Sobre a Origem das Aves
Por: Lavinia P.
17 de Janeiro de 2019

Sobre a Origem das Aves

Biologia Zoologia Geral Ciências Evolução Introdução Meio Ambiente A Origem Da Vida A Evolução Biológica Animal Ciências Naturais Ciências Biológicas Ambiente Biogeografia Biologia Biodiversidade Celular Evolução (Ensino Médio) Biologia Evolutiva Evolução Biológica Evolução (Graduação) Aves Filogenia Taxonomia Conteudos de zoologia para ensino superior Origem e evolução das espécies Ecotoxicologia Diversidade dos Seres Vivos Teoria da Evolução Origem da Vida Evolução (Ensino Superior) Biologia Geral Universidade Pesquisa

O artigo de Mario Arthur Favretto nos introduz em um dos temas mais controversos da paleontologia e da evolução: a origem das aves. Entender a origem das aves proporciona aperfeiçoar nosso pensamento e estudo sobre elas. No último século, os estudos sobre a evolução e origem das aves aumentou muito e tendo como evidência esses estudos acredita-se que as aves sejam parentes próximos de linhagens de répteis. Dentre essas linhagens acredita-se que as aves tenham uma origem dinossauria.

Além disso, dentro do artigo são abordados temas com o desenvolvimento das penas, do voo, dos ovos, das mãos e da osteologia e fisiologia das aves, todos relacionados com a evolução do grupo. 

As penas não surgiram apenas com uma função específica, elas podem ter surgido a partir da pressão do meio em conjunto com a seleção sexual ou ainda para um melhor controle da temperatura corporal. O artigo descreve o desenvolvimento de uma pena, desde o folículo epidérmico cilíndrico até tornar-se uma pena rígida. Nesse mesmo tópico, também é descrito o desenvolvimento de penas no aspecto molecular, o qual utiliza dois genes. O desenvolvimento dessas penas está de acordo com a filogenia, o que reforça o fato de as aves serem membros de Dinosauria Theropoda.

Outra característica que está presente nas aves modernas e que também estava em Terópodes é a presença de sacos aéreos. Aves e terópodes ainda possuem
similaridades cerebrais que possibilitaram o surgimento do voo. 

Sobre a origem do voo o artigo nos introduz duas possibilidades. A primeira seria a chamada chão-ar, ou seja, animais correndo começaram a voar. A segunda é chamada árvore-ar, quando um animal, pulando de uma árvore e usando suas penas como paraquedas alcançaria voo. Ambas as teorias deixam lacunas que ainda precisam ser preenchidas. Possivelmente a origem do voo é algo entre as duas teorias. Além disso, são
apresentados no artigo estudos com o chamado WAIR, que envolve a ontogenia pós-natal e que estabelece que o bater de asas foi estabelecido para funções aerodinâmicas nos ancestrais bípedes das aves.

Como já dito anteriormente, acredita-se que as aves tenham uma origem dinosauria. No entanto, há argumentos contra a origem das aves a partir dessa linhagem. Um desses argumentos está relacionado ao desenvolvimento embriológico dos membros anteriores das aves, as mãos. Muitos afirmam que as características das mãos das aves, inicialmente com cinco condensações précartilaginosas, das quais apenas três se ossificam e chegam a constituir a mão tridáctil, não condizem com uma origem terópode. No entanto, diversos estudos sugerem que o mistério em relação à mão das aves é uma mutação que pode ocorrer ao longo da evolução e não um obstáculo entre aves e dinossauros.

Outro assunto discutido no texto são os ovos de terópodes. São feitas comparações entre os ovos de terópodes e de aves atuais, sendo possível notar similaridades no desenvolvimento embrionário de ambos. Ademais, aves e dinossauros também possuem semelhanças no comportamento parental. Comportamento como chocar ovos, cuidar do ninho, podem ser observados tanto no registro fóssil como nas aves atuais.

Para mais, em todos os tópicos abordados o artigo é muito didático, utilizando termos acessíveis para todos. O texto deixa claro que a conclusão de que aves tiveram sua origem a partir de dinossauros é algo que só foi possível após o estudo de diversos fósseis por diversos pesquisadores e com base em um conjunto de dados. Entretanto, o artigo poderia ser mais especifico em sua conclusão, não focando apenas nas controvérsias e nos atritos com outros pesquisadores e sim nas reais conclusões que foram possíveis com os estudos realizados para a construção do trabalho.

REFERÊNCIAS

Mario Arthur Favretto. Sobre a origem das aves (Theropoda: Aves): http://www.ao.com.br/download/AO150_46.pdf

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Biofísica Zoologia Biologia - Professor Particular
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil