As escolas são sempre espaços de solidão
Lavinia P.
em 16 de Janeiro de 2019

Existem muitas máscaras na sociedade em que vivemos, a maioria delas ocultas. Nós mesmos possuímos máscaras em algum momento de nossas vidas, na verdade o mundo todo está coberto por máscaras. É muito mais fácil se esconder atrás de algo, ao invés de se mostrar ao mundo, e é por isso que usamos máscaras.  Essas máscaras, às vezes, são estereotipagens impostas pela própria sociedade, representações sociais que vão se modificando ao longo do tempo.  O texto usa como exemplo a juventude. Juventude é apenas um nome que representa algo. Contudo, não é possível decifrar o conceito dessa palavra, pois palavras mascaram a realidade e nem todos os jovens são da mesma forma e caracterizado do mesmo jeito. Assim, a juventude acaba por ser o que se pensa dela e não o que realmente é.

Um dos aspectos abordados no texto é como desmascarar e revelar o que essas máscaras escondem. No entanto, nem todos os símbolos presentes em uma pessoa são máscaras, elas podem ser apenas algo simbólico com significado oculto ao primeiro olhar. O texto também usa alguns estereótipos ao dar exemplos, como na suástica usada pelos punks. Nem todos os punks utilizam a suástica. Da mesma forma, os mesmo símbolos podem ter significados distintos de acordo com contexto.

Nas escolas também existem muitas máscaras. O texto nos fala um pouco sobre as chamadas “escolas do diabo”, assim denominadas por estarem associadas a uma imagem de violência, principalmente relacionada à presença de jovens de outras etnias, como africana e cigana.  Nessas escolas, a violência presente é da presunção. Esse tipo de violência também é comum em escolas do Brasil, onde a violência está associada à maneira de ser dos jovens e como essas maneiras são resultantes de suas etnias.

Outra manifestação da violência da presunção é a imputação da burrice (essa, acredito eu, muito mais presente no cotidiano das escolas) onde adultos predizem futuros sombrios para os jovens e esse acabam por acreditar que assim são. Essa violência fica oculta na realidade e apesar de não parecer, pode ferir muito.

Somos todos mascarados, mesmo nas pessoas mais abertas, há sempre uma máscara em algum momento. Máscaras para nos escondermos, máscaras para resistência contra o dominante, máscaras impostas pelo capitalismo, pelo marketing, pela mídia, máscaras as quais nós nos deixamos aderir e que estão presentes também em nossas escolas, locais que deveriam ser de interação e comunicação múltipla e não de solidão.

Santa Maria / RS
Especialização: Educação Ambiental (UFSM - Universidade Federal de Santa Maria)
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
Conversar Whatsapp do professor Lavinia P. Whatsapp do professor Lavinia P. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Recursos Profes

O Profes é uma solução completa de aprendizagem, com diversos recursos para
você aprender do jeito mais eficiente e personalizado possível.

Se você quer encontrar um professor particular para combinar aulas particulares, datas, pacotes e preços, utilize o Aulas Profes.

Buscar professor

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, projeto, planilhas, revisão de teses, TCC ou textos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes

Enviar Tarefa

Se você quer acessar um professor imediatamente, no formato chat com troca de arquivos, imagens, fotos, peça um Profes Já

Pedir Profes Já

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil