Inteligência Emocional - Como usar ao lecionar
Por: Leandro B.
20 de Junho de 2018

Inteligência Emocional - Como usar ao lecionar

Lidando com alunos

Inglês Conversação Básico Gramática Intermediário Avançado Ensino Médio Ensino Fundamental Vestibular Adolescentes Tradução Geral Profissional TOEFL Curso superior

Lidar com alunos diferentes a cada dia requer muitos desafios, mas também nos proporciona bastante aprendizado. Ter em mente que o processo de aprendizagem requer muito mais do que simplesmente saber bem uma matéria, um assunto, um conceito. É saber administrar suas expectativas como professor e também o desejo de que aluno cresça da forma que imaginávamos. É muito importante termos em mente que cada um tem seu tempo de aprendizagem e que alguém aprende mais de um jeito do que de outro. Cabe a nós, professores, identificar onde estão os pontos fortes dos seus alunos e não deixá-los desistir. É sempre ter a esperança viva de que eles vão evoluir, custe o que custar!

Saber administrar um dia que foi mais cansativo no trabalho do aluno, encontrar novas formas de que a aula seja mais produtiva e encontrar jeitos criativos de ensinar o mesmo tópico de diferentes maneiras é um verdadeiro desafio diário. É importante que a gente sinta em que ritmo o aluno se encontra e propor mudanças para uma situação que talvez não esteja agradável. É aceitar também que cada aluno, é um mundo completamente diferente e único do seu e estar aberto a novos conceitos e opiniões é algo que fará sua carreira deslanchar. 

Antes de mais nada, não ser prepotente ou arrogante. Ser humilde e ter a certeza de que sempre temos algo a aprender e aprimorar, mesmo que seja pra aprender com nossos próprios alunos. Ninguém sabe tudo, essa é outra lição muito importante!

Respeito, paciência, amor e dedicação nos fazem bons professores!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil