Visitando o Vaticano
Por: Juliana M.
22 de Fevereiro de 2015

Visitando o Vaticano

Italiano Turismo

Você acabou de chegar em Roma. Jà listou um monte de igrejas, praças e palácios a visitar na cidade. Abriu o mapa, viu onde está e pensou: “O que faço agora?”

Vou dar algumas dicas.

Eu criei para meus alunos um roteiro que divide a cidade em 3 breves roteiros:

1)      VaticanoLungotevere e Piazza del Popolo.

2)      Roma barroca (que dividirei em IgrejasPalácios, Praças e Fontes)

3)      Roma antica

Claro que essa divisão é bem superficial e voltada para o turismo, mas ajudará quem decidir conhecer Roma em poucos dias. 

 

ROTEIRO 1: Vaticano, lungotevere e Piazza del Popolo

Reserve um dia inteiro para esse roteiro. Acorde bem cedo e và para o Vaticano. 

Ali tem, além da Basílica de San Pietro e da praça homônima, os Museus do Vaticano (sim, ao plural). Você deve estar se perguntando: "Ué, e a Capela Sistina? A professora esqueceu do principal!".
Na verdade não esqueci não. Os guias é que esquecem de dizer que a Sistina é uma das salas do imenso complexo de Museus do Vaticano. Vc não poderá comprar um bilhete apenas para a Sistina (não que eu saiba). Até porque, tem tanta, mas tanta riqueza por lá, que não vale a pena apenas entrar para ver a Sistina.

Um super conselho: entrem no site do Vaticano e comprem o bilhete antecipadamente. Melhor ainda se vcs comprarem para o primeiro horário. Uma aluna, prof. de Artes, chegou cedo e ficou esperando a abertura dos portões. Saiu correndo e foi direto para a SISTINA, apenas pelo prazer de chegar antes dos guardinhas e apreciar o teto deitada no chão (que é proibido). Depois ela calmamente retornou para as outras salas do museu.

Ao lado da Sistina (na verdade a sala anterior a ela), temos as salas de Raffaello. Entre os diversos afrescos maravilhosos que esse grande pintor fez está a Escola de Atenas!

Depois de muito circular por lá, saia e vá em direção à Piazza San Pietro. A praça em si vale alguns bons minutos de admiração (esqueça fotos.. esqueça selfis, tem muita coisa a ser apreciada). Primeiro pelo seu formato. Uma grande parte retangular (em frente a igreja e acessível apenas para quem decide entrar na basílica) e outra obliqua, circundada de colunas (conhecida como Colonato di Bernini).
Procure o ponto central deste colonato para ver um interessante "ilusionismo" criado pelo arquiteto barroco.
Além das colunas, há duas fontes e um obelisco central.

Agora só te resta entrar na imensa Basilica di San Pietro!
A fila geralmente é longa. Se estiver calor, nem pense em tentar entrar mostrando o joelho e o colo. Eu estava de vestido longo. Nao era decotado, mas mostrava meus braços e meu pescoço. Como eu sabia da chatice, tirei da mochila uma camisetinha e assim entrei.

Antes de entrar pelas portas gigantescas da igreja, aprecie a Piazza. E' um angulo bem diferente!

Ao entrar, vocês verão um aglomerado de pessoas do lado direito. E' que ali, protegida por vidro, se encontra uma das maiores obras de Michelangelo, a Pietà

A maioria das esculturas e quadros ali presente são réplicas! Mas vale a pena dar uma olhada! O que encanta nesta igreja é seu tamanho. Olhe para o teto, você se sentirá pequena/o ali dentro!
A próxima grande obra de arte ali presente é o Baldachino di Bronzo, do Bernini. Esse baldaquino tem nada mais, nada menos que 29 metros de altura e é estupendo. Ele se encontra bem abaixo da cúpula de Michelangelo!

Ainda no complexo da basílica, você poderá subir na cúpula e apreciar Roma nas "alturas" ou comprar bilhete antecipado para visitar a necrópole!


Essa parte do Vaticano, talvez leve meia jornada. Depende da fila e do teu interesse e rapidez. 

Nao se esqueça de ver o post Visitando o LungoTevere e Piazza del Popolo.
 

E em um próximo post, falarei dos outros roteiros por Roma. Mas enquanto isso, visitem meu blog: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil