Os surdos cantam?
em 09 de Fevereiro de 2024
Olá. Me chamam de Álgebra. Muitos já ouviram falar de mim mas na maioria das vezes sou vista como difícil ou até impossível de aprender. Já aconteceu de ter uma antipatia por uma pessoa mas depois de conhecê-la melhor passou a perceber suas boas qualidades? Que tal me conhecer melhor?
Você tem príncípio aos escolher seus amigos? Eu também. Um dos princípios para fazer parte de minha família é que duas ou mais coisas, palavras, números tenham uma relação entre si. Como assim? Suponha que tenha ingredientes para fazer um bolo. Se vc aumentar ou diminuir a quantidade de ingredientes, o bolo também vai aumentar ou diminuir. Certo? Há uma relação óbvia entre a quantidade de ingredientes e o tamanho do bolo.
Meu trabalho é mostrar que essa relação é verdadeira. Alguém poderia questionar; e se a quantidade de apenas 1 ingrediente mudou?. Ajudo a analisar qualo efeito isso teria sobre o bolo. Percebeu que faço parte da sua vida?
Algo que também talvez não tenha notado é que costuma fazer representações. No Whatssapp, por exemplo, muitos costumam substituir expressões. Você (VC), por que (PQ), triste( emoji com cara de triste). No cotidiano, costuma usar números e símbolos no lugar de palavras. "Três" (3), décimo segundo (12º), penta-campeão (5 estrelas). Viu que gosta de representar? Eu também. Represento números por letras ou sinais. Assim os números 1,2,3,4 podem ser representados como a, b, c, d.
Não é mais fácil usar numeros? Por que usar letras? Talvez se pergunte. A verdade é que os números são valores exatos. Votemos ao exemplo do bolo. Digamos pra fazer um bolo seja preciso 1 litro de leite. 2 bolos precisarão de 2 litros. E assim, por diante. Seria errado usar 1 litro de leite para fazer 10 bolos. Em vez de dizer na reita 1 litro, usoa apenas a letra l para reprentar a quantidade de litros. O valor de l varia de acordo com o número de bolos.
Mas a dor de cabeça suge quando veem os símbolos que uso. Parece que tô falando em inglês né? Vamos conhecer alguns deles?
= (igualdade); < (menor que);<= (menor e igual); >(maior que);>= (maior e igual);* (multiplicar); / (dividir se estiver entre números, representando frações), I (tal que); {a, b}, as chaves representam conjuntos, a e b representam elementos; [} ou ∅, conjunto vazio; ∀ ( qualquer que seja); ∈ (pertence); ∉ ( não pertence); ∃ (existe); N (conjunto dos números naturais); z (conjunto dos números inteiros); Q (conjunto dos números racionais); I (conjunto dos números irracionais); ℜ (conjunto dos números reais); C (conjunto dos números complexos) ; Df (conjunto do domínio de uma função); f(x) (função); ∑ (somatória ou soma de elementos), ∏ ( multiplicação de vários elementos.
Ah, mais uma dica, quando estivermos falando sobre conjuntos. Letras maiúsculas (A, B. C....) se referem a conjuntos. Letras minúsculas (a, b, c...) se referem a elementos presentes dentro do conjunto.
Agora quando vir esses símbolos, em vez de ficar com medo, lembra eu tô dando uma dica pra facilitar a resposta.
Que bom que não somos mais desconhecidos. Sei que uma amizade é construída á medida que conhecemos mais alguém. Então, não deixe de acompanhar os blogs do professor Hefraim V. para nos entendermos melhor. E quem sabe um dia, nos tornarmos achegados, hein? Eu, a Álgebra, agradeço pela oportunidade de me apresentar.
Não se esquece de ver os outros blogs, hein? Clica no coraçãozinho e deixe suas curtidas e comentários. Eles são muito importantes pra mim. Obrigado.