![Vícios de linguagem](https://cdn.profes.com.br/images/categories/portugues.webp)
Vícios de linguagem
![Foto de Marilia M.](https://cdn.profes.com.br/media/CACHED/images/accounts/photos/3/104403/4c877520-1c09-481a-bb5c-240e904431a3/5900b9d02426cb15b16e10a30112788b.webp)
em 09 de Janeiro de 2020
As duas formas verbais existem em Língua Portuguesa, estão corretas, são dicionarizadas e podem ser usadas sem risco de erro. Na verdade, ambas são sinônimos.
Dilapidar ou delapidar são verbos provenientes do vocábulo latino dilapidare. Há dois sentidos principais para as formas verbais: gastar em excesso, esbanjar ou desperdiçar dinheiro e fazer com que seja destruído, demolir, derrubar, pôr abaixo. Analise o uso nas frases a seguir:
- A falta de educação financeira faz com que as pessoas dilapidem seus recursos sem qualquer consciência.
- Após receber a indenização da empresa, ele delapidou em poucos meses o que levou anos para ganhar.
- Quando Ana receber um salário mais alto, dilapidará toda a sobra numa loja de cosméticos.
- Nunca pude delapidar tanto dinheiro quanto gostaria.
Note que nas sentenças acima o sentido de dilapidar ou delapidar é o de gastar dinheiro em excesso, esbanjar. Não há nenhuma diferença de sentido quando da escolha de uma ou de outra forma de grafia do verbo em questão.
Observe agora mais estas ocorrências:
- O governo mandou delapidar a estrada que liga os dois estados, mas até então não ofereceu outra alternativa de caminho.
- Na manhã de quarta-feira, ao chegar ao local, policiais perceberam que o banco havia sido dilapidado por conta de um assalto.
- Para que a construção seja regularizada na prefeitura, precisaremos delapidar o muro que separa os dois terrenos.
- Os edifícios estavam em péssimas condições, oferecendo riscos à população, por isso foram dilapidados.
Já nos casos apresentados anteriormente, delapidar e dilapidar estão aplicados com os sentidos de destruir, demolir, pôr abaixo, também não havendo qualquer prejuízo de sentido ao escolhermos grafar a forma verbal com a vogal e ou i.
Por serem sinônimos, sem qualquer variante de sentido ou de nível de formalidade, a escolha entre delapidar ou dilapidar fica a cargo do usuário da língua.