Os 6 Caminhos para a Felicidade
Por: Lia L.
12 de Julho de 2022

Os 6 Caminhos para a Felicidade

A Neurociência e a Psicologia Positiva comprovam que o caminho da felicidade é possível de ser construído

Psicologia Psicologia Positiva Neurociências

Não é de hoje que a ciência estuda a felicidade. Mas os avanços dos estudos na última década tem trazido cada vez mais segurança e resultados para as pesquisas. Os estudos retomam os conhecimentos da Grácia Antiga, culturas Orientais, culturas indígenas, diversas religiões e intituições sociais. Isso tudo para ter um fundamento robusto e palpável. Foi assim que Martin Seligman e Christofer Peterson desenvolveram a teoria das 24 forças de caráter e seus 6 caminhos virtuosos para a felicidade.

A primeira coisa que precisamos saber é que cada pessoa tem a sua combinação específica das 24 forças e é essa combinação que constroi o caminho da felicidade de cada um de nós. Ou seja, você precisa saber como as 24 forças de caráter atuam em você e aprender a ativar, potencializar e equilibrar essas forças para a sua felicidade. Quando estamos usando as nossas principais forças sentimos um estado de bem estar, de alegria, paz, segurança e felicidade. 

No entanto, as forças por si só não nos levam para uma caminho virtuoso, é preciso saber usar a força para o bem, seja o seu bem pessoal ou o bem social. Em exagero ou não ativada essas forças, a sua vida fica mais pesada, estressante, em um ciclo desgastante.

O que dificulta nossa vida de crescer, de prosperar e de ser leve são as formas como a gente percebe o mundo e como a gente reage a essa percepção. Cada vez que a gente entra em contato com alguém, essa interação gera emoções que podem ser agradáveis ou desagradáveis. Na consequência dessas emoções a gente projeta nossas reações ou respostas de forma mais saudável ou mais defensiva. Exatamente nesse momento que está a nossa escolha de usar nossas forças para construir um caminho saudável que nos leva para a felicidade ou, por não conhecer ou não saber ativar suas forças, você reage de forma agressiva, tenta fugir da situação, procrastina e alimenta os sentimentos de tristeza, raiva ou medo, que são os sentimentos desagradáveis que a gente normalmente não aprendeu a lidar com eles.

Conhecer as forças de caráter que são mais fáceis de você acessar e como essas forças podem efetivamente te levar para a sua felicidade é fundamental para o seu bem estar. 

As 24 forças estão agrupas por suas semelhanças em 6 virtudes: Sabedoria, Humanidade, Justiça, Moderação, Coragem e Transcendência. Essas virtudes são as formas como pensamos, sentimos e agimos no dia a dia. Por exemplo, professores universitários e filósofos, normalmente usam bastante as forças da Sabedoria como a curiosidade, o amor ao aprendizado, a visão crítica sob diversas perspectivas para entender e orientar a sociedade. Por outro lado, terapeutas e professoras do infantil normalmente utilizam as forças da humanidade para se conectarem com o sentimento dos outros, acolherem as dificuldades emocionais das crianças ou clientes.

Com esses exemplos fica fácil inclusive percebermos se estamos na profissão que podemos usar nossas forças ou não. Uma pessoa que não tem as forças da Sabedoria terá mais dificuldade de exercer a função de Filósofo, enquanto aquela que não tem as forças da Humanidade ativa não consegue lidar com as crianças de uma creche. 

Conhecer as suas forças de assinatura, ou seja, a sua essência, aquilo que você já tem de habilidades e capacidades internas vai tornar a sua vida muito mais leve e saudável. Você vai poder escolher a força que for melhor a cada momento da sua vida.

Aproveite para já conhecer os nomes das forças:

Virtude da Sabedoria: força do amor ao aprendizado, força da criatividade, força da curiosidade, força da perspectiva e força do pensamento crítico.

Virtude da Humanidade: força do amor, força da empatia, força da bondade.

Virtude da Justiça: força da equidade, força do trabalho em equipe, força da liderança.

Virtude da Moderação: força do perdão, força da prudência, força da humildade, força do autocontrole.

Virtude da Coragem: força da vitalidade, força da bravura, força da persistência, força da autenticidade.

Virtude da Transcendência: força do humor, força da gratidão, força da espiritualidade, força da esperança e força da apreciação da beleza.

 

Cada vez que você ativa as suas forças no seu caminho virtuoso você sente o bem estar, alegria de viver, paz, segurança e tranquilidade. Você é capaz de ficar horas naquela atividade sem que seja um peso, sem sacrifício, sem vontade de acabar logo. Esse é o chamado estado de "flow". No processo de autoconhecimento das forças de caráter e de orientação da construção do seu caminho da felicidade você aprende a se manter nesse estado de flow e a retornar a esse estado após eventos normais do dia a dia que te tiram desse ambiente de bem estar.

Para construir o seu caminho da felicidade é preciso ter consciência e controle das suas forças mais ativas e usá-las de forma equilibrada para as resoluções dos seus desafios cotidianos. Os profissionais qualificados para te orientar nesse processo são os especialistas em Psicologia Positiva, normalmente trabalham com algumas sessões para fazer a análise das suas forças e te acompanhar no processo de potencialização das forças de assinatura (suas 5 principais forças). Após essa terapia breve você será capaz de seguir com autonomia na construção do seu caminho da felicidade.

 

Você pode entrar em contato comigo para tirar dúvidas e se aprofundar no tema profa.lialemos@gmail.com ou https://wa.me/5511978497441 

 

Lia Nobre Lemos

Mestre em Antropologia

Especialista em Neurociência e Psicologia Positiva

Analista Corporal certificada

 

R$ 125 / h
Lia L.
Bertioga / SP
Lia L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (Pontifícia Universidade Católica PUC/PR)
Professora e terapeuta. Mestre em antropologia, especialista neurociência, psicologia positiva e análise corporal.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil