boa Redação Redação no 2º Grau Redação - Aulas Particulares Dissertação Aulas de Redação Redação Online
Professora de redação com metodologia focada no aluno e na relação aluno-professor
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar
Responde em 1 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil