Visitando o Vaticano

Italiano Turismo
Visitando o Vaticano
Juliana M.
em 22 de Fevereiro de 2015

Você acabou de chegar em Roma. Jà listou um monte de igrejas, praças e palácios a visitar na cidade. Abriu o mapa, viu onde está e pensou: “O que faço agora?”

Vou dar algumas dicas.

Eu criei para meus alunos um roteiro que divide a cidade em 3 breves roteiros:

1)      VaticanoLungotevere e Piazza del Popolo.

2)      Roma barroca (que dividirei em IgrejasPalácios, Praças e Fontes)

3)      Roma antica

Claro que essa divisão é bem superficial e voltada para o turismo, mas ajudará quem decidir conhecer Roma em poucos dias. 

 

ROTEIRO 1: Vaticano, lungotevere e Piazza del Popolo

Reserve um dia inteiro para esse roteiro. Acorde bem cedo e và para o Vaticano. 

Ali tem, além da Basílica de San Pietro e da praça homônima, os Museus do Vaticano (sim, ao plural). Você deve estar se perguntando: "Ué, e a Capela Sistina? A professora esqueceu do principal!".
Na verdade não esqueci não. Os guias é que esquecem de dizer que a Sistina é uma das salas do imenso complexo de Museus do Vaticano. Vc não poderá comprar um bilhete apenas para a Sistina (não que eu saiba). Até porque, tem tanta, mas tanta riqueza por lá, que não vale a pena apenas entrar para ver a Sistina.

Um super conselho: entrem no site do Vaticano e comprem o bilhete antecipadamente. Melhor ainda se vcs comprarem para o primeiro horário. Uma aluna, prof. de Artes, chegou cedo e ficou esperando a abertura dos portões. Saiu correndo e foi direto para a SISTINA, apenas pelo prazer de chegar antes dos guardinhas e apreciar o teto deitada no chão (que é proibido). Depois ela calmamente retornou para as outras salas do museu.

Ao lado da Sistina (na verdade a sala anterior a ela), temos as salas de Raffaello. Entre os diversos afrescos maravilhosos que esse grande pintor fez está a Escola de Atenas!

Depois de muito circular por lá, saia e vá em direção à Piazza San Pietro. A praça em si vale alguns bons minutos de admiração (esqueça fotos.. esqueça selfis, tem muita coisa a ser apreciada). Primeiro pelo seu formato. Uma grande parte retangular (em frente a igreja e acessível apenas para quem decide entrar na basílica) e outra obliqua, circundada de colunas (conhecida como Colonato di Bernini).
Procure o ponto central deste colonato para ver um interessante "ilusionismo" criado pelo arquiteto barroco.
Além das colunas, há duas fontes e um obelisco central.

Agora só te resta entrar na imensa Basilica di San Pietro!
A fila geralmente é longa. Se estiver calor, nem pense em tentar entrar mostrando o joelho e o colo. Eu estava de vestido longo. Nao era decotado, mas mostrava meus braços e meu pescoço. Como eu sabia da chatice, tirei da mochila uma camisetinha e assim entrei.

Antes de entrar pelas portas gigantescas da igreja, aprecie a Piazza. E' um angulo bem diferente!

Ao entrar, vocês verão um aglomerado de pessoas do lado direito. E' que ali, protegida por vidro, se encontra uma das maiores obras de Michelangelo, a Pietà

A maioria das esculturas e quadros ali presente são réplicas! Mas vale a pena dar uma olhada! O que encanta nesta igreja é seu tamanho. Olhe para o teto, você se sentirá pequena/o ali dentro!
A próxima grande obra de arte ali presente é o Baldachino di Bronzo, do Bernini. Esse baldaquino tem nada mais, nada menos que 29 metros de altura e é estupendo. Ele se encontra bem abaixo da cúpula de Michelangelo!

Ainda no complexo da basílica, você poderá subir na cúpula e apreciar Roma nas "alturas" ou comprar bilhete antecipado para visitar a necrópole!


Essa parte do Vaticano, talvez leve meia jornada. Depende da fila e do teu interesse e rapidez. 

Nao se esqueça de ver o post Visitando o LungoTevere e Piazza del Popolo.
 

E em um próximo post, falarei dos outros roteiros por Roma. Mas enquanto isso, visitem meu blog: OsAmigosdeMochila ou o site Turistando.in!

 

17 avaliações
São Paulo / SP
Graduação: Letras: Português e Italiano (Universidade de São Paulo)
Preparatório CILS Italiano com Material Incluso Preparatório para proficiências de mestrado e doutorado em Italiano Italiano - Gramática e Conversação Italiano - Viagens Italiano - Conversação Cultura Italiana
** Sem horàrio até a Pàscoa! ** Me formei em língua e literatura italiana pela USP em 2005 e desde então ensino italiano para pessoas de todas as faixas de idade e necessidades; individuais ou em grupo, no nível elementar ao avançado e conversação, incluindo curso de proficiência para mestrado e d ...
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 80 / aula
Conversar Whatsapp do professor Juliana M. Whatsapp do professor Juliana M. WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 24 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil