A Um Passo da Regeneração
Por: Lavinia P.
17 de Janeiro de 2019

A Um Passo da Regeneração

Baseado no artigo Evolution, comparative biology and ontogeny of vertebrate heart regeneration.

Biologia Zoologia Fisiologia Ensino Superior Profissional Ciências 7º Ano Histologia Anatomia Célula Embriologia Graduação Ciências Naturais Fisiologia Animal Ambiental Animal Ciências Biológicas

Desde sempre o homem demonstrou a sua curiosidade em conhecer o movimento do coração e da circulação. Contudo, o sistema circulatório só foi descrito em 1628 por William Harvey que com a ajuda do filósofo Descartes postula o mecanicismo do corpo, introduzindo assim o dualismo mente-corpo. Dessa forma, foi possível o avanço dos estudos de anatomia e fisiologia e, posteriormente, da regeneração.

Todas as espécies de vertebrados em nosso planeta possuem um coração, mas nem todas possuem grande poder de regeneração. Ao contrário dos vertebrados, a regeneração é uma característica significativa que existe dentro de diferentes filos, ordens e espécies de invertebrados do reino animal. Planárias, crustáceos, cnidários, equinodermos e insetos, são conhecidos por ter um forte potencial regenerativo. Certos peixes, anfíbios e mamíferos também podem recuperar totalmente a função cardíaca após a lesão. Em contraste, a capacidade de regeneração em mamíferos é muito restrita, relegada principalmente ao período neonatal. Mamíferos adultos, incluindo os seres humanos, podem regenerar tecidos danificados, tais como o músculo esquelético e grandes partes do fígado, mas eles têm uma capacidade muito limitada para regenerar alguns outros órgãos, entre eles o coração.

O coração humano é do tamanho de um punho fechado e funciona como uma bomba para impulsionar o sangue pelo corpo inteiro através dos vasos sanguíneos. Esse órgão tão importante para a vida bombeia oxigênio e nutrientes pelo corpo e chega a pulsar 100.000 vezes por dia. Infelizmente, o coração possui pouco poder de regeneração nos seres humanos. Em um ataque cardíaco, por exemplo, as células do músculo cardíaco, chamadas de cardiomiócitos, morrem devido à falta de fluxo de sangue. Substituir essas células é vital para que o órgão se recupere totalmente, entretanto o coração dos mamíferos adultos não se regenera de forma eficaz, permanecendo uma cicatriz no tecido lesado. Assim, a possibilidade de regeneração do tecido cardíaco em seres humanos é um antigo sonho da medicina posto que as doenças cardiovasculares permanecem a principal causa de morte em todo o mundo.

Vendo a regeneração de um ponto de vista evolutivo, é importante destacar as adaptações cardíacas que ocorreram ao longo de centenas de milhões de anos durante a transição da vida aquática para a vida terrestre, bem como durante a transição do útero para um ambiente rico em oxigênio no nascimento, já que, parece que espécies com maior capacidade de regeneração cardíaca residem em um ambiente com baixa concentração de oxigênio. Essa constatação, de que os mecanismos evolutivamente conservados conduzem a processos de regeneração é um forte argumento para usar em estudos comparativos animais para identificar caminhos para a regeneração de órgãos em seres humanos. O coração de um ser humano adulto, por exemplo, possui capacidade regenerativa extremamente limitada. Curiosamente, em contraste com a capacidade regenerativa do coração de um humano adulto, vários estudos sugerem que a regeneração cardíaca pode ocorrer em crianças e recém-nascidos.

Desse modo, a capacidade regenerativa cardíaca é uma característica altamente variável que existe em diversas espécies e em diferentes fases de desenvolvimento em vários vertebrados em todo o reino animal. É preciso entender o contexto e os mecanismos que governam a capacidade de regeneração cardíaca em mamíferos durante os estágios iniciais de desenvolvimento para estabelecer bases científicas mais fortes para terapias cardíacas. Estudar e compreender a regeneração nas demais espécies do Reino Animal, não somente em vertebrados, é essencial para que possamos utilizar esse conhecimento na prática clínica futura.

Mais informações em:
Evolution, comparative biology and ontogeny of vertebrate heart regeneration. Celine J.
Vivien, James E. Hudson & Enzo R. Porrello, npj Regenerative Medicine (2016) 1, 16012,
Nature.

Literatura adicional sugerida:
O que é coração? http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1511-o-que-e-o-coracao
Regeneração Cardíaca, Drauzio Varella http://drauziovarella.com.br/drauzio/regeneracao-
cardiaca/
História da medicina cardiovascular
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_medicina_cardiovascular

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biofísica Zoologia Biologia - Professor Particular
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil