Musicalizar
Por: Madelu L.
14 de Março de 2021

Musicalizar

Você sabe o que é musicalizar?

Teoria Musical Percepção Musical Apreciação Musical Teoria Básico Harmonia

A música faz parte da nossa vida desde que eramos um feto e estavamos no útero de nossa mãe. Os sons ao nosso redor, os ruídos das ruas quando estamos indo fazer nossa atividades cotidianas, as canções na rádio, os álbuns que escutamos nos stremings disponíveis, a todo o momento, estamos cercados(as) por elementos musicais. Mas, você sabe como se chama o processo da percepção de todos esses elementos musicais?

  • O que é musicalizar?=> É um processo de iniciação musical, um despertar para a música, de iniciar-se musicalmente. Pensando em uma letra, poema, texto, é um processo de criar uma forma musical, de transformar em música com todos os elementos musicais disponíveis. É conhecer as ferramentas básicas para a compreensão e utilização da linguaguem musical. Isso pode ser por meio de brincadeiras musicais, trilhas sonoras musicadas, canto, rítimica conletiva entre outros.
  • O que é musicalização infantil? => É um forte instrumento educacional que desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a percepção auditiva, o respeito em si e ao grupo que faz parte, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal e o equilibrio emocional. A criança ja tem o contato com elementos musicais antes mesmo de nascer. Na barriga da mãe, a criança ja experimenta um senso ritmico devido as vibrações e pulsações do coração da mãe. Ao nascer, seu contato com a música é imediata, através do acalanto da mãe e dos objetos sonoros de sua casa e do mundo que o cerca. Ante de falar, a criança experimenta vários sons com a boca, além de cantar. A criança vai construindo seu conhecimento musical, através da relação do som e do gesto e com isso, ela vai cantando, dançando e imitando. Musicalizar uma criança e despertar suas expressão espontânea. 
  • Musicalização para Adultos => É através dela que o adulto constroi, desperta, desenvolve e estimula o conhecimento musical e assim contribui com sua formação enquanto ser humano. Ela desenvolve e aperfeiçõa a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, contribui com a intereção social, sua expressividade, reflexão sobre a música e suas ações, além do fazer artístico cultural.

A sensibilização para a música é muito importante para o desenvolvimento do ser humano, então, o que está esperando para começar a sua senbilização!?

R$ 75 / h
Madelu L.
Fortaleza / CE
Madelu L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Semiótica aplicada a literatura e áreas afins (UECE - Univeridade Estadual do Ceará)
Professora de ukulele, violão ,guitarra, baixo e teoria musical com 12 anos de experiência no mercado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil