Propriedades dos números
em 13 de Agosto de 2020
Radiciação
Radiciação é a operação realizada para descobrir qual o número, que multiplicado por ele mesmo várias vezes, resulta em um determinado valor. O símbolo usado para representar a raiz quadrada (x) tem origem bastante especulativa, mas a maioria dá o crédito de seu uso pela primeira vez aos árabes pelo matemático Al-Qalasady, um matemático, derivando da letra ج. Outros acreditam que o símbolo seja originário da letra r, primeira letra da palavra radix que, em latim, refere-se à essa operação matemática.
Exemplo 1: qual o número que multiplicado por ele mesmo duas vezes resulta em 4?
Resposta: o número é 2, pois 2 x 2 = 4
Outra forma de expressar é dizer que a raiz quadrada de 4 é igual a 2.
Exemplo 2: qual o número que multiplicado por ele mesmo três vezes resulta em 8?
Resposta: o número é 2, pois 2 x 2 x 2 = 8
Outra forma de expressar é dizer que a raiz cúbica de 8 é igual a 2.
Exemplo 3: qual o número que multiplicado por ele mesmo três vezes resulta em -125?
Resposta: o número é -5, pois (-5) x (-5) x (-5) = -125
Outra forma de expressar é dizer que a raiz cúbica de -125 é igual a -5.
Exemplo 4: qual o número que multiplicado por ele mesmo cinco vezes resulta em -32?
Resposta: o número é -2, pois (-2) x (-2) x (-2) x (-2) x (-2) = -32
Outra forma de expressar é dizer que a raiz quinta de -32 é igual a -2.
Exemplo 5: qual o número que multiplicado por ele mesmo cinco vezes resulta em 32?
Resposta: o número é 2, pois 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 32
Outra forma de expressar é dizer que a raiz quinta de 32 é igual a 2.
Propriedades da Radiciação
As principais propriedades da radiciação são:
a)
Exemplo:
b)
Exemplo:
c)
Exemplo:
d)
Exemplo:
Revise os conteúdos sobre propriedades da radiciação e veja alguns exemplos de exercícios resolvidos no vídeo “Propriedades da Radiciação e Exercícios”: https://www.youtube.com/watch?v=5l0vHR7hVws&feature=youtu.be
Racionalização
A racionalização (de denominadores) consiste em retirar os radicais (raízes) do denominador de frações.
Veja alguns exemplos:
Exemplo 1: racionalize a fração .
Para tanto, realiza-se a multiplicação da fração por uma nova fração:
Perceba que, ao multiplicar-se e dividir-se por3, isso é equivalente a multiplicar a fração original por ‘1’ e, portanto, não se está alterando nada no resultado desta fração.
Exemplo 2: racionalize a fração
Para tanto, realiza-se a multiplicação da fração por uma nova fração:
Perceba que, ao multiplicar-se e dividir-se por6-2, isso é equivalente a multiplicar a fração original por ‘1’ e, portanto, não se está alterando nada no resultado desta fração.
Exemplo 3: racionalize a fração
Para tanto, realiza-se a multiplicação da fração por uma nova fração:
Perceba que, ao multiplicar-se e dividir-se por6-8 , isso é equivalente a multiplicar a fração original por ‘1’ e, portanto, não se está alterando nada no resultado desta fração.
Exemplo 4: racionalize a fração
Para tanto, realiza-se a multiplicação da fração por uma nova fração:
Perceba que, ao multiplicar-se e dividir-se por454-3 , isso é equivalente a multiplicar a fração original por ‘1’ e, portanto, não se está alterando nada no resultado desta fração.
Para o caso em que se tem no denominador uma raiz do tipo , a regra geral é realizar-se a multiplicação por uma fração do tipo .
Revise o conteúdo sobre racionalização por meio do vídeo. “Matemática Básica - Aula 23 - Racionalização de denominadores“: https://www.youtube.com/watch?v=xHQ7cUZnM9g&feature=youtu.be
Exercícios
Mariana tinha 121 balas ela prometeu dar a raiz quadrada de suas balas a seu primo Igor. Depois de dar as balas para seu primo, deu 27 balas a sua irmã mais nova. Com quantas balas ficou Mariana?
Quais são os números entre 0 e 20 que possuem raiz quadrada exata?
Quais os resultados respectivamente da raiz quadrada de 16 e da potenciação de 6 ao quadrado.
Qual a raiz quadrada de 625?
Determine as raízes:
a) √4 =
b) √25 =
c) √0 =
d) -√25 =
e) √81 =
f) -√81 =
g) √36 =
h) -√1 =
i) √400 =
j) -√121 =
Artigo “ANÁLISE DE ERROS EM POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO” : http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/dezembro2013/matematica_artigos/dissertacao_rejane_zeferinho_feltes.pdf
Gabarito
83
1,4,9 e 16
4 e 36
25
A)2 B)5 C)0 D)-5 E)9 F)-9 G)6 H)-1 I)20 J)-11
base incrivel!