
DICAS DE VIAGEM/INTERCAMBIO

em 08 de Maio de 2018
Como disse no post anterior, criei para meus alunos um roteiro que divide a cidade em 3 breves roteiros:
1) Vaticano, Lungotevere e Piazza del Popolo.
2) Roma barroca (que dividirei em Igrejas, Palácios, Praças e Fontes)
3) Roma antica
Vou dar continuaçao ao meu 1° roteiro.
ROTEIRO 1: Vaticano, lungotevere e Piazza del Popolo
Comecei falando sobre a visita ao Vaticano (leia aqui).
Essa parte talvez leve meia jornada. Depende da fila e do teu interesse e rapidez.
Ao sair do Vaticano, pela Piazza San Pietro, siga sentido o Lungotevere. Mas o que é o Lungotevere?
Bom, Tevere é o rio principal da cidade (Tibre em português). Sempre que vocês encontrarem a palavra Lungo como prefixo e após o nome de um rio (lungoarno, lungopo, lungoadige e etc), significa a margem daquele rio.
E por qual motivo isso é interessante?
Bom, vamos là. Saia da Piazza San Pietro e siga a Via della Conciliazione. Voce encontrará o Lungotevere, mas na frente terá o Castel Sant'Angelo com uma das pontes mais lindas de Roma, a Ponte do Castel Sant'Angelo.
Se quiser, faça uma visitinha ao castelo, mas pegue a ponte e siga o Lungotevere do outro lado (no sentido oposto ao Vaticano).
Já na próxima ponte, é possível avistar o Palazzo della Giustizia. E para quem conhecer o Palácio da Justiça de SP, observará uma certa semelhança!
;)
Continuem o Lungotevere até a próxima ponte (Ponte Cavour). Na esquina vocês verão uma igreja e um complexo chamado Ara Pacis ou Mausoleo di Augusto. O Ara Pacis é um altar em mármore que o imperador Augusto fez dedicado à deusa Pax (Paz).
Apòs essa visita, peguem a rua Via di Ripetta ou a Via del Corso e sigam até a Piazza del Popolo.
Essa praça, para mim, é uma das mais interessantes.
Primeiro porque ao fundo (perto de uma "Porta"), se encontra a Chiesa Santa Maria del Popolo, con obras de Pinturicchio, Bernini e Caravaggio.
Segundo, porque há uma escadaria que te leva ao Pincio, um Belvedere (mirante) que nos permite apreciar do alto o Vaticano.
E terceiro e mais intrigante, é que há uma simetria curiosa nesta praça.
Para apreciar essa simetria, saia da igreja Santa Maria del Popolo e tente colocar o obelisco no meio do teu campo de visão. Você verá as duas igrejas gêmeas, mas preste atenção no restante! E' magnifico!
E nesta praça eu termino o roteiro n° 1.
Se sobrou um tempinho, que tal visitar o Parco Borghese? Neste parque tem a Galleria Borghese, mas para entrar apenas com reserva antecipada!!!!
Ou entao, que tal pegar a Via del Corso e seguir o roteiro em vermelho do mapa acima? Veja mais aqui
Em um próximo post, falarei dos outros roteiros por Roma. Mas enquanto isso, visitem meu blog: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!