Reflexões acerca da Educação Não Formal
Por: Lavinia P.
15 de Janeiro de 2019

Reflexões acerca da Educação Não Formal

O Biólogo na Educação Não Formal

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Baseado no texto: A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UM ESPAÇO ALTERNATIVO DA EDUCAÇÃO

A discussão acerca da Educação Não Formal é algo que ainda é pouco levantada em nossa atual sociedade. No entanto, muitas reflexões já vêm sendo feitas por profissionais da área para relatar a importância desse tipo de educação. O artigo A Educação Não Formal: Um Espaço Alternativo da Educação é um trabalho realizado por estudantes da disciplina de Coordenação do Trabalho Pedagógico em Espaços de Educação Não Formal da Universidade Estadual do Paraná. Seu foco principal é mostrar o que é a Educação Não Formal, que ações ocorrem nesses espaços e a importância da atuação de pedagogos nesses ambientes.
Para mostrar a importância de espaços de Educação Não Formal o grupo realizou um estudo de campo no “Centro da Juventude” na cidade de Cambé – PR (uma instituição com educação não formal) de forma a conhecer o trabalho realizado nessa instituição. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica no artigo.


A Educação Não Formal é aquela que ocorre fora do sistema de ensino formal. Esse tipo de ensino abrange metodologias diferenciadas, como artes, esportes, experimentos, de modo a contribuir com as relações sociais dos indivíduos no período inverso ao horário escolar e estimulá-los a aprender e expressar novos conhecimentos. Contudo, essa educação não possui obrigações com o ensino formal.
Conforme o texto, a Educação Não Formal está inserida no Terceiro Setor, o qual é composto por organizações de iniciativa privada e que prestam serviços públicos sem fins lucrativos. Esse tipo de iniciativa contribui para expansão do ensino e supre carências do Estado ao atender certas instituições, o que beneficia toda a sociedade. No entanto, o Terceiro Setor, classificado como sem fins lucrativos, muitas vezes oculta seu verdadeiro objetivo (o lucro) e por esse motivo sofre diversas críticas.


Além disso, como citam as autoras do estudo, é evidente que a Educação Não Formal é vista como aquela que atende principalmente a população em estado vulnerável financeiramente e socialmente. É fato a necessidade de desconstruir esse ideal, pois a complementação que esse tipo de educação proporciona é vital para a sociedade como um todo. Uma das consequências desse ponto de vista sobre a Educação Não Formal é a desvalorização que a mesma sofre pela sociedade. Do mesmo modo, o fato de não possuir caráter formal também contribui para isso. Esse é um ponto que poderia ter sido abordado de forma mais ampla no texto, contribuindo assim para a quebra de paradigmas da Educação Não Formal em nossa sociedade.


Ademais, o biólogo em espaços de Educação Não Formal pode atuar contribuindo para a demanda social, educativa e tecnológica, formando um sujeito critico que seja ativo na sociedade em que está inserido. Da mesma maneira, os biólogos também podem atuar como orientadores, instrutores, consultores, principalmente em áreas relacionadas ao meio ambiente e saúde humana.

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Lavinia P.
Santa Maria / RS
Lavinia P.
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Especialização: Educação Ambiental (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
Professora de Ciências e Biologia com experiência no Ensino Fundamental e Médio.
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