Os surdos cantam?
Por: Hefraim V.
09 de Fevereiro de 2024

Os surdos cantam?

Música em LIBRAS

Libras Cultura Surda Cultura

Muitos se perguntam: Os surdos cantam.  A resposta depende do que entende por "cantar". Certa fonte define canto como  o ato de produzir sons musicais utilizando a voz, variando a altura de acordo com a melodia e o ritmo. Alguns surdos oralizados cantam e tocam instrumentos musicais. A maior parte dos surdos, no entanto tem dificuldade em se expressar através da fala. Mas de certa forma, podemos dizer que os surdos "cantam". Como? Hoje em dia há uma quantidade considerável de versões de músicas em LIBRAS. Mesmo nas línguas faladas, a tradução literal não é usada. Por isso,chamamos de "versões" , não "traduções". Mantêm-se o ritmo, utilizando palavras que rimam e conseguem transmitir o sentidoda música original.

Em LIBRAS, há um processo parecido. Em geral, tradutores experientes, tanto surdos como ouvintes, utilizam os sinais e sobretudo, os classificadores para transmitir a ideia original da música. Ressaltando a importãncia dos clasificadores. Como podem ser usados em variados contextos, nas canções eles são usadospara criar uma "rima" ou congruência musical. Mais que isso transmitem sentimentos, ritmo, velocidade além de facilitar a imaginação.

Após o processo de elaboração, profissionais bem capacitados, mesmo surdos, atuam como "maestros". Enquanto sinalizam, os demais surdos o imitam ao mesmo tempo formando um impressionante "coral". Não é de admirar que mesmo aqueles que não entendem a lígua de sinais se maravilhem e se emocionem ao verem os surdos "cantando" juntos.

Mas não basta querer para ser um intérprete musical. Primeiro, há um processo para que alguém saia do nível de comprrensão e comunicação avançada e LIBRAS para se tornar um intérprete. Após isso, entender a cultura surda, a expressão de seus sentimentos e o trabalho conjunto com outros intérpretes pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Sinto muito dizer, mas nem todas as musicas em LIBRAS encontradas online passaram por um processo aceitável de produção. Por isso, nem todas tem excelente qualidade.  É claro que essas iniciativas mostram o apreço de muitos pelos surdos e seu desejo de que compreendam músicas, hinos e se sintam incluídos em determinado grupo. Tais pessoas merecem nossos sinceros elogios. Mas para mostrar sinceridade muitas dessas músicas passam osentimento da língua portuguesa ou falada em determinado país. Mas é preciso mais que isso.

É necessário transmitir mais que uma ideia parcial, criar prazer,tocar o coração dos surdos.

Nesse sentido podemos afirmar que "sim". Os surdos "cantam", dançam o que torna a lígua de sinais mais emotiva, alegre e inclusiva.

Depos de ler essa matéria, qual sua opinião? Se alguém lhe perguntasse "Os surdos cantam?", qual seria sua reposta. Fiquem à vontade para deixarem seus comentários abaixo. Não se esqueça~m de conferir os outros artigos do blog. Acredito que gostarão muito.

R$ 50 / h
Hefraim V.
Itabuna / BA
Hefraim V.
4,2 (5 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 19 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Libras Infantil Libras para Adultos Conversação em Libras
Especialização: Educação Matemática (Instituto Líbano)
Matemática mais simples. Comunicação eficiente em libras. aprimorar redação. se possui esses ou objetivos semelhantes, posso te ajudar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil