Bitch: uma palavra com muitos sentidos
Por: Márcio A.
19 de Novembro de 2021

Bitch: uma palavra com muitos sentidos

Aprenda os diversos usos do termo "bitch"

Inglês Todos os níveis Cultura Vocabulário

O termo “bitch” é provavelmente uma das gírias mais conhecidas da língua inglesa. Você possivelmente conhece a palavra como sendo um termo pejorativo para se referir a mulheres. De fato, o termo tem sido usado com esse sentido desde os meados do século 15. “Bitch”, literalmente, significa cadela ou cachorra. Em seu uso original, como uma expressão vulgar, o termo compara mulheres a cadelas no cio. Atualmente, o termo “bitch” continua sendo considerado, de maneira  geral,  ofensivo. No entanto, a palavra adquiriu um leque maior de significados. Ainda que normalmente não seja legal chamar uma mulher de “bitch”, não costuma ter um significado tão negativo quanto a palavra “whore” (termo pejorativo para prostituta).

Chamar uma mulher de “bitch” significa dizer que ela é desagradável, insensata ou agressiva. Por exemplo, dizer “Mary is being a bitch” significa dizer que Mary está agindo de forma desagradável, não está sendo legal. Ocasionalmente, uma mulher pode chamar a si mesma de “bitch” se reconhecer que não foi legal com uma pessoa. Por exemplo:

“I was such a bitch to John las night” – A frase é difícil de se traduzir ao pé da letra, mas aqui, a mulher está reconhecendo que foi desagradável com John na noite passada. Talvez, estivesse de mal humor por algum motivo.

Curiosamente, o termo “bitch” foi ressignificado pelo feminismo moderno, de forma a assumir uma  conotação positiva. Neste contexto, a palavra é usada para designar uma mulher empoderada, forte e assertiva, uma que poderia fazer um homem se sentir ameaçado. O termo também está sendo reapropriado pela cultura hip-hop. A expressão “bad bitch” pode ser observado em várias canções e se refere a uma mulher independente, autoconfiante, que sabe o que quer e como conseguir. Veja um exemplo retirado da canção “Bad bitch” da cantora Bebe Rexha:

(…) You say you want a bad bitch, baby, now you have it

Você diz que quer uma “bad bitch”, neném, agora você tem

Now you got a bad bitch, show me you can handle this (…)

Agora você tem uma “bad bitch”, mostre que você pode lidar com isso

(...) I pay my own bills and I pay my own rent

Eu pago minhas próprias contas, eu pago meu próprio aluguel

'Cause I'm indepen-independent

Porque eu sou independente

I buy my own rings and I do my own things

Eu compro meus próprios anéis, eu faço as minhas próprias coisas

'Cause I'm indepen-independent (...)

Porque eu sou independente

 

O termo “bitch” também pode ser usado para homens. Neste caso, o termo assume o significado de submisso. Tal sentido se origina na imagem de um preso de hierarquia inferior que tem que fazer a vontade dos demais presos, podendo até mesmo ser estuprado por eles. Este preso seria a “bitch” dos companheiros de cela. Na linguagem do cotidiano, se por exemplo, John está sempre fazendo a vontade de Michael, poderia se dizer que “John is Michael’s bitch”. Chamar um homem de “bitch” também pode significar chamá-lo de covarde. Veja um exemplo:

That girl is smiling at you. Stop being a bitch and go talk to her.

Aquela garota está sorrindo para você. Deixa de ser covarde e vá falar com ela.

 

“Bitch” também pode se referir a algo difícil ou complicado. Por exemplo, alguém que se queixa da vida, pode dizer: “Life’s a bitch”. Essa, se trata de uma expressão popular para dizer que a vida não é fácil. Da mesma forma, a palavra pode ser usada para se referir a qualquer coisa difícil ou desagradável. Se você acha um saco ter que limpar a casa, por exemplo, você pode dizer:

Cleaning the house is a real bitch.

Limpar a casa é um verdadeiro saco

 

“Bitch” também pode ser usado como verbo. Nesse caso, “bitch” significa reclamar. É frequentemente utilizado juntamente com “moan” para se referir a alguém que reclama muito. Sabe aquele seu amigo chato que reclama de tudo, você pode dizer para ele: “Stop bitching and moaning about everything”. Ainda, existe o verbo frasal “bitch somone out”, que significa gritar com alguém por algo errado que a pessoa tenha feito. Por exemplo:

The teacher bitched us out for talking during class.

A professora gritou com a gente por conversar durante a aula.

 

Por fim, pessoas próximas, às vezes, se tratam por “bitch”. É normal que alguém cumprimente um grupo de amigos com um “Hello bitches!”, ou se despeça deles com um “bye bye bitches!”. No entanto, “bitch” continua sendo  considerado uma palavra ofensiva em boa parte dos casos e, se não estiver entre pessoas próximas que utilizam o termo, é melhor não usar. Há, ainda várias expressões ou palavras derivadas do termo “bitch”, mas isso fica para outro artigo.

R$ 40 / h
Márcio A.
Cariacica / ES
Márcio A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Inglês Britânico Gramática em Inglês Compreensão de Texto em Inglês
Venha aprender inglês com um método diferenciado com foco na compreensão que te levará a desenvolver a sua fala e escrita.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de novembro de 2021

Já tinha visto algumas dessas expressões em filmes.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 19 de novembro de 2021

Muito legal!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil