É possível aprender Inglês sozinho na Internet?
Por: Luiz D.
06 de Dezembro de 2017

É possível aprender Inglês sozinho na Internet?

Inglês Língua ESL (English as a Second Language) Básico Todos os níveis Iniciante Intermediário

Comecei a estudar Inglês na internet em 2003, e após 14 anos estou convencido que ninguém aprende sem um professor.

Muita gente estuda Inglês e muitos outros assuntos no YouTube ou outros sites e aprende muito, isso é verdade.

Mas a pergunta persiste: É possível aprender algo sozinho na Internet?

Para começar, quando você assiste a um vídeo, alguém o produziu, certo? O mesmo vale para qualquer outro conteúdo acessado na internet.

Então, mesmo que a pessoa conseguisse aprender sem nenhum outro recurso, somente por assistir vídeos, já haveria a influência de outra pessoa. Logo, não se aprende sozinho.

No início da internet muitos pesquisadores fizeram livros falando de um novo mundo chamado virtual. É como se houvesse uma revolução a ponto das pessoas deixarem o mundo real e viverem a chamada: realidade virtual.

Hoje sabemos que esta visão é ultrapassada, pois sempre que conectamos à internet estamos no mundo real. É só não pagar a conta e ver se a internet vai funcionar, ela não é um mundo à parte ;-)

Pois é, uma das maiores diferenças da internet para outras tecnologias é que a comunicação é mais veloz, mas isso não faz dela um mundo separado do real, certo?

Por isso, sempre que nos conectarmos para aprender línguas ou qualquer outro assunto na internet estaremos interagindo com um conhecimento que um dia foi formal, mas agora está dinâmico, com grande disponibilidade e acessível por um baixo custo.

E em relação ao Inglês? Eu poderia economizar um ano de aulas e seguir professores no YouTube nos canais gratuitos e aprender de graça?

Vou falar um pouco da minha experiência para responder essa questão:

Meus maiores professores na internet foram um parceiro de negócios americano com o qual pratico conversação desde 2005, também fiz aulas por cerca de um ano com um grupo de filipinos,e por último veio a graduação em Letras/Inglês na faculdade que consolidou o conhecimento não só da língua mas sobre como ensinar a língua.

Fora a Universidade, eu nunca frequentei escolas regulares, mas nem por isso falo que aprendi Inglês sozinho. Não fosse por esses professores de carne eu não teria aprendido.

Mas a Internet foi essencial, por que atualmente não só o dinheiro do curso é caro, mas gastar nosso tempo com deslocamento e material empurrado pelas escolas é caro, improdutivo, cansativo... E adiciono que eu sempre fui muito tímido, então falar na frente de uma classe é uma ideia traumática pra mim.

E falar errado nas primeiras tentativas é essencial para aprender inglês.

Mas há um enorme problema com a internet: quanto mais sites e conteúdos disponíveis, mais confuso fica o estudante. É necessário que haja uma sequencia de aprendizado e também é necessário adotar estratégias para aprender. É aí que está a contribuição do professor na atualidade.

O professor atual não é aquele que sabe tudo, mas é aquele que sabe o caminho.

R$ 50 / h
Luiz D.
Vitória / ES
Luiz D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês Básico Inglês - Geral Inglês Profissional
Graduação: Letras Inglês (Universidade Federal de Uberlândia (UFU))
Sou professor desde 2008, tenho trabalhado com centenas de alunos em vitória, belo horizonte, uberlândia e online por todo brasil.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil