Como define Bohumil Med, ritmo é a ordem e proporção em que estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia. Ritmo é a maneira que temos de organizar o tempo, é a ordem do movimento. Tudo que se move, possui um ritmo, um tempo organizado. No nosso dia-a-dia, você pode perceber como estamos em constante movimento.
Na música, o ritmo é o que movimentará a música. É claro que a melodia com suas alturas definidas também faz parte dos elementos importantes para as canções serem o que são, contudo, quem dará o movimento que ela possui será o ritmo. Perceba nas canções que você escuta como esta composto seu ritmo, como ela se movimenta. Se são ritmos mais rapido, mais suaves, mais swingados...Deixa nos comentarios o que você percebeu!
Abaixo, algumas definições importantes que você precisa saber:
Ritmo e Pulsação
- Ritmo: É um movimento coordenado, uma repetição dos elementos musicais. É o padrão que organiza os sons e os silêncio. Quando a música é criada, ela é pensada em uma sequência de tempos fortes e fracos, notas longas ou curtas notas agudas ou graves formando um fluxo continuo.
- Pulsação: É a unidade que permite realizar a mediação do tempo. O pulso marcará o tempo em que o ritmo será executado. Uma série de pulsações será repetida para marcar um determinado ritmo.
- Tempo: Toda música possui um tempo responsável pela organização do ritmo. Os tempos são organizados e agrupados em quantidades iguais dentro das divisões dos compassos.
- Compasso: É a divisão da música em intervalos de tempos iguais.
- Levada: Para quem toca instrumentos de cordas dedilhadas, levada é um ritmo executado pela mão direita (para destros) ou esquerda (canhotos). Didaticamente, cada levada possui um nome e será representada por setas direcionadas para baixo e cima.
Bons estudos pessoal!