Biologia: Tendências ENEM
Por: Hélio A.
07 de Setembro de 2020

Biologia: Tendências ENEM

Biologia Vestibular ENEM

BIOLOGIA: MATÉRIAS COM MAIORES TENDÊNCIAS NO ENEM

Nota: toda e qualquer informação aqui é especulativa e com base em fontes empíricas (estudando as provas anteriores) e em outros sites que serão citados ao fim deste texto.

Nota 2: ao dizer aqui que uma questão é difícil, não me refiro somente à dificuldade de respondê-la por ser um conteúdo complexo ou pouco estudado pelos vestibulandos em geral, mas são questões com valores maiores. Isto é, poucas pessoas acertam e pode se tratar de um ponto a mais muito importante caso seja possível resolver esse tipo de questão.

 

  1. ENEM: levando em conta que esta prova realiza constantes interdisciplinaridades, relações constantes de biologia com química, geografia e até mesmo história devem ser levados em conta, além de relações com processos atuais (E.g.: meio ambiente, preservação, etc).

Segue abaixo uma lista com as principais matérias mais recorrentes no ENEM 

  • ECOLOGIA: associações com ecologia, geografia e atualidades são recorrentes no sistema ENEM e, sem dúvida, representam boa parte da prova. Não costumam ser questões de nível difícil (não são muitos que erram questões desse tipo), então faz-se necessário bom domínio sobre essa área. “A Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio que estão inseridos. De populações até biomas, é o conteúdo que de longe cai mais no Enem (normalmente contextualizando com questões ambientais e/ou mudanças climáticas).”
  • CITOLOGIA: célula e material genético: características das células eucariota e procariota são, de longe, temas que constantemente têm sido abordados em diversos vestibulares nos últimos anos devido aos avanços tecnológicos em biologia molecular. É de extrema importância compreender o metabolismo celular. Foque também em processos de divisão celular de células de todos os tipos, dando enfoque também à reprodução de plantas (gimnosperma e angiospermas principalmente). A compreensão de como funciona o DNA e RNA nas células e suas organelas também são necessárias e muito recorrentes em biologia. Por fim, citologia é um tema importante a ser estudado (em geral, para qualquer vestibular).
  • FISIOLOGIA: estudos de tecidos, sistemas e funções do organismo (animal, fungo e vegetal), com enfoque no sistema nervoso animal  sendo o mais complexo, mas não muito recorrente, apesar de ser muito estudado atualmente e, por isso, pode aparecer como uma questão difícil), o estudo sobre a anatomia e a fisiologia humana e métodos contraceptivos.
  • MICROBIOLOGIA: “Bactérias, fungos e protozoários são todos microrganismos estudados pela microbiologia. Destaque aqui especificamente para o vírus, que costuma aparecer mais.” É importante lembrar que estes estão fortemente relacionados com soros e vacinas imunizadoras, levando em conta questões atuais como a dengue, Zika, febre amarela, etc.
  • GENÉTICA: um dos temas mais relevantes em biologia nas provas. Tradução, transcrição, replicação, funcionamento do DNA, RNA, etc. É fundamental para garantir questões difíceis. Podemos citar aqui também a questão de transgênicos [o que são? Quais (des)vantagens podem trazer?]. Além de questões indissociáveis a variabilidade genética, tais como mutações e seus aspectos positivos e negativos à manutenção da vida de uma população.
  • ORIGEM DA VIDA & EVOLUÇÃO: entenda que estas são matérias indissociáveis. Não somente o ENEM, são temas cobrados em diversos vestibulares. “Há perguntas que cobram a discussão teórica das diferenças entre as teorias de Lamark e Darwin, os mecanismos de formação das espécies e estudos de caso, como o clássico exemplo da seleção natural agindo sobre as mariposas branca e pretas durante a revolução industrial na Inglaterra”.
  • BIOENERGÉTICA: Os processos de obtenção de energia: fotossíntese, fermentação e respiração celular e suas relações com o cotidiano: esportistas e fermentação dos músculos, fabricação de alimentos por meio de processos bioenergéticos (pães, bolos, queijos e bebidas), e relações de fotossíntese em determinados biomas, sequestro de carbono… São temas contemporâneos recorrentes em diversos vestibulares. Principalmente no ENEM. Muito foco em doenças nacionais, principalmente ciclo do barbeiro, malária e outros que também venham à tona pela mídia.
  • LEIS DE MENDEL E HEREDITARIEDADE: ainda com enfoque em genética, se trata da parte “matemática” da biologia. Questões envolvendo a definição de fenótipo e genótipo são previsíveis e não costumam ser difícil. "Apesar de serem questões simples geralmente a distração e o cansaço levam o vestibulando ao erro", diz Neves, do Cursinho do XI.
  • FLUXO ENERGÉTICO: a matéria e energia existentes não são perdidas nem criadas. Elas simplesmente existem e se transformam. É importante compreender como a energia flui entre os sistemas e, assim, desenvolver esse tipo de conceito em cadeias e teias alimentares (produtores, consumidores primários, consumidores secundários, terciários, etc), compreendendo porque nenhuma cadeia em si pode ser infinita ou muito grande. Além dos processos de decomposição e nichos ecológicos.
  • ÁGUA, LIXO E PROBLEMAS AMBIENTAIS: talvez este tópico devesse ser abordado em ecologia, mas o tema água chega a ganhar uma relevância especial, uma vez que pode ser discutido em questões de geografia, tratando da eutrofização de águas e crescimento de algas, sendo necessário saber as consequências desses processos. Foi o mais assíduo nas sete edições do Enem desde 2009 (JESSICA LAURITZEN, 2016). É de extrema importância compreender questões relacionadas ao uso da água na sociedade (indústrias, domésticos, energia, etc).
  • CICLO DO CARBONO E NITROGÊNIO: trata-se, basicamente, de mais um tema de bioenergética, mas que também merecem atenção especial para o ENEM (e demais vestibulares). Compreender desde a fixação do carbono (que ocorre pelo ciclo de Calvin) à sua liberação na atmosfera; compreender as formas que o nitrogênio circula pelo ambiente: forma gasosa, nitrato, nitrito, etc.
  • GRUPOS DE SERES VIVOS: diferenciação e conceitos de evolução podem ser abordados como questões difíceis no enem (mas como questões recorrentes na Comvest - Unicamp). Conceitos básicos que diferem determinados grupos (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e determinadas características (E.g.: mamíferos são caracterizados por possuírem pêlos e glândula mamária; Vertebrados são caracterizados por coluna vertebral; Vegetais são caracterizados por possuírem células eucariotas com cloroplasto, sendo capazes de (na maioria das vezes) produzirem seu próprio alimento (exceção de plantas parasitas).)




Referências:

  • GONÇALVES, João Victor. As 5 matérias de Biologia que mais caem no ENEM. 2016. Disponível em: <https://geekiegames.geekie.com.br/blog/os-5-conteudos-de-biologia-enem/>. Acesso em: 25 jul. 2016.
  • RODRIGUES, Lucas. Guia de estudos: confira 10 temas essenciais de biologia. 2013. Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/16/guia-de-estudos-confira-10-temas-essenciais-de-biologia.htm>. Acesso em: 16 ago. 2013.
  •  LAURITZEN, Jéssica. Veja os 10 assuntos mais recorrentes em cada disciplina no Enem: Levantamento de professores analisou todas as provas do exame desde 2009. 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/enem-e-vestibular/veja-os-10-assuntos-mais-recorrentes-em-cada-disciplina-no-enem-20210629>. Acesso em: 03 out. 2016.
  • Autor desconhecido. Confira os assuntos que mais costumam cair nos vestibulares: Professores de cada matéria levantam os principais temas que aparecem nas provas. Professores de cada matéria levantam os principais temas que aparecem nas provas. 2013. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/confira-os-assuntos-que-mais-costumam-cair-nos-vestibulares/>. Acesso em: 16 maio 2013.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil