As marcas do assédio ainda estão no seu corpo
Por: Lia L.
12 de Fevereiro de 2021

As marcas do assédio ainda estão no seu corpo

Calar-se não faz ele ir embora

Antropologia Antropologia do Corpo Antropologia Urbana Antropologia da Cidade Antropologia da Criança

Não passou!!! Quem sofreu abuso sabe que ainda não passou!!

É ridículo alguém falando que já passou, faz tanto tempo, ficou pra trás. Os abusos deixam marcas no emocional, no psicológico e também no corpo! Mesmo que a sociedade não saiba ver, o corpo da pessoa que sofreu abuso, seja sexual, psicológico, violências físicas ou moral, o corpo fica marcado, o coração e a mente ficam marcados. As pessoas abusadas e agredidas tentam deixar pra trás, tentam disfarçar, tentam seguir em frente. Mas na verdade, elas estão apenas tapando o sol com a peneira. Quanto mais elas fingem que nada aconteceu mais dor elas causam nelas mesmas, quanto mais elas tentam “se adaptar” e voltar a viver, mais o corpo delas começa a reclamar, a doer e a adoecer.

Vão surgindo os excessos de peso, as dores musculares, fobias, pânicos. E ninguém olha pra ferida dessas pessoas, todos acham que o que passou, passou.

MAS NÃO PASSOU!!

Está ali marcado no corpo dela e pode ter certeza que não foi a primeira vez que ela passou por abuso, violência, assédio, humilhação. Adultos que hoje passam por isso já estão carregando essa dor há muitos anos. Foram crianças que sofreram dentro de suas casas, dentro da escolha e até hoje ninguém teve coragem de olhar pra dor dessa criança e desse adulto para dar um basta. Ninguém teve coragem de acolher e falar “a culpa não foi sua!”

BASTA!!

Então, você que está aqui lendo, tenha coragem de olhar pra vc mesma, pra sua história, pra suas dores, pq vc já sofreu vários tipos de assédio, violência e abuso, você já viu muita coisa e se calou por muito tempo, você vem sofrendo desde a infância e seus pais não deram conta de te proteger e de te acolher. Vc que é adulto, tenha coragem de olhar no espelho, bem dentro dos seus olhos e falar “eu sei o que aconteceu, eu sinto muito, você não foi culpada(o), agora eu sou adulto e vou cuidar de vc”. Tenha coragem de parar de fingir pra você mesmo que já passou, porque não passou! Vc está carregando essa dor das mais variadas formas: sobrepeso, dor nos ombros, refluxo, prisão de ventre, bruxismo, pânico, insônia, medo. Seu corpo está implorando para que você pare de se maltratar e comece a olhar e cuidar de você.

Você já tentou se calar há muito tempo e não está dando certo. É hora de mudar de atitude, é hora de você cuidar de vc. Você precisa cuidar de você, dê um basta nas suas dores.

Lia Nobre Lemos – analista corporal

Entenda o seu corpo e a sua mente em 5 aulas só sobre você mesma. Saia da situação de vítima e torne-se uma mulher segura de si. Conheça meu pacote de aulas https://profes.com.br/lianobre/contratar/?package=antropologia_mulher-empoderada

R$ 125 / h
Lia L.
Bertioga / SP
Lia L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Antropologia - Antropologia Para Ensino Médio Antropologia no Ensino Superior Antropologia - Orientação trabalhos acadêmicos
Especialização: Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (Pontifícia Universidade Católica PUC/PR)
Professora e terapeuta. Mestre em antropologia, especialista neurociência, psicologia positiva e análise corporal.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil