Como fica um verbo depois do outro?
Por: Márcio A.
28 de Setembro de 2021

Como fica um verbo depois do outro?

Verb patterns: Padrões verbais da língua inglesa

Inglês Gramática Intermediário Cotidiano

      Se você possui conhecimentos básicos da língua inglesa, tente imaginar como ficariam as seguintes frases em inglês: Quero ir ao cinema; terminei de lavar a louça; esqueci de fechar a porta; eu parei de comer carne; odeio acordar cedo. Se você traduziu os verbos ir, lavar, fechar, comer, e acordar nestas frases como to go, to wash, to close, to eat e to wake up, ou seja, colocou todos estes verbos no infinitivo, infelizmente, devo dizer que as coisas não são assim tão simples. Quando temos um verbo seguido do outro, o segundo verbo pode vir no infinitivo (to + verbo) ou no gerúndio (verbo terminando em ing) a depender do primeiro verbo. Isto é, alguns verbos são seguidos de verbos no infinitivo e outros no gerúndio. Estas formas de combinação dos verbos são conhecidas como padrões verbais ou “verb patterns” em inglês.

      E como sabemos qual é o padrão correto? Infelizmente, não há uma regra para isso e precisamos aprender como cada verbo funciona. Em nosso exemplo, a primeira frase “Quero ir ao cinema”, ficaria: "I want to go to the cinema". Isso porque o verbo “want” é sempre seguido de um verbo no infinitivo. Já o verbo “finish” é sempre seguido de um verbo no gerúndio, então a nossa frase “Terminei de lavar a louça” ficaria: "I finished washing the dishes".

      Já a frase “Esqueci de fechar a porta”, ficaria: “I forgot to close the door”. Neste caso, a frase “I forgot closing the door”, não está errada, porém esta ganha um outro significado. O verbo “forgot” seguido de outro verbo no gerúndio transmite a ideia de que a pessoa esqueceu que realizou uma determinada ação. Então, no segundo caso a pessoa não se lembra de ter fechado a porta. A mesma regra, aliás, vale para o verbo “remember”. “Remember” + infinitivo, é usado para lembrar de executar uma ação, enquanto que “remember” + gerúndio expressa a ideia de lembrar de haver executado uma ação. Por exemplo: “ Remember to lock the door” significa “Lembre-se de trancar a porta”, ao passo que, “ I remember locking the door”, significa “Eu me lembro de ter trancado a porta”. Ou seja, para alguns verbos, ambos os padrões são possíveis, mas com significados diferentes.

       O verbo “stop” também possui os dois padrões com significados diferentes. No caso da nossa frase “Eu parei de comer carne”, ficaria: “I stopped eating meat”. Ou seja, a pessoa não come mais carne. A frase “I stopped to eat meat”, significa que a pessoa estava fazendo alguma outra coisa e parou o que estava fazendo para comer carne. Assim, “stop” + gerúndio significa parar de fazer algo, enquanto que “stop” + infinitivo significa parar para fazer algo.

      O verbo “hate”, bem como os verbos “love” e “like”, também possuem os dois padrões, mas neste caso a diferença de significado é muito sutil. Quando estes verbos são seguidos do gerúndio, o enfoque está no processo da ação ou na atividade em si; enquanto que quando eles são seguidos de infinitivo o enfoque está no resultado ou preferência. No nosso exemplo “Odeio acordar cedo”, se você diz “I hate waking up early”, você está enfatizando que odeia a atividade de acordar cedo, mas se você diz “I hate to wake up early”, você está dando ênfase ao resultado de acordar cedo e provavelmente gostaria de continuar dormindo. Quem sabe você tenha acordado às cinco da manhã com uma crise de ansiedade e não consegue dormir mais. Ainda sobre os verbos “hate”, “love” e “like”, vale a pena observar que eles são sempre seguidos pelo infinitivo quando usados com “would”. Por exemplo: “I would love to dance with you” (Eu adoraria dançar com você).

      Por fim, faltou dizer que existem alguns verbos que podem ser seguidos tanto pelo infinitivo quanto pelo gerúndio sem mudança de significado. Entre estes estão por exemplo os verbos start e begin. Você pode dizer “It started to rain” ou “It started raining” (Começou a chover). Ambas as frases significam a mesma coisa.

      Se você fizer uma busca na internet por “verb patterns”, você vai encontrar listas enormes de verbos e seus padrões. Não adianta se desesperar e tentar decorar essas listas. É melhor começar por verbos mais comuns, ou por aqueles que você sente mais necessidade de usar. Quando estiver lendo um texto, preste atenção em como os verbos são utilizados. Faça pesquisa sobre verbos específicos, que você quer aprender a usar. Isso é melhor do que tentar decorar listas. Aos poucos, você vai fixando os padrões dos verbos na sua mente e vai saber utilizá-los de forma correta. Enjoy learnING English.

R$ 40 / h
Márcio A.
Cariacica / ES
Márcio A.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Inglês - Inglês Britânico Comunicação em Inglês Aprenda a Falar Inglês
Venha aprender inglês com um método diferenciado com foco na compreensão que te levará a desenvolver a sua fala e escrita.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 30 de setembro de 2021

Bom artigo.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil