Propriedades dos números
em 13 de Agosto de 2020
Operações com número reais positivos e negativos
O conceito de aritmética (a ciência dos números, suas propriedades e relações) como já vimos anteriormente veio antes das definições dos números e seus conjuntos. Ela é a área da matemática que lida com medidas simples e cálculos, seus estudos contêm fortes influências de antigas civilizações: antigo Egito, Babilônia, Grécia, Índia, países islâmicos, etc…
Seu surgimento veio a partir de um conceito matemático chamado cardinalidade, que significa quantos elementos um conjunto qualquer possui, por exemplo o conjunto A={1,3,9,11}, possui 4 elementos distintos, logo sua cardinalidade é 4. Esse conceito era usado em algumas tribos como ferramenta de troca, ao comparar a quantidade de coisas que você estava oferecendo e a quantidade que receberia após a troca ser concluída. Sem mais delongas vamos relembrar a definição literária e como são realizadas as operações matemáticas entre números reais.
Adição e Subtração
Adição: Operação que tem por fim, dados dois ou mais números, achar um outro que contenha tantas unidades quantas houver nos números dados; soma. (Dicionário Michaelis).
“Primeiro Número: 20
Segundo Número: 10
Soma : 20 + 10 = 30, logo 20 mais 10 é 30”
O símbolo + surgiu somente no final do séc. XV, sendo uma representação simbólica do “et” do latim “e”, existiram outros símbolos para isso, como por exemplo o “psi” do grego também já foi um operador da adição.
Subtração: Operação por meio da qual se retira um número ou uma quantidade de um outro número ou outra quantidade; diminuição. (Dicionário Michaelis).
“Primeiro Número: 20
Segundo Número: 10
Diminuição: 20 - 10 = 10, logo 20 menos 10 vale 10”
Já o sinal de - possui origem duvidosa, não se sabe se foi no Egito ou na Grécia, existem representações gregas usando um símbolo parecido com a letra T, mas com o tempo esse sinal perdeu sua barra vertical.
Regras Gerais:
Quando os sinais são iguais, deve-se somar os valores e aplicar o sinal comum. Veja alguns exemplos:
+12 + 3 = + ( 12 + 3 ) = + 15
+7 + 42 = + ( 7 + 42 ) = + 49
- 12 - 3 = - ( 12 + 3 ) = - 15
- 7 - 40 = - ( 7 + 40 ) = - 47
Quando os sinais são diferentes, deve-se subtrair os valores e aplicar o sinal do maior número. Veja alguns exemplos:
- 12 + 3 = - ( 12 - 3 ) = - 9
+ 42 - 7 = + ( 42 - 7 ) = + 35
+ 12 - 3 = + ( 12 - 3 ) = + 9
- 40 + 7 = - ( 40 - 7 ) = - 33
Multiplicação e Divisão
Multiplicação: Operação aritmética que consiste em repetir um número, chamado multiplicando, tantas vezes quantas forem as unidades de outro, chamado multiplicador, para achar um terceiro, que representa o produto dos dois.
“Multiplicando: 7
Multiplicador: 11
Produto: 711 = 77, logo a multiplicação de 7 vezes 11 vale 77”
O símbolo de multiplicação foi criado por William Oughtred em 1631, quando ele publicou o estudo chamado “Clavis mathematicae”, onde todos os conhecimentos de álgebra e aritmética de sua época foram compilados Mas como o era muito usado como a variável de uma equação, o símbolo acabou evoluindo e foi transformado em um simples ponto "".
Divisão: Operação com que se procura descobrir quantas vezes um número está contido em outro.
“Primeiro Número: 200
Segundo Número: 5
Divisão: 200 5 = 40, logo o numero 5 está contido 40 vezes no número 200”
O símbolo de divisão clássico “” é chamado de obelus. Ele representa, literalmente, a divisão (fração) com a linha separando os pontos. A primeira vez que se tem registro dele sendo usado como símbolo para a divisão matemática foi em 1659 no livro Teutsche Algebra.
Regras Gerais
Lembre-se que a multiplicação ou a divisão de dois números com o mesmo sinal resulta em um número positivo e a multiplicação ou a divisão de dois números com sinais diferentes resulta em um número negativo. Portanto, temos:
(+) . (+) = (+)
(-) . (-) = (+)
(+) . (-) = (-)
(-) . (+) = (-)
Veja alguns exemplos:
Multiplicação - Divisão
(+2) . (+4) = (+8) - (+20) (+5) = (+4)
(-4) . (-5) = (+20) - (-50) (-25) = (+2)
(+3) . (-4) = (-12) - (+8) (-4) = (-2)
(-7) . (+1) = (-7) - (-100) (+10) = (-10)
Os exercícios a seguir abordam as operações citadas anteriormente, além da resolução a vídeo aula “Matemática Básica - Aula 1 - Operações com Números Reais” - Prof. Luiz Fernando Schimidt - https://bit.ly/3gUhJ8H. A vídeo aula também aborda as operações com frações que será o próximo conceito que veremos.
Exercícios
Calcule:
+20 + 10 =
+35 - 30 =
-15 + 48 =
-10 - 67 =
5 (-3) =
7(4) =
(-2) (-5) =
15 + (-3) =
-7 + (-2) =
9 3 =
27 (-9) =
-45 (-5) =
-6 - (-5) =
FONTE: https://bit.ly/3cAkMj9
2) Divida 2 milhões(2000000) por 38 na sua calculadora para descobrir quantos anúncios DE GOVERNO foram encontrados POR DIA em sites com conteudo de FAKE NEWS=
OBS: Leia a matéria a seguir para entender um pouco mais sobre o impacto dessa notícia no âmbito político da desinformação:
3) Com base nas informações DIVIDA 1.895.994 por 328 para ter uma noção de quantos casos a mais confirmados os EUA possuem a mais que o Vietnã (Não entraremos em detalhes das mortes pois o Vietnã conseguiu controlar o vírus ao ponto de não ocorrer mortes, enquanto que a maior potência capitalista do mundo comete “erros” (erros entre aspas pois todos nós já percebemos que não só os EUA, mas sim nesse sistema capitalista a Economia está acima de VIDAS HUMANAS) diariamente causando milhares de mortes DIARIAMENTE)
OBS: Leia a matéria da BBC para entender como um país com sistema de Saúde tão precário conseguiu ser referência no tratamento mundial da Covid-19. https://bbc.in/2U8fnJO
Gabarito
+30
+5
+33
-77
-15
28
10
12
-9
3
-3
9
-1
2) Aproximadamente 52.631 anúncios identificados POR DIA.
3) Pra cada 1 vietnamita contaminado, possuem 5780 estadunidenses entre a vida e a morte.
Questão 5 (Material anterior 1 - Conjuntos Numéricos - https://bit.ly/2Y0b5oX) :
{N, Z, Q, R}
{N, Z, Q, R}
{N, Z, Q, R}
{Q,R}
{N, Z, Q, R}
explicação dinamica!