A desescolarização pode ser o futuro da educação?
Por: Lavinia P.
16 de Janeiro de 2019

A desescolarização pode ser o futuro da educação?

Baseado no texto: A Escola e Cidadania, Apontamentos Incômodos de António Nóvoa

Sociologia Filosofia História Política Sociedade brasileira Culturas Formação Social Brasil Política e Antropologia Economia Comportamento Humano Ensino Básico Sociologia do Desenvolvimento Políticas Sociais Movimentos Sociais Contemporânea Relações sociais

Creio que ambos os cenários de desescolarização apresentados pelo autor no texto são plausíveis para o futuro. Contudo, acredito que o primeiro cenário (redes de aprendizagem e sociedade-em-rede) é menos provável em nossa atual sociedade do que o segundo cenário (extensão do modelo de mercado).

As redes de aprendizagemcompreendema construção de uma sociedade em rede que substituiria o atual sistema de ensino. O abandono de nosso sistema escolar seria muito difícil, para isso ocorrer seria necessária a participação de diversos órgãos governamentais e a ampla atuação da sociedade, o que dificultaria em muito essa substituição. Ademais, essa substituição seria baseada em ferramentas tecnológicas e sociedade em rede, no entanto, não possuímos grandes tecnologias em nosso sistema escolar atual, assim como também participação da sociedade para a formação de redes de aprendizagem.  

Já, a extensão do modelo de mercado ressalta a escola como instituição privada e não pública. As razões que talvez nos levem a privatização das escolas estão estritamente relacionadas aos problemas do sistema de ensino e à situação econômica do país. Para muitos e sobre tudo para o governo, a solução para os problemas da educação está na privatização das escolas. Obviamente as possibilidades e oportunidades de formação seriam mais amplas e diversas, contudo, suponho que isto não seja o ideal para o futuro do país mesmo que ainda assim seja provável, pois o ensino seria mais segregado desse modo. As escolas são ambientes sociais que, mesmo que não possuam inteiramente a função de formação social das crianças e jovens, contribuem para o desenvolvimento do cidadão, imagino que com a desescolarização toda a integração que o aluno adquire no âmbito social seria perdida.

Assim como Nóvoa, concordo que nenhum dos dois cenários existirá sozinho, mas somente combinados de várias formas no sistema de ensino.  Do mesmo modo, para que algum desses cenários ocorra no futuro é necessária à união de diversos fatores É necessário que a escolas contem com a participação de toda a sociedade e a comunicação com o exterior, assim como o diálogo com o governo.

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil