Diferença entre Língua de Sinais, mímica e classificadores
Por: Hefraim V.
09 de Novembro de 2023

Diferença entre Língua de Sinais, mímica e classificadores

3 conceitos parecidos mas com significados diferentes

Libras Básico Vocabulário Conversação Iniciante Intermediário

Língua de sinais, mímica e classificadores. Os 3 termos envolvem gestos e manipulação das mãos. Mas não são a mesma coisa. Como assim? O primeiro, como o próprio nome já diz é uma língua. Língua é um conjunto organizado de elementos que tornam possível a comunicação entre indivíduos. Um número considerável de surdos usam sinais padronizados para se comunicar, a língua de sinais. Cada país tem sua propria língua e sinais próprios. No Brasil, utiliza-se a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais. Ou em sua nomenclatura com padrão internacional, LSB (Língua de sinais Brasileira). Poucos a conhecem assim. LIBRAS é termo mais difundido. É composta por um alfabeto, conjunto numérico e outros sinais. 

E mímica? Antes de aprender a língua com sinais padrões, alguns indivíduos ou familiares desenvolvem uma maneira descritiva para ser compreendido. Por exemplo alguns podem imitar um cabelo comprido para se referir a mulher e um bigode para homem. De maneira geralos envolvidos costumam entender esses gestos.  O primeiro conceito de mímica. Quer dizer que quando utilizamos LIBRAS, não fazemos mímicas? Longe disso. Por incrível que pareça, grande parte da comunicação com surdos envolve mímicas. Mas não são os sinais padrões, como o sinal para casa, saudade, água e assim por diante. Mas uma imitação de determinadas coisas ou situações. Podemos imitar alguém dorminddo, mastigando, correndo e por aí vai.

Quanto aos classificadores, tem uma função parecida com os advérbios, na lígua portuguesa. Se utiliza da configuração das mãos para descrever objeto, tamanhos, direções e assim por diante. Grande parte dos classificadores são formados pela mesma configuração de mãos de determinadas letras ou números. São muito utilizados. Se alguém quiser desenvolver uma comunicação eficaz em LIBRAS precisa dominar os classificadores. Nas músicas, são usados ainda mais. Vou explicar melhor isso em outro blog.

Deu um nó na cabeça? Calma , vamos aos exemplos. Veja a frase: O menino insistiu em pedir pro pai comprar uma bicicleta. Ao traduzir, em LIBRAS, poderíamos usar os sinais de "homem", "criança", "pedir". "pai", "comprar", "bicicleta". Sinais específicos de LIBRAS.  Ao mesmo tempo, poderíamos imitar uma criança pequena, olhando para cima, para pai, puxando a roupa do pai vária vezes, ou ate pisando no cão e chorando para indicar a insistência. São mímicas. Com auma das mãos abertas, dedos juntos, virada para baixo, descerevemos o tamanho do menino e do pai. Talvez, com o dedo indicador voltado para cima, e levado para frente váris vees, indicamos a criança indo várias vezes até o pai. Essas configurações de mãos são os classificadores.

Outro exemplo. O sol está brilhando e faz muito calor. Há sinal específico para "sol". O movimento de olhar pro sol quente, com os olhos fechando, sacudir a camisa, por causa do calor, enxugar o suor são mímicas. As mãos configuradas em "C", no alto, mostraria a posição e formato do sol. Os dedos indicadores, passando ao lado do rosto indicariam o suor. As mãs abertas trazidas de cima para baixo com os dedos em movimento mostraria o brilho. Já sabemos. São os classificadores.

Como vimos, ao nos expressar em LIBRAS, utilizamos tanto os sinais oficiais, quanto as mímicas e classificadores. Eles junto com expressões faciais e corporais facilitam a compreensão.

Se tiver interesse em ver essa explicação na prática, acessa o link. Tenha uma aula comigo

Não se esquece de ver os outros blogs, hein?  Clica no coraçãozinho e deixe  suas curtidas e comentários.  Eles são muito importantes pra mim. Obrigado. Até mais.

R$ 50 / h
Hefraim V.
Itabuna / BA
Hefraim V.
4,2 (5 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 19 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Conversação em Libras Cultura em Libras Vocabulário de Libras
Especialização: Educação Matemática (Instituto Líbano)
Matemática mais simples. Comunicação eficiente em libras. aprimorar redação. se possui esses ou objetivos semelhantes, posso te ajudar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil