As escolas são sempre espaços de solidão
Por: Lavinia P.
16 de Janeiro de 2019

As escolas são sempre espaços de solidão

Baseado no texto: Máscaras, jovens e “escolas do diabo” de José Machado Pais

Antropologia Sociologia História Teoria Compreensão de Texto Educação Filosófica Geração Políticas culturais Raça Antropologia Das Emoções Geral Introdução Básico Política Filosofia

Existem muitas máscaras na sociedade em que vivemos, a maioria delas ocultas. Nós mesmos possuímos máscaras em algum momento de nossas vidas, na verdade o mundo todo está coberto por máscaras. É muito mais fácil se esconder atrás de algo, ao invés de se mostrar ao mundo, e é por isso que usamos máscaras.  Essas máscaras, às vezes, são estereotipagens impostas pela própria sociedade, representações sociais que vão se modificando ao longo do tempo.  O texto usa como exemplo a juventude. Juventude é apenas um nome que representa algo. Contudo, não é possível decifrar o conceito dessa palavra, pois palavras mascaram a realidade e nem todos os jovens são da mesma forma e caracterizado do mesmo jeito. Assim, a juventude acaba por ser o que se pensa dela e não o que realmente é.

Um dos aspectos abordados no texto é como desmascarar e revelar o que essas máscaras escondem. No entanto, nem todos os símbolos presentes em uma pessoa são máscaras, elas podem ser apenas algo simbólico com significado oculto ao primeiro olhar. O texto também usa alguns estereótipos ao dar exemplos, como na suástica usada pelos punks. Nem todos os punks utilizam a suástica. Da mesma forma, os mesmo símbolos podem ter significados distintos de acordo com contexto.

Nas escolas também existem muitas máscaras. O texto nos fala um pouco sobre as chamadas “escolas do diabo”, assim denominadas por estarem associadas a uma imagem de violência, principalmente relacionada à presença de jovens de outras etnias, como africana e cigana.  Nessas escolas, a violência presente é da presunção. Esse tipo de violência também é comum em escolas do Brasil, onde a violência está associada à maneira de ser dos jovens e como essas maneiras são resultantes de suas etnias.

Outra manifestação da violência da presunção é a imputação da burrice (essa, acredito eu, muito mais presente no cotidiano das escolas) onde adultos predizem futuros sombrios para os jovens e esse acabam por acreditar que assim são. Essa violência fica oculta na realidade e apesar de não parecer, pode ferir muito.

Somos todos mascarados, mesmo nas pessoas mais abertas, há sempre uma máscara em algum momento. Máscaras para nos escondermos, máscaras para resistência contra o dominante, máscaras impostas pelo capitalismo, pelo marketing, pela mídia, máscaras as quais nós nos deixamos aderir e que estão presentes também em nossas escolas, locais que deveriam ser de interação e comunicação múltipla e não de solidão.

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil