Teorema de Pitágoras
em 09 de Novembro de 2015
Desde a criação da internet (em 1969, disponível apenas para uso militar) até hoje, o número de usuários explodiu. Até o final de 2014 eram estimados três bilhões de usuários em todo mundo. De fato, encontramos praticamente tudo o que queremos com apenas alguns cliques. Mas e a educação matemática? Será que podemos aliar essa ferramenta ao processo de ensino de matemática?
Atualmente, ao digitarmos ‘matemática’ em qualquer ferramenta de pesquisa, nos é devolvida uma imensa lista com diversas opções de ferramentas de ensino. Os educadores têm à disposição variados recursos envolvendo Matemática como, por exemplo, vídeos, planos de ensino, sugestões de atividades, diversos jogos e brincadeiras que podem ser trabalhados com os alunos. São vários os sites que oferecem algum tipo de apoio em matemática.
Além de materiais audiovisuais e textuais, há também softwares online que ajudam na compreensão de diferenciados conteúdos da matemática, seja com resolução de problemas, plotagem de gráficos e até mesmo com desenhos geométricos e programação de softwares. Inúmeras opções estão disponíveis gratuitamente para usar e abusar, basta que o professor tenha o interesse em utilizá-las.
A união da internet com o ensino de matemática é possível e favorável tanto ao aluno quanto ao professor. Os alunos desta nova era se interessam muito mais por tecnologia e o ensino precisa se adequar. Muitos professores já estão utilizando diversos recursos online nas salas de aula, e percebem que o rendimento e interesse dos alunos aumentaram.
Por fim, a internet está aí, alcançando patamares maiores a cada dia que passa. Usamo-la para inúmeras situações, então por que não usar na educação?