O Desprestígio Social da Profissão
Por: Lavinia P.
16 de Janeiro de 2019

O Desprestígio Social da Profissão

A Profissão Professor

Sociologia Culturas Sociedade brasileira Brasil Comportamento Humano Política e Antropologia Ensino Básico Políticas Sociais Política Social Relações sociais Sociedade Brasileira Pensamento e Sociedade Sociologia Geral

Não é de hoje que os desafios dos profissionais de educação no Brasil só aumentam. Desafios esses como, baixa remuneração, investimentos públicos insuficientes, pouca participação da sociedade na escola, etc. Os professores em nosso país são extremamente desvalorizados. Essa desvalorização não parte somente do governo, mas também da sociedade como um todo, uma desvalorização que não é apenas financeira, mas também moral, política e social e que acaba por afetar o ensino em sala de aula e todo andamento escolar.

Além disso, a responsabilização do professor por toda a educação dos alunos (inclusive a social) é algo que está incrustado na população, que juntamente com o Estado atribui os habituais problemas da educação ao professor, quando na verdade a educação possui problemas que perpassam por todos os membros da sociedade.

Toda essa desvalorização diária do professor nos leva então as questões que mais possuem destaque quando falávamos nesse assunto: greves e paralisações. Todo ano essas situações acontecem, a grande maioria da população reclama desses acontecimentos, mas poucos realmente refletem sobre os reais motivos e a importância das mobilizações para o progresso do país inteiro. Devemos também lembrar que os professores não são somente afetados financeiramente com isso, mas também fisicamente e principalmente psicologicamente por todos os desafios enfrentados diariamente nas escolas.  Dessa forma, a carreira de professor tende somente a decair no país inteiro, assim como o número de ingressantes nessa profissão.

Tendo em vista todos esses problemas, a educação no país precisa de soluções urgentes. Soluções essas que abranjam toda a sociedade, de forma que uma educação de qualidade (que é um direito fundamental) seja exigida e realizada por todos. O professor é parte das soluções e mudanças que precisamos, mas não é o único agente para essa realização, todos são responsáveis por buscar a melhora na educação. Apesar de todos os percalços encontrados na profissão de educador, os professores continuam lutando por seus direitos, e não poderia ser diferente, pois eles merecem o devido respeito e reconhecimento, afinal, tudo parte da educação.

 

R$ 40 / h
Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil