A Biologia Ensinada no Ensino Médio
Por: Lavinia P.
16 de Janeiro de 2019

A Biologia Ensinada no Ensino Médio

A Biologia e o Ensino Médio no Brasil

Biologia Geral ENEM Vestibular Profissional Ciências Provas Exercícios Básico

 

Há anos que os conteúdos ensinados em sala de aula, não somente em biologia, mas também em outras disciplinas, são extremamente engessados no currículo escolar. Os professores seguem uma ordem determinada do que deve ser ensinado e na maioria das vezes abordam os temas de forma inteiramente conteudista. Essa mesma biologia, sobrecarrega os estudantes com diversos conceitos, nomes estranhos e se aprofunda muito em alguns conteúdos, mas ao mesmo tempo não mostra sua significância no cotidiano do aluno. Da mesma forma, a biologia no Ensino Médio é descontextualiza e estimula no aluno a decoreba e não a aprendizagem.

Além disso, a biologia ensinada no Ensino Média também sofre forte influência do ENEM e dos vestibulares. Ambos possuem uma lista de conteúdos a serem cobrados nos exames. Desse modo, por mais que muitos professores tentem romper os currículos engessados com metodologia e abordagens diferenciadas, muitas vezes acabam se tornando reféns desses programas, já que muitos estudantes pretendem realizar essas provas.

Outro problema enfrentado frente aos currículos lineares da biologia no Ensino Médio são os livros didáticos. Os livros abrangem alguns conteúdos de modo muito aprofundado, enquanto abordam outros de forma totalmente superficial. Assim, novamente vemos muitos professores submetidos a um currículo engessado e que não se enquadra na vida do aluno.

Além do mais, na maioria das escolas, o conteúdo de biologia é puramente teórico, o que acaba tornando as aulas de biologia monótonas e chatas, quando na verdade, poderia instigar os alunos através de atividades lúdicas e práticas que complementassem a teoria e assim, estimulassem o interesse nos estudantes.

Sendo assim, é preciso mudar o foco do que é ensinado em biologia no Ensino Médio e o modo como isso é feito. É preciso usar metodologias que sejam direcionadas ao dia a dia do aluno. Ademais, a biologia deve ser utilizada como um instrumento para o posicionamento crítico dos alunos em relação a questões relacionadas à sociedade como um todo e presentes na sua vida diária, questões essas como: meio ambiente, saúde, ciência e tecnologia. Devemos lembrar que tudo aquilo que é estudado em biologia está presente na vida dos estudantes, só é preciso encontrar maneiras de mostra isso a eles para assim, estimular o interesse por essa disciplina.

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Imunologia Anatomia Básica Recuperação em Biologia
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil