O que são biossenssores?
Por: Hélio A.
07 de Setembro de 2020

O que são biossenssores?

Biologia Biotecnologia Vestibular Ensino Fundamental Ensino Médio ENEM Reforço escolar Curso superior

Biossensores são pequenos dispositivos que utilizam componentes biológicos como elementos de reconhecimento, ligados a um sistema de detecção, transdução e amplificação do sinal gerado na reação com o alvo. Tais dispositivos combinam um componente biológico, que interage com um substrato alvo, a um transdutor físico, que converte os processos de biorreconhecimento em sinais mensuráveis (WANG, 2000; PATHAK et al, 2007). São mecanismos consideravelmente fáceis de serem produzidos e altamente específicos, seletivos (Calil, S.D. e Paulo Silva, R. Q, 2011).

A aplicação ambiental de biossensores envolve processos de avaliação de risco ambiental como: monitoramento (screeing), biodisponibilidade e avaliação de efeitos de toxicidade (Barrocas, P. R. G., 2014). Alguns exemplos de aplicação dessa biotecnologia, segundo Mozaz et al. (2005), citado por Barrocas (2014), podem ser: identificar a presença de pesticidas e hormônios vegetais em rios através da transdução de um sinal que leve a uma reação de bioluminescência; análises eletroquímicas de amostras de água de rio na identificação de DNA de algum organismo patogênico; análise de toxicidade de águas subterrâneas ou de resíduos através de bactérias ópticas ou eletroquímicas; entre outras formas de aplicação.

Biossensores possuem um campo amplo no futuro quanto à sua aplicação no mercado e sociedade quanto ao melhoramento de tecnologias de transdutores, desenvolvimento de novos bioelementos aplicáveis, aplicações em biorremediações de águas, etc.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil