Ritmo
Por: Madelu L.
13 de Março de 2021

Ritmo

Conceitos importantes para que você entenda o fazer musical.

Teoria Musical Percepção Musical Teoria Apreciação Musical Básico Partitura

Como define Bohumil Med, ritmo é a ordem e proporção em que estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. Ritmo é a maneira que temos de organizar o tempo, é a ordem do movimento. Tudo que se move, possui um ritmo, um tempo organizado. No nosso dia-a-dia, você pode perceber como estamos em constante movimento.

Na música, o ritmo é o que movimentará a música. É claro que a melodia com suas alturas definidas também faz parte dos elementos importantes para as canções serem o que são, contudo, quem dará o movimento que ela possui será o ritmo. Perceba nas canções que você escuta como esta composto seu ritmo, como ela se movimenta. Se são ritmos mais rapido, mais suaves, mais swingados...Deixa nos comentarios o que você percebeu!

Abaixo, algumas definições importantes que você precisa saber:

Ritmo e Pulsação

  • Ritmo: É um movimento coordenado, uma repetição dos elementos musicais. É o padrão que organiza os sons e os silêncio. Quando a música é criada, ela é pensada em uma sequência de tempos fortes e fracos, notas longas ou curtas notas agudas ou graves formando um fluxo continuo.
  • Pulsação: É a unidade que permite realizar a mediação do tempo. O pulso marcará o tempo em que o ritmo será executado. Uma série de pulsações será repetida para marcar um determinado ritmo.
  • Tempo: Toda música possui um tempo responsável pela organização do ritmo. Os tempos são organizados e agrupados em quantidades iguais dentro das divisões dos compassos.
  • Compasso: É a divisão da música em intervalos de tempos iguais.
  • Levada: Para quem toca instrumentos de cordas dedilhadas, levada é um ritmo executado pela mão direita (para destros) ou esquerda (canhotos). Didaticamente, cada levada possui um nome e será representada por setas direcionadas para baixo e cima.

Bons estudos pessoal!

R$ 75 / h
Madelu L.
Fortaleza / CE
Madelu L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: Semiótica aplicada a literatura e áreas afins (UECE - Univeridade Estadual do Ceará)
Professora de ukulele, violão ,guitarra, baixo e teoria musical com 12 anos de experiência no mercado.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil