![O que é estratégia](https://cdn.profes.com.br/images/categories/administracao.webp)
O que é estratégia
![Foto de Loren S.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/2/389102/c0ab9e05-d158-4199-9f1d-cb21ebe4786c/3d899cb0b96ddcbb5a2655ca5c8a529f.webp)
em 05 de Novembro de 2023
O Princípio de Pareto foi formalizado no século XIX por Vilfredo Pareto, um economista italiano que desenvolveu métodos para estudar e descrever a distribuição desigual das riquezas no país. Como resultado de seus estudos, Pareto chegou a conclusão de que 20% da população detinha 80% das riquezas produzidas (Relação 80/20).
Com a contribuição de Joseph Juran, o Princípio de Pareto se transformou em uma das 7 Ferramentas da Qualidade, utilizando-se da relação 80/20 para analisar os problemas de Qualidade encontrados no SGQ. Com o uso da ferramenta, é possível estudar e descobrir quais ocorrências são mais relevantes e, com isso, devem ter a tratativa priorizada.
Basicamente, o Diagrama de Pareto é composto por dois conjuntos de dados:
1 – um gráfico em que os fatores a serem analisados (ocorrências, não conformidades, reclamações de clientes, defeitos, etc) devem ser organizados em colunas, começando com os problemas mais recorrentes e avançando gradativamente do mais recorrente para o menos recorrente.
2 – Uma linha que representa a porcentagem acumulada da frequência das ocorrências
Porcentagem Acumulada e a soma da frequência da ocorrência mais a frequência da ocorrência anterior
Juntos, esses dois conjuntos de dados apresentam um panorama geral de todas as ocorrências e as que mais se repetem no sistema de Gestão da Qualidade. No Exemplo citado, pode-se perceber que as duas primeiras colunas (ocorrências) são por 65% dos problemas (Frequência acumulada).
O Diagrama de Pareto é um gráfico utilizado para identificar quais são os fatores mais significativos, indicando os itens que devem ser priorizados e, assim, auxiliando na tomada de decisão.