Por que eu posso multiplicar em cruz? A/B = C/D
em 27 de Novembro de 2024
Queridos estudantes e professores, para responder essas perguntas, vamos refletir, fazendo mais perguntas. Dependendo das suas respostas, você mesmo já vai entender porque você não gosta de matemática ou porque você gosta. Se você ler e refletir até o fim, você vai conseguir encontrar sua própria resposta e direcionar suas próximas ações para se tornar excepcional em matemática.
VAMOS LÁ:
Você tem um professor que explica o porquê das coisas ou um professor que foge das perguntas?
Você só reproduz fórmulas como se fosse um robô ou você entende os fundamentos dessas fórmulas, ou seja, de onde essas ideias vieram e o que as motivou?
Você entende que a matemática é um jogo - um jogo que tem regras feitas de números, letras, gráficos e figuras? E que para jogar esse jogo você tem que ser alfabetizado nele, você tem que saber ler as regras e usá-las.
Você acha que a matemática foi inventada pra contar dinheiro ou ela é uma linguagem universal usada em todos os países do mundo para descrever o UNIVERSO e como as leis de Deus funcionam?
Você vê a matemática como mero instrumento de controle de processos, de pessoas e de produtos cujo único objetivo é maximizar os lucros de uma empresa? Ou uma forma de descrever as leis da ciência, da gravidade e a própria manifestação de Deus na Terra?
Você vê a matemática como a ferramenta que os engenheiros e cientistas usam para construir as pirâmides do Egito, foguetes, casas, carros, celular, internet, naves?
Vamos pensar na Grécia antiga. Para estudar filosofia com os gregos, antes você precisava estudar matemática e desenvolver seu raciocínio, sua capacidade de perguntar e responder. Afinal de contas, isso também é filosofar, ou não? Os gregos viam na matemática algo sagrado e divino que valia a pena estudar apenas pela sua beleza abstrata e poética. De acordo com Platão: "Estudar geometria (formas concretas) tem um efeito muito grande na elevação da mente, compelindo-a a raciocinar sobre entidades abstratas (álgebra)." Platão
Por exemplo, os gregos não usavam equações do segundo grau para calcular áreas dos terrenos, eles usavam as próprias figuras geométricas fazendo uma composição delas. Naquela época, matemática era vista com muito respeito.
No ENEM, estão pedindo pra gente calcular a raiz quadrada de 25 abacaxis. Mas isso não tem a menor graça, porque não tem propósito. É chato demais. Essas pessoas minimizam a inteligência dos estudantes e estão emburrecendo as pessoas. O ensino está focado no utilitarismo e na reprodução massiva das mesmas fórmulas e contas. O pessoal do ENEM quer inventar "aplicações práticas" imeditatas para tudo e para ideias filosóficas profundas que levaram anos para serem descobertas pelos filósofos. Eles querem reduzir o infinito de ideias matemáticas a um monte de bobagens - essa é a atual proposta de simplificações e utilitarismo do ENEM.
Na verdade, a matemática é academia pro cérebro, e é difícil mesmo. Para aprendê-la, você tem que se esforçar e malhar o cérebro.
Por isso, te pergunto: você busca uma aplicação imedita para as fórmulas da matemática ou você tem paciência, entende e aceita que nós estamos lidando com ideias abstratas, filosóficas? Pura filosofia. Como dizia Platão: "Esse é o mundo das ideias."
Para despertar o interesse em matemática, amar esta matéria e ter a chance de "disciplinar" uma criança:
1) Vamos partir do princípio que não adianta decorar fórmulas sem saber de onde elas vieram, qual a motivação lá daqueles filósofos malucos;
2) Não adianta fazer milhões de contas;
3) Não adianta querer acrescentar novas matérias e fórmulas no currículo se as primeiras fórmulas não forem assimiladas, pois, na matemática, tudo é construindo em cima de um conhecimento prévio. Exemplo: antes de aprender logaritimos, aprendemos exponenciação.
4) A ciência pega uma trena para medir comprimentos. Mas eles podem usar essa trena para medir todos os comprimentos das infinitas figuras geométricas, generalizando todas as figuras geométricas sem usar matemática? Não. Por exemplo: eles usam uma trena para medir a distância entre uma cidade e outra, a distância até a Lua? Não. Às vezes, não temos um instrumento viável de medição que forneça um resultado preciso, exato. Então, aqui entra a matemática com suas fórmulas fornecendo o valor mais exato possível ou com o menor erro.
5) Vamos começar a responder os PORQUES:
Você sabia que qualquer triângulo que pegarmos em todo o UNIVERSO vai ter a soma dos seus ângulos valendo 180º e uma área definida por uma certa fórmula? E isso SEMPRE VAI VALER! Não importa se pegarmos um triângulo formado por átomos ou estrelinhas no céu, sempre vai valer! Aqui já não temos um motivo de assombro e adimiração - o suficiente para estudar essa matéria?
6) Vamos responder:
O que é uma equação? O que significa resolver uma equação? Passar um valor multiplicando, outro dividindo?
Por que "menos com menos dá mais na multiplicação"?
Por que não podemos dividir por ZERO?
Dê onde vem essa tal fórmula de baskara?
Dê onde vem a fórmula de área do triângulo e do círculo?
Vamos buscar as raizes da matemática, os fundamentos do jogo.
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Por hora, esse é o bloco que eu queria passar.
Gratidão por ter lido até aqui.
Marque já sua aula comigo!
Professor Luís Emílio Guazzelli