O ENEM passou e aí?
Por: Hefraim V.
06 de Novembro de 2023

O ENEM passou e aí?

O trabalho continua...

Redação Correção de redação Assuntos que mais caíram no ENEM Como fazer uma boa redação Redação Geral

A maioria dos estudantes deu tudo de si. Exercícios, simulados, leituras, videoaulas e assim vai. Ufa! Um bom descanso é merecido. Afinal, ninguém é de ferro. E agora é só esperar parado pra ver os resultados. Não. O trabalho continua! 

Acredito que muitos estão satisfeitos com o resultado. Toda a preparação valeu a pena. Vale nossos elogios. Porém é apenas o começo. Hoje em dia a pontuação do ENEM é utilizada como meio de ingressar em instituições do ensino superior. Ao escolher o curso leve em conta aquilo que gosta de fazer é claro. Mas veja também quais as áreas mais exigidas pelo ercado hoje em dia.Por exemplo, a tecnologia avança rápido e precisa de pessoas capazes de utilizá-las.Na área de ensino, as disciplinas exatas carecem de profissionais. Pra quem tem coragem, medicina e enfermagemsão boas escolhas.

Mas e se você não foi tão bem? O nervoso e ansiedade atrapalhara? Parece que só caiu o que não estudou? A redação te pegou desprevenido? Calma. O mundo ainda não acabou. Lembre-se  além do ENEM, há vestibulares, concursos, o ENEM 2024 e outras importantes avaliações.

Então, a dica é: aprenda com os erros. Saiba que errar nem sempre é tão ruim quanto parece. Muitas vezes, as questões que errou talvez demore mais tempo pra esquecer. Então, depois de descansar um pouco, analise novamente a prova do ENEM. Tente responder as questões novamente. Dedique mais tempo, revvisando os assuntos que você mais teve dificuldade.  Faça isso até que consiga acertar. Não quero dizer pra ficar insistindo numa questão até lhe dar dor de cabeça. Ningém merece. Se vc não lembrar como resolve uma questão, marque e vai pra próxima. Vc vai ver que à medida que relembra os conceitos, as questões vão ficando menos difíceis.

E a redação? Confusão com as citações, fuga do tema,desvio tangencial, quando até toca no assunto mas não se aprofunda são apenas alguns dos erros mencionados por alguns alunos. Tente de novo.

Pense novamente no tema. Citar ele não quer dizer que vai repetir palavra por palavra do tema central. Na verdade, estará em desvantagem se fizer isso. Antes de começar a escrever o texto, tente organizar suas ideias. Com o que vc concorda ou discorda? Como poderia provar isso? Tente fazer um resumo das ideias. Veja se há uma pergunta ou citação que poderia chamar atenção pro seu texto. A introdução não será mais um problema. A parte principal é o desenvolvimento. Existem vários modelos corretos. O mais simples é de dois parágrafos no desenvolvimento. Um com causa, outro consequência. Ou lado afirmativo, outro negativo. Quando se usa ideias opostas mostra sua imparcialidade, conhecimento e habilidade em organiza-las.

Leia bastante. Esteja em dia com as notícias. Tente avaliar os temas do cotidiano de modo imparcial. Veja se é possivel relacionar determinado assunto com outro seja do presente ou passado. Seu raciocínio está sendo treinado.

Aumente seu vocabulário. No início, o uso de sinônimos pode ser de ajuda. Quando estiver desenvolvendo o texto, reserve um tempo para revisão. Existem palavras desnecessárias? Os vocábulos você, eles, verbo ser, ficar, estar em muitos casos podem ser omitidos sem alterar o sentido.

Na conclusão mostre que levando em conta os argumentos apresentados um fim é natural ou imprescindível. Forneça soluções práticas. Mas não se alongue. Na hora da revisão veja o quanto menos palavras pode usar para expressar o mesmo sentido Evite suposições como talvez, seria. Em vez disso mostre firmeza, portanto, diante disso são alguns conectivos bem apropriados.

Voltou ao ritmo? Bem vindo ao mundo "pós ENEM".  Solicite aulas comigo para uma ajuda personalizada.

Não se esquece de ver os outros blogs, hein?  Clica no coraçãozinho e deixe  suas curtidas e comentários.  Eles são muito importantes pra mim. Obrigado.

Bons estudos!

Contrate meus serviços

R$ 50 / h
Hefraim V.
Itabuna / BA
Hefraim V.
4,2 (5 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 19 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Correção de Redação Redação para ENEM Como fazer uma Boa Redação
Especialização: Educação Matemática (Instituto Líbano)
Matemática mais simples. Comunicação eficiente em libras. aprimorar redação. se possui esses ou objetivos semelhantes, posso te ajudar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil