Como definir preço para produtos e serviços
Foto de Loren S.
Por: Loren S.
24 de Setembro de 2021

Como definir preço para produtos e serviços

Marketing Geral Marketing Digital Branding Publicidade e Propaganda Redes Sociais Análise SWOT Comunicação Introdução ao Marketing Digital Planejamento Estratégico de Redes Sociais para empresas

Como definir preço para produtos e serviços 

Preço  
O preço consiste no valor pago pelo consumidor para que tenha posse de um produto ou serviço. Essa é uma variável que influencia fortemente a decisão de compra do consumidor, pois este deve perceber o benefício em comparação ao custo.  
O preço deve ser, portanto, satisfatório e melhor que o do concorrente.

  

As políticas de preço adotadas pelas empresas são muito claras, de modo a serem adequadas à sua estratégia mercadológica.  


O marketing intervém na precificação de um produto porque possui uma visão diferente da de outros setores da empresa.  
De forma geral, a empresa vai calcular o preço tendo como base os custos de fabricação, os impostos, os gastos com a distribuição e uma margem de lucro.   
O marketing tem como função interpretar em que grau esse produto chega para suprir uma necessidade do mercado, quanto o consumidor está disposto a pagar para possuir esse produto e, em última análise, qual o valor percebido pelo mercado, ou seja, aquele que ultrapassa as características físicas do produto e vai ao encontro das expectativas e do emocional do consumidor.  


O cálculo do preço 


O cálculo do preço consiste em uma atividade que não é exatamente de responsabilidade do marketing, mas precisa ser acompanhada por ele, uma vez que uma das suas atribuições é trabalhar o valor agregado, aquele aspecto que não está descrito nas características físicas nem utilitárias, mas representa um dos motivos pelos quais o cliente adquire um produto.”  


Dessa forma, para formular o preço final, a empresa se encarrega de definir, criteriosamente, os custos com a fabricação e a distribuição do produto (ou a realização do serviço), as despesas variáveis, como impostos e comissões, e a percentagem de lucro.   


Como tudo o que existe no mercado atualmente, o cálculo de preços também não é fixo. Dessa forma, após o levantamento dos custos, a empresa deve comparar o seu preço com o que o mercado está disposto a pagar por seu produto ou serviço. 


 Se o preço calculado estiver acima do que é praticado no mercado, algumas iniciativas devem ser tomadas, começando pela redução dos custos. 
 Por outro lado, se o preço calculado inicialmente for menor do que aquele aprovado pelo mercado, dois caminhos podem ser seguidos: ou aumenta-se o preço para mantê-lo equilibrado com o que está sendo praticado, ou mantém-se o preço baixo para assumir um diferencial competitivo.

Loren S.
Loren S.
Nova Iguaçu / RJ
Responde em 1 dia
Identidade verificada
1ª hora grátis
3,7
nota média
64
avaliações
R$ 40
por hora
Especialização: Contabilidade gerencial e sistemas de informação (PUCRS)
Marketing, Marketing - Introdução ao Marketing Digital, Marketing Digital
Transforme sua carreira com aulas práticas e personalizadas em administração, contabilidade, marketing digital, neuromarketing e muito mais.

Artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto