Semelhanças e Diferenças entre LIBRAS e ASL
Por: Hefraim V.
29 de Outubro de 2023

Semelhanças e Diferenças entre LIBRAS e ASL

O que é ASL? O que tem a ver com LIBRAS. Vamos conversar mais sobre isso.

Libras Vocabulário

LIBRAS é bastante confundida com Braile. Ambas são ferramentas de inclusão. Mas a segunda é direcionada para os cegos ou deficientes visuais. Já a primeira, conhecida como "Língua Brasileira de Sinais" é utilizada pelos surdos ou deficientes auditivos e por aqueles que desejam se comunicar com eles. Ambas têm algo em comum. Não são universais. Ou seja, os surdos brasileiros não utilizam os mesmos sinais que os americanos, japoneses e por aí vai.

Foi desenvolvido um padrão internacional para nomeação das línguas de Sinais. Segundo ele, aqui no Brasil, o canal de comunicação com surdos é LSB (Língua de Sinais brasileira). Quer dizer que LIBRAS está errado? Absolutamente não. Para simplificar LIBRAS é como conhecemos aqui no Brasil. LSB, como é identificada pelo mundo. Não dá no mesmo? Por que é importante saber isso? Assim podemos compreender melhor o modo como outras línguas de sinais são chamadas. Nos Estados Unidos, há a a ASL ( American Sign Language) ou Língua de Sinais Americana.

Todas nã usam as mãos? Não poderiam ser iguais. De forma rápida sim. Porém, as línguas de sinais são visuaise se baseiam na forma como os surdos percebem o cotidiano. Isso muda de país pra país, já que em cada lugar há uma cultura e modos de visão diferentes.   

Assim como o português adota algumas palavras e expressões do inglês, o mesmo ocorre com as línguas de sinais. O sinal de "OK" é um exemplo disso. Já se tornou muito comum o sinal que representa a expressão "I love You", para expressar amor, aqui no Brasil. 

Existem sinais que tem sentido e forma, bem parecidos. Um exemplo disso, é "Open", "abrir" e "close", fechar.

Outros sinais embora articulados de maneira parecida tem sentidos diferentes. Como "não", em LIBRAS,lembra bastante o sinal de "where" (onde), em ASL.

Ambas as línguas são fascinantes. Vale a penas dedicar-se para aprender uma ou ambas. Isso não irá beneficiar apenas os surdos. Mesmo os ouvintes usufruem bons resultados. Entre esses, aumento da cultura, expansão da visão de mundo, novas amizades e um profundo senso de realização.

Sou o Professor Hefraim. Se desejarem aulas, podem entrar em contato comigo.  Meu zap é 73988659106.

Não se esquece de ver os outros blogs, hein?  Clica no coraçãozinho e deixe  suas curtidas e comentários.  Eles são muito importantes pra mim. Obrigado.

                          

R$ 50 / h
Hefraim V.
Itabuna / BA
Hefraim V.
4,2 (5 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 19 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Conversação em Libras Cultura em Libras Vocabulário de Libras
Especialização: Educação Matemática (Instituto Líbano)
Matemática mais simples. Comunicação eficiente em libras. aprimorar redação. se possui esses ou objetivos semelhantes, posso te ajudar.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil