Quando Éramos Peixes
Por: Lavinia P.
17 de Janeiro de 2019

Quando Éramos Peixes

Biologia Zoologia Geral Evolução Biologia celular Anatomia Célula A Origem Da Vida A Evolução Biológica Embriologia Biogeografia Ciências Naturais Ciências Biológicas Animal Superior Ambiental Biologia Biodiversidade Celular Evolução (Ensino Médio) DNA Biologia Evolutiva Vertebrados corpo humano Evolução (Graduação) Evolução Biológica Humana Filogenia Taxonomia Origem e evolução das espécies

Baseado no livro Your Inner Fish, escrito pelo paleontólogo Neil Shubin, o documentário é uma excelente aula sobre a evolução do ser humano e de outras espécies, nos levando ao passado em busca de como surgiram os vertebrados terrestres e como se deu a transição do meio aquático para o meio terrestre. Desse modo, o paleontólogo vai à procura de nosso antepassado mais distante, o peixe. O documentário retrata desde as pesquisas na Universidade de Chicago até a busca e a descoberta do fóssil Tiktaalik roseae no Ártico canadense e se mostra interessantíssimo, já que a evolução e progressão da vida na Terra são áreas fascinantes dentro da ciência. O título, Your inner fish (Seu peixe interior), é algo sugestivo e de muito bom gosto, já que nós realmente possuímos um peixe interior em nossa longa evolução.

Além disso, é possível ter maiores detalhes sobre a pesquisa paleontológica. A busca por fósseis é algo que exige conhecimento prévio e planejamento, o que é possível ver no documentário, já que Neil Shubin e sua equipe encontraram o fóssil exatamente onde se esperava. Depois de muita pesquisa e estudos do solo para determinar a idade das rochas em que esse tipo de fóssil poderia ser encontrado.

O argumento principal tem como ponto de partida os ossos das mãos, que já estavam presentes a milhares de anos em nossos antepassados aquáticos e quanto se conservou desse padrão original. É a partir da descoberta do Tiktaalik roseae e suas similaridades com os animais atuais que o vídeo nos introduz em uma incrível jornada pelos mais diversos campos da biologia, como a genética e a embriologia. Essa integração entre as áreas da biologia é extremamente atrativa, no entanto, para um documentário de pouco menos de uma hora, creio que tenha ficado um pouco sobrecarregado, mas devemos concordar que não é fácil resumir um livro em apenas 54 minutos.

Um ponto do documentário é como Neil Shubin utiliza de uma linguagem acessível e de um estilo humorado, o que por vezes fica um pouco exagerado. O documentário tem um alto nível de especificidade e também é provido de certa didática, explicando passo-a-passo a descoberta, mas creio que a explicação poderia ser um pouco mais desenvolvida para as pessoas que não possuem tanto conhecimento sobre esse assunto.

O forte do documentário é como ele mostra algo que a maioria das pessoas não consegue enxergar: nossas similaridades com animais tão dispares, como peixes, moscas, acompanhando as mudanças e adaptações nas estruturas ao longo de milhares de anos e como isso ajuda a explicar uma série de características atuais. Isso nos faz lembrar algo que esquecemos na maioria das vezes: também somos um animal e evoluímos. A vida animal neste planeta tem muito mais em comum do que imaginamos. A forma como o documentário aborda as estruturas presentes nos primeiros vertebrados e que ainda desempenham papéis semelhantes atualmente.

Toda vida na Terra esteve por muito tempo apenas no ambiente aquático. A evolução para o ambiente terrestre era algo que se sabia muito pouco, com a descoberta do Tiktaalik, outra perspectiva no âmbito dessa pesquisa foi possível. No fundo todos nós somos uma variação de peixes e outros animais com planos corporais mais simples que evoluíram de forma a se tornar o que somos hoje. Essa progressão da vida possui uma consistência espantosa segundo o próprio Shubin e nos mostra que todos nós temos o nosso peixe interior.

REFERÊNCIAS

Quando Éramos Peixes (Documentário): https://www.youtube.com/watch?v=K-BUOgovCro

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Imunologia Anatomia Básica Recuperação em Biologia
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil